Estrela Negra: Tudo que você precisa saber sobre a personagem da DC
Estrela Negra: Tudo que você precisa saber sobre a personagem da DC
A Estrela Negra está confirmada na terceira temporada de Titãs!
Conhecida por muitos como a arqui-inimiga da Estelar, Estrela Negra é uma das personagens mais curiosas e fascinantes do ramo cósmico da DC Comics. Vinda da linhagem real de Tamaran, ela nutriu um grande ressentimento por sua irmã, o que motivou uma rivalidade que dura até hoje.
A vilã está prestes a aparecer em toda sua glória no terceiro ano de Titãs, após uma introdução bem contida na segunda temporada. E para que você possa se preparar para a chegada de Komand’r, aqui listamos tudo o que você precisa saber sobre a Estrela Negra!
Primeira aparição e criadores da Estrela Negra
A primeira aparição da Estrela Negra nos quadrinhos da DC Comics se deu em New Teen Titans #22, lançada em agosto de 1982, como uma pista para o passado de Estelar. Na edição em questão, ela não chega a ser uma das principais antagonistas, já que o foco do arco é o Irmão Sangue.
Desde o começo, Estrela Negra era retratada como uma "versão do mal" da própria Estelar, além de trazer uma nova dimensão pessoal para a revista dos Jovens Titãs, que era um baita sucesso de vendas e de crítica para a DC Comics na época.
Origens da Estrela Negra
Estrela Negra nasceu com o nome de Komand'r. Ela era a filha mais velha da família real de Tamaran, sucessora do trono do planeta. Por ter sido a primeira princesa nascida em mais de um século, o dia do nascimento foi uma grande festividade sanguinária, tudo em nome de Komand'r.
Basicamente, os exércitos da Cidadela Imperial exterminaram um grupo de resistência, e esse evento ficou ligado à jovem princesa, mesmo que ela não tivesse nenhuma culpa. Por isso e outras coisas, ela acabou sendo odiada pelo povo de Tamaran, o que a levou em uma jornada tirânica e perigosa.
Rivalidade fraterna
Boa parte da rivalidade entre Estrela Negra e Estelar começou justo por isso. Enquanto Komand'r era vista com ódio e repulsa por parte dos habitantes de Tamaran, sua irmã mais nova era alvo do amor e das honras. Tudo culminou no dia em que ambas foram levadas para treinar combate.
Sob a tutela dos Grandes Lordes da Guerra de Okaara, Komand'r se viu sendo preterida, enquanto sua irmã era ovacionada. Cheia de ira e fúria, ela tentou matar Koriand'r, o que resultou em sua expulsão e humilhação. Ela então se juntou ao exército da Cidadela Imperial com motivos nefários.
Ascensão
Junto do exército da Cidadela Imperial, Estrela Negra começou a ganhar força, traindo seu lar e contando os principais segredos da família real. Com isso, foi fácil para o grupo extremista dominar Tamaran, propondo uma verdadeira chacina da Família Real. Komand'r, por sua vez, rejubilava-se.
Depois, ela foi responsável pela prisão e tortura de Koriand'r, algo que foi motivado por pura inveja e ressentimento. Koriand'r chegou a ser violentada por um dos guardas que a mantinha presa e após matá-lo, foi levada para ser executada por Komand'r, mas conseguiu fugir para a Terra.
Estrela Negra ataca a Mulher-Gavião
Eventualmente, Estrela Negra apareceu como uma vilã para os Jovens Titãs, sempre retratada como uma tirana em Tamaran que forçou o exílio da própria irmã na Terra. Depois, ela apareceria novamente no arco Guerra Rann-Thanagar, onde teve um papel bem violento e sinistro.
Na trama, Komand'r traiu e assassinou a Mulher-Gavião (Shayera Thal) em sua busca por Nova Tamaran. Depois disso, ela retornou como uma vilã nas HQs do Gavião Negro e da Mulher-Gavião (Kendra Saunders), onde tentava dar continuidade aos seus planos malignos, exterminando os Gaviões.
Novos 52
Todos os eventos relatados até agora faziam parte da continuidade anterior da DC Comics. Com o reboot dos Novos 52, muita coisa mudou e a Estrela Negra ganhou uma nova personalidade. Aqui, ela não é uma vilã ressentida e louca, mas sim uma regente preocupada com o seu planeta.
Ela acaba vendendo Estelar para uma raça alienígena, para proteger o povo de Tamaran. Koriand'r, por sua vez, consegue se libertar e ganha uma nave espacial da Estrela Negra. As duas irmãs discutem e percebem que precisam se afastar, então Kori vai até a Terra, onde se junta aos Titãs.
Redenção?
Posteriormente, Komand'r aparece na Terra, caçando os aliados dos Titãs e perseguindo sua irmã. Após alguns confrontos, descobrimos que ela fora controlada pelos Blight, a raça alienígena que comandava Tamaran com punhos de aço na época.
Após confrontos breves, ela se reconcilia com Estelar e as duas irmãs partem em uma jornada para retomar Tamaran, o que acaba sendo um grande ponto de redenção para a Estrela Negra. Atualmente, as duas são amigas, ainda que Estelar viva na Terra e Estrela Negra em Tamaran.
Poderes e habilidades da Estrela Negra
Assim como Estelar e outros habitantes de Tamaran, Estrela Negra possui uma fisiologia que permite que ela absorva raios ultravioleta e os converta em rajadas de energia. Além disso, ela também armazena essa energia em seu próprio corpo como superforça, resistência e velocidade.
Um traço bem conhecido entre os nativos de Tamaran também é a habilidade de usar essa energia para voar. Porém, devido a um problema genético, a vilã não consegue fazer isso, o que fez com que ela fosse ainda mais humilhada e negada pela população de seu planeta.
Estrela Negra nas animações
A Estrela Negra já apareceu em várias mídias da DC Comics fora das HQs, quase sempre retratada como a arqui-inimiga principal da Estelar. Ela chegou a ter um grande arco na série animada dos Jovens Titãs, onde acaba se tornando uma grande inimiga para a equipe.
Lá na animação, Estrela Negra aparece recorrentemente como a irmã doentia e criminosa de Estelar, liderando exércitos para invadir a Terra. A personagem também apareceu em outras animações, como Jovens Titãs em Ação e DC Super Hero Girls, onde não chega a ser tão vilanesca.
Estrela Negra em live-action
A personagem também já foi introduzida no segundo ano de Titãs, em um holograma, onde revela que está atrás de sua irmã, Estelar. Agora, conforme foi revelado pela DC Comics e pelo HBO Max, ela deve se tornar a principal antagonista da terceira temporada.
Aqui, Komand'r é vivida por Damaris Lewis (Pose, Infiltrado na Klan), e já tivemos a revelação oficial de seu visual na terceira temporada, com direito à "roupa de batalha" que deve usar para enfrentar os demais Titãs. Ainda não a vimos em ação, usando seus poderes.