O Esquadrão Suicida: 23 easter-eggs e referências do filme da DC
O Esquadrão Suicida: 23 easter-eggs e referências do filme da DC
Todas as referências que você pode ter perdido ao assistir O Esquadrão Suicida!
O Esquadrão Suicida finalmente chegou, trazendo um enorme número de personagens em uma nova missão da Força-Tarefa X. Dirigido por James Gunn, o longa levou a equipe de vilões e anti-heróis a Corto Maltese, onde eles precisam lidar com o misterioso Projeto Estrela-do-Mar, enquanto descobrem a razão pela qual este não é um trabalho para super-heróis.
Enquanto a história se desenvolve, os fãs mais atentos certamente perceberam as muitas referências que o filme apresenta. Para você que quer conferir se encontrou tudo ou ficar por dentro de todos os detalhes, preparamos esta lista com todas as referências e easter-eggs de O Esquadrão Suicida!
Esquadrão Suicida de David Ayer
Apesar de ser vendido como um soft reboot ao invés de uma continuação, O Esquadrão Suicida têm referências que sugerem que os eventos do filme de David Ayer ocorreram anteriormente.
A maior prova disso está no relacionamento da Arlequina com Rick Flag e Capitão Bumerangue. Quando a personagem se junta ao restante da equipe, Bumerangue a questiona sobre ter sido presa de novo, e os dois brevemente comentam que os outros integrantes do grupo não fazem ideia de onde se meteram, sugerindo que eles já tiveram a experiência de ser parte da Força-Tarefa X anteriormente.
A equipe de Amanda Waller
Mesmo os membros da Força-Tarefa X que estão por trás da missão são versões baseadas em personagens dos quadrinhos. Mesmo os personagens na equipe de Amanda Waller, que recebem bem menos destaque, são adaptações de criações já existentes.
John Economos, interpretado por Steve Agee, é o diretor de Belle Reve nas HQs. Flo Crawley, vivida por Tinashe Kajese, é uma prima de Waller que age como coordenadora das missões do Esquadrão em sua encarnação original. Emilia Harcourt, papel de Jennifer Holland, é uma agente dupla nos quadrinhos, que chega a substituir Waller na direção da Força-Tarefa X quando ela começa a ser investigada. Por fim, Briscoe, vivido por Stephen Blackehart, é o piloto de helicóptero da equipe, assim como em sua versão original.
Participação de John Ostrander
John Ostrander, o criador do Esquadrão Suicida, faz uma participação especial no filme. Ele aparece como o Dr. Fitzgibbon, em uma parte que ainda se passa em Belle Reve. Seu papel é o do médico que coloca a bomba em Savant bem no começo do longa.
Belle Reve
A já citada Belle Reve é uma prisão conhecida pelos fãs dos quadrinhos. Feita para encarcerar criminosos metahumanos, a prisão apareceu pela primeira vez em O Esquadrão Suicida #1, de 1987. Assim como no filme, o local também serve de sede para a Força-Tarefa X.
Iron Heights
Belle Reve pode ter o maior destaque, mas há um easter-egg mencionando outra prisão famosa da DC. Quando a equipe de Waller está discutindo os integrantes do Esquadrão, é possível ver a ficha criminal de Savant. Nela, há uma parte que indica onde ele já foi preso e porque, e é possível ver Iron Heights listada.
A prisão é uma penitenciária de segurança máxima feita para lidar com pessoas com poderes sobre-humanos, e foi introduzida nos quadrinhos do Flash.
Corto Maltese
Outro local importante vindo diretamente das HQs é Corto Maltese. Apresentada originalmente em Batman: O Cavaleiro das Trevas, de 1986, a versão original da nação latino-americana contava com uma revolução apoiada pelos Estados Unidos. Embora no filme a mudança no governo seja vista como um problema para a nação norte-americana, o envolvimento dela na política e conflitos locais continua presente.
