10 easter-eggs que você pode não ter percebido em Jogos Vorazes – A Esperança: Parte 1!
10 easter-eggs que você pode não ter percebido em Jogos Vorazes – A Esperança: Parte 1!
Quando chegou aos cinemas, a franquia estava a um mundo de distância do que é hoje. Planejado quase como um filme indie, o primeiro longa sofreu com as diversas comparações a Battle Royale. Entretanto, a série inspirada em uma trilogia de livros chega a seu terceiro e penúltimo filme esse ano. E aqui estão alguns detalhes escondidos que você pode ter perdido no último filme de Jogos Vorazes!
Traduzido e adaptado do WhatCulture.
Menção honrosa - Tributo a Phillip Seymour Hoffman
Após os créditos, uma pequena dedicação foi deixada para o brilhante ator que morreu de overdose no início do ano, algo que vale a pena mencionarmos.
A peruca de Jennifer Lawrence
Não chega a ser um easter-egg, mas você com certeza não notou: o cabelo de Lawrence nesse filme é... na verdade... uma peruca!
Isso aconteceu pois a atriz deu várias declarações dizendo que as constantes colorações estavam acabando com seu cabelo natural. Então, o diretor do filme resolveu dar um descanso para Katniss e colocar-lhe uma peruca bem convincente.
Da corda à esperança
Quando Katniss canta a belíssima "The Hanging Tree", um dos versos diz "Wear a necklace of rope", algo como "vista um colar de corda", e Plutarch, como parte da propaganda, altera essa parte para "necklace of hope" (Colar de esperança).
É uma parte interessante, uma vez que Katniss e Prim, quando crianças, faziam colares de cordas.
Lentes de contato de Alma Coin
Os mais atentos devem ter percebido que Julianne Moore estava com lentes de contato em seu papel como presidente do Distrito 13, Alma Coin, durante o filme.
O diretor do filme deu como justificativa para essa escolha a seguinte frase: "Se os olhos são a janela da alma, os de Coin estão escondidos atrás de um véu". Os conhecedores da franquia devem entender ao que ele está se referindo.
Effie fala as frases de Plutarch
Devido à morte do ator, o diretor resolveu, em vez de emular o personagem em CGI ou com dublês, fazer pequenas alterações no roteiro para que tudo se encaixasse. Dessa forma, duas cenas cruciais das duas partes foram simplesmente dadas a outros personagens.
A primeira, que acontece nesse filme, foi dada à Effie, fazendo com que sua participação no filme fosse ainda mais importante, sendo que ela nem sequer aparece no Distrito 13 no livro. A segunda fala, que acontecerá na segunda parte foi dada a Haymitch.
Os Avox
Apesar de bem menosprezados nos dois primeiros filmes, temos uma intensa participação dos Avox nesse terceiro com a entrada de Pollux.
Nos livros, os Avox são rebeldes que, ao serem capturados pela capital, tem suas línguas arrancadas e são forçados à escravidão.
Os cineastas são os Rebeldes
Já era dito que o foco principal do filme seriam os efeitos da propaganda, e isso aconteceu de uma forma muito maior. A campanha de marketing já mostrava mensagens da Capital, mas aqui, isso ganhou outro nível. As exibições no Distrito 13 eram sempre as propagandas da capital, mas quando os computadores entravam em repouso, apareciam dizeres de "O tordo vive", pássaros queimando e coisas do tipo.
Isso seria uma comparação interessantíssima de como o filme agiria como campanha rebelde para o mundo real.
Corialanus Snow
No filme, Finnick Odair tem uma participação intensa ao contar o segredo por trás da vida do presidente Snow, bem como revela seu primeiro nome, Corialanus.
Entretanto, Corialanus foi um líder romano imortalizado em uma obra de Shakespeare. O curioso aqui é que a história de Corialanus é a seguinte: ele era um soldado que tentou ascender ao poder, mas sempre sendo derrotado, o que o levou a um caminho de intensa vingança.
Todas as referências
Os dois primeiros Jogos Vorazes são, para a maioria dos leitores, um tipo de preparação para o terceiro, que marca o início da guerra.
Aqui, o diretor usa e abusa de referências para fazer um lance metafórico: os dois jogos anteriores se tornam tão mitológicos em Panem quanto no mundo real.
A cena pós-crédito
Nenhum dos dois primeiros filmes trouxe uma cena pós-crédito. Entretanto, a cena é algo que vem sido utilizada nos primeiros filmes.
Trata-se da famosa metamorfose do logo da série, Aqui, temos o tordo se libertando do círculo ao seu redor, uma bela demonstração do que há por vir na segunda parte da série.