Espadachim: Tudo sobre Jack Duquesne, personagem de Gavião Arqueiro, nas HQs

Capa da Publicação

Espadachim: Tudo sobre Jack Duquesne, personagem de Gavião Arqueiro, nas HQs

Por Gus Fiaux

Gavião Arqueiro chegou trazendo consigo várias estreias sensacionais para o Universo Cinematográfico da Marvel. E embora todos estejam de olhos bem abertos para a incrível Kate Bishop, outro personagem que deveria estar chamando sua atenção é o misterioso e enigmático Jack Duquesne, padrasto de Kate que tem certa afinidade por espadas.

Nos quadrinhos, o personagem é o Espadachim – um vilão que tem ligação direta com a origem de Clint Barton, mas que também possui um grande histórico de redenção nos Vingadores – e inclusive, um romance com uma heroína bem conhecida dos Guardiões da Galáxia. Aqui, separamos tudo o que você precisa saber sobre o Espadachim nas HQs!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores do Espadachim

O Espadachim é um dos personagens mais clássicos das histórias originais dos Vingadores. Ele foi criado por Stan Lee e Don Heck no ano de 1965, para ser vilão da segunda formação da equipe (que era composta por Capitão América, Mercúrio, Feiticeira Escarlate e Gavião Arqueiro). Seu principal propósito era tentar, a todo custo, se tornar membro do grupo.

A primeira aparição do personagem se deu nas páginas de The Avengers #19, onde ele aparece enfrentando a equipe. Nessa edição, descobrimos um pouco sobre o passado do personagem e sua ligação com o Gavião Arqueiro, além de termos uma breve amostra de como ele poderia (e iria) se redimir no futuro.

Imagem de capa do item

Qual é a origem do Espadachim?

Acontece que, nos quadrinhos, seu nome é Jacques Duquesne (e não Jack como na série do Gavião). Ele era um grande artista circense que trabalhou em vários circos pelo mundo todo. Em um desses circos, ele conheceu Clint Barton, um menino órfão sem perspectiva de vida. Logo, Jacques começou a treinar Clint para ser seu aprendiz e assistente.

Contudo, Jacques era viciado em jogos e precisava pagar uma dívida imensa - o que fez com que ele se voltasse para o mundo do crime. Ao descobrir que seu mestre iria assaltar o circo, Clint se voltou contra ele e quase morreu no combate. Anos depois, Jacques se aliou ao Mandarim e passou a trabalhar para ele, ganhando inclusive uma espada especial de presente do vilão.

Imagem de capa do item

O Espadachim e os Vingadores

Enquanto era capataz do Mandarim, o Espadachim se tornou grande inimigo dos Vingadores, chegando a enfrentar a equipe algumas vezes. Contudo, ele já tentou até mesmo se infiltrar no grupo para destruí-los por dentro - coisa que ele quase conseguiu, mas acabou ficando arrependido depois e pediu desculpas para a equipe.

Eventualmente, ele se provou um verdadeiro aliado para os heróis e foi aceito como integrante - e nessa época, ele desenvolveu uma atração delicada pela Feiticeira Escarlate, embora isso nunca tenha sido correspondido. Porém, até ser chamado para participar da equipe, ele precisou lutar com seu próprio alcoolismo e contou com a ajuda de uma heroína bem especial.

Imagem de capa do item

Mantis e Espadachim

Jack Duquesne conheceu a Mantis quando os dois trabalhavam para Khruul, um vilão humano. Os dois se aproximaram e foi Mantis que fez com que ele passasse a se enxergar como um herói. Depois que já era um Vingador consolidado, ele e Mantis desenvolveram um relacionamento que durou pouco tempo, mas que foi muito poderoso.

Tudo mudou com a chegada de Kang em busca da Madona Celestial - que era a própria Mantis. Ao perceber que não teria chances com a heroína, Kang disparou uma rajada de energia nela, mas o Espadachim, em um último ato altruísta, se jogou na frente e a salvou, declarando seu amor enquanto morria nos braços dela.

Imagem de capa do item

Ressurreições

O corpo de Jacques foi enterrado próximo a um espaço dos Cotati - uma raça alienígena de seres plantoides - e, pouco tempo depois, foi possuído por um espírito Cotati ancestral, chamado Cotati Primordial. Foi esse espírito que acabou desposando de Mantis posteriormente, e juntos eles tiveram um filho que se tornaria o Messias Celestial, Quoi.

Eventualmente, esse "Espadachim Cotati" ressuscitou e se tornou um dos personagens principais da saga Impéryo - revelando-se como um aliado de Quoi, que apesar de sua índole pacifista, pretendia cometer um genocídio na Terra e no universo. Outra "ressurreição" do Espadachim se deu durante a saga Guerra do Caos, mas em ambas as vezes, ele acabou morrendo de novo depois.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes e as habilidades do Espadachim?

O Espadachim não possui nenhum superpoder, diferente de boa parte de seus amigos Vingadores. Na verdade, ele é apenas um homem muito bem treinado que possui um corpo muito atlético e uma facilidade com o uso de algumas armas - em especial, espadas. No que diz respeito ao uso de lâminas, ele talvez seja o maior expert de todo o Universo Marvel.

Contudo, para não dizer que ele não possui nenhum atributo especial, é bom lembrar que o Mandarim chegou a presenteá-lo com uma espada cheia de tecnologia Makluana (a mesma tecnologia do planeta-natal de Fin Fang Foom, que é de onde vieram os Dez Anéis). Assim, a espada pode disparar rajadas de fogo, energia e gelo, além de lançar um gás incapacitante.

Imagem de capa do item

Adaptações

Ainda que seja um personagem bem querido pelos fãs mais hardcore dos Vingadores, o Espadachim nunca teve muitas adaptações fora das HQs. Na verdade, ele só apareceu em duas animações: The Marvel Super Heroes - que era feita com ilustrações de quadrinhos animadas -, além da infame The Avengers: United They Stand, onde é um dos antagonistas.

Nos jogos, ele também nunca teve muito destaque, mas chegou a aparecer como um personagem desbloqueável e jogável no game LEGO Marvel's Avengers, que mistura elementos dos quadrinhos e do MCU com o visual e a jogabilidade tradicional da franquia LEGO. Curiosamente, ele não esteve em mais nenhum jogo da linha.

Imagem de capa do item

Jack Duquesne no Universo Cinematográfico da Marvel

Agora, o personagem tem chances de ficar realmente famoso e conhecido mesmo pelos fãs que não costumam ler quadrinhos - isso porque ele acaba de ser introduzido no Universo Cinematográfico da Marvel, com o nome de Jack Duquesne. Em vez de ter ligações com o passado de Clint, ele é o padrasto de Kate Bishop e parece ter algumas motivações bem sombrias.

O personagem está sendo interpretado por Tony Dalton e muitos fãs vão reconhecê-lo como sendo o Gastón Diestro da novela Rebelde. Não apenas isso, ele também é conhecido por seus papéis em Better Call Saul e Sense8, além de ter uma boa carreira no teatro e até mesmo nos cinemas - onde fez filmes como A Ditadura Perfeita e Colombiana.