A bala de kryptonia
Ao apresentar os personagens do filme, O Esquadrão Suicida explica o motivo pelo qual alguns deles estão presos em Belle Reve. Ao revelar o passado do personagem de Idris Elba, o Sanguinário, a história conta que ele foi preso por atirar no Superman com uma bala de kryptonita, o que teria deixado o herói em coma.
A trama foi retirada das HQs, onde Robert DuBois, nome real do vilão, é contratado por Lex Luthor para matar o Homem de Aço.
Caleidoscópio
Durante a parte inicial do filme, alguns prisioneiros de Belle Reve são mostrados, ainda que não tenham importância na trama. Entre eles, existem muitas referências a personagens dos quadrinhos, como é o caso com Caleidoscópio.
Nas HQs, ela é uma personagem com poucas aparições, que possui o poder de criar ilusões e alucinações por meio da luz, o que deu a ela seu nome. A atriz que aparece caracterizada como ela no filme é Natalia Safran.
Homem do Calendário
Outro personagem que faz uma breve aparição no começo do longa é o Homem do Calendário, que marca também o segundo personagem que Sean Gunn interpreta.
Julian Gregory Day é obcecado por datas e calendários. Por causa disso, o vilão sempre comete crimes relacionados à data em que são executados. No filme, ele é um dos prisioneiros que aparece provocando o Homem das Bolinhas.
Duplo
Outro vilão obscuro que aparece no início do filme é Duplo, que faz parte da galeria de vilões do Flash. Interpretado por Jared Leland Gore, ele está na mesma cena em que o Homem do Calendário faz sua participação.
Nos quadrinhos, o vilão ganhou poderes após matar um oponente no pôquer, pois este possuía um deck de cartas amaldiçoado. Por causa disso, praticamente toda a pele de seu corpo foi retirada e substituída por cartas mágicas que ele pode usar como projéteis cortantes.
Senador Cray
No meio do filme, Amanda Waller aparece brevemente praticando tacadas de golfe enquanto o Esquadrão prossegue em sua missão. A diretora da Força-Tarefa X menciona brevemente que se encontrará com o Senador Cray, e embora o nome possa não ter sido reconhecido por todos, ele também vem de um personagem já existente da DC Comics.
Nos quadrinhos, o senador Joseph Cray é um político corrupto que é também o pai de Adam Cray, o quarto herói a assumir o manto de Átomo. O personagem também já fez uma aparição em live-action na terceira temporada de Arrow.
A caracterização da Arlequina
Assim como no Esquadrão Suicida de 2016, a jaqueta da Arlequina chamou a atenção com a frase que carrega no novo filme. O detalhe faz referência à evolução da personagem, que em 2016 tinha a frase Property of the Joker (Propriedade do Coringa, em português) escrita em sua roupa, indicando a relação que ela possuía com o grande inimigo do Batman. Agora, sua jaqueta diz Live fast, die clown (Viva rápido, morra palhaço, em tradução livre).
De modo semelhante, as tatuagens dela foram atualizadas. Em resposta à já mencionada frase em seu visual de 2016, agora ela conta com uma tatuagem que diz Property of No One, que seria Propriedade de Ninguém, em português.
O Tubarão-Rei
A primeira aparição do Tubarão-Rei conta com algumas referências. A primeira delas tem a ver com a própria origem do personagem, quando é mencionado que muitos acreditam que ele é filho do Deus Tubarão. Em Belle Reve, os outros personagens demonstram duvidar da veracidade disso. Nos quadrinhos, a HQ Aquaman: A Espada de Atlântida confirmou que essa é realmente a origem do personagem.
A cena também é uma referência direta aos quadrinhos. No volume 20 da série do Esquadrão Suicida de 2013, o personagem aparece lendo, assim como no filme. Na produção de Gunn, ele finger ler As Variedades da Experiência Religiosa, de William James.
Projeto Estrela-do-Mar
O nome do Projeto Estrela-do-Mar não precisaria se referir a nada além de Starro, que apesar de ser uma criatura alienígena se parece muito com o animal da Terra. Mas, além disso, o nome faz referência ao codinome de um programa de testes nucleares que ocorreu na vida real.
Em 1962, como parte do programa de testes nucleares dos Estados Unidos, um foguete Thor foi enviado ao espaço, onde foi intencionalmente explodido, prendendo radiação na atmosfera. O teste ficou conhecido como Starfish Prime, e starfish, em inglês, significa estrela-do-mar.
Evita
A trama estrelada por Arlequina em Corto Maltese evoca um pouco da história de Evita, musical inspirado em *Eva Perón. No musical, a personagem titular se envolve romanticamente com Juan Perón, utilizando sua popularidade com o povo em favor do governo dele. Na produção da DC a Arlequina começa uma história semelhante ao se envolver com o ditador Silvio Luna, que desejava se casar com ela devido à sua popularidade. A história, no entanto, segue um rumo bem diferente, já que a personagem vivida por Margot Robbie aprendeu a notar pelo menos alguns sinais de alerta antes de se comprometer -- e reagiu de maneira bem coerente com quem ela é.
Pom Klementieff
Pom Klementieff, que faz a Mantis em Guardiões da Galáxia, faz uma breve participação especial no longa. Ela sequer conta com falas, aparecendo brevemente como uma das dançarinas no bar em que a Força-Tarefa X vai para capturar o Pensador.
Xenomorfo
Assim como os outros protagonistas do filme, Sanguinário recebeu uma repaginada em seu visual. Ela incluiu um capacete substituindo sua bandana vermelha, e desde que o item foi revelado, diversas pessoas notaram que sua forma parece fazer referência ao Xenomorfo.
Laboratórios S.T.A.R.
Os Laboratórios S.T.A.R. são mencionados quando o Homem das Bolinhas conta sua história de origem. Explicando que sua mãe trabalhava lá, ele conta que ela realizou experimentos nele e em seus irmãos, desejando que eles se tornassem super-heróis.
Jotunheim
Além da conexão óbvia com a mitologia nórdica por se tratar do nome do reino habitado pelos Gigantes de Gelo, Jotunheim também é um local que já apareceu no primeiro arco dos quadrinhos do Esquadrão Suicida.
Localizado no país fictício do Qurac nas HQs, o local abrigava uma equipe de super-vilões. Neste arco, a missão do Esquadrão também era de se infiltrar no local, só que com o objetivo de matar os vilões que o habitavam.
Mafalda
Em uma cena que mostra Milton e sua van, a câmera para por alguns segundos em um chaveirinho que os fãs latino-americanos provavelmente logo reconheceram. A personagem mostrada ali é Mafalda, criada pelo cartunista Quino.
As tirinhas da garota sempre a mostram criticando e discutindo questões sociais relevantes na América Latina e no mundo, de forma divertida e muito inteligente.
Ratatouille
A Caça-Ratos 2 tem o poder pouco convencional de controlar ratos, como seu nome indica. Além disso, ela está sempre acompanhada por Sebastian, o ratinho que a auxilia durante toda a história. A conexão com o desenho da Disney acontece em decorrência disso, já que por causa dessas características ela recebe o codinome Ratatouille quando a Força-Tarefa X está indo resgatar a Arlequina.
A morte de Rick Flag
O personagem vivido por Joel Kinnaman encontra um fim trágico, quando decide se opor às ordens de Waller para fazer o que é certo. Embora a causa de sua morte não sejam as explosões, e sim apunhalado pelo Pacificador, ele também morreu no já mencionado primeiro arco de Esquadrão Suicida nos quadrinhos, encontrando seu fim na missão em Jotunheim.
GBS
Após Starro ser derrotado, a filha do Sanguinário é mostrada assistindo às notícias na televisão. A emissora que transmite a vitória do Esquadrão é a GBS, sigla de Galaxy Broadcasting System. Introduzida nos quadrinhos em Jimmy Olsen #133, o próprio Superman já foi um de seus âncoras por algum tempo. Recentemente, a emissora também chegou aos live-actions por meio da série Superman & Lois.