Entenda a magia do Doutor Estranho!
Entenda a magia do Doutor Estranho!
O Doutor Estranho é, desde sua criação, o herói místico supremo da Casa das Ideias. Com a aproximação de seu filme, teremos uma inserção dos conceitos de magia – “pura”, como os fãs esperam – dentro do Universo Cinematográfico da Marvel. Mas afinal, como funcionam os poderes do herói? Resolvemos explicar tudo de uma vez!
Tema inspirado numa sugestão do fã João Victor Veras em nosso snapchat, legiaodosherois. Não esqueça de mandar suas ideias e sugestões de temas para nós!
Mago Supremo
Stephen Strange é o Mago Supremo da Terra, o que significa que ele é a pessoa com maior aptidão mágica e capacidade de manipular partículas místicas no ambiente ao seu redor, de modo a proteger a Terra e as dimensões alternativas que a circundam. Assim sendo, só pode haver um Mago Supremo por época no mundo.
Para herdar o título, o candidato deve ser selecionado pelo Vishanti, uma vez que eles são a trindade que disponibiliza e coopera com maior parte dos encantamentos e ensinos de ordem mística no Universo. Porém, esse não é um título fixo. As pessoas que são consideradas indignas no poder perdem o cargo e são substituídas, como já aconteceu com Stephen nas HQs.
Através dessa ligação com o sobrenatural, o Doutor Estranho é capaz de conjurar magia de várias formas, seja com encantamentos básicos, uso de materiais encantados ou por invocações de seres superiores, porém, encontra-se restrito por algumas fraquezas pessoais. A seguir, exploraremos cada um desses espectros.
Conexão direta
O Doutor Estranho, como Mago Supremo, possui uma forte conexão com entidades místicas de alto escalão, que normalmente são responsáveis por garantir energia mística para determinados encantos.
No caso de Strange, as entidades a quem ele mais recorre são o Vishanti - uma trindade composta por Oshtur, Agamotto e Hoggoth, que são responsáveis pela escolha do Mago Supremo, e antes da existência do título, eram quem tomava conta da Terra e impediam ataques de ordem sobrenatural.
Além da trindade, Strange também recorre a Cyttorak - a entidade que deu os mesmos poderes ao Fanático, é também responsável por encantamentos de proteção pessoal ou enclausuramento de inimigos -, os Seraphim, criaturas especializadas em defesa e Valtorr, entre outros.
Encantamentos básicos
Estranho possui uma série de poderes "básicos" que podem ser realizados sem necessariamente contar com a ajuda de uma divindade mística, ou de objetos encantados.
Exemplos assim tratam-se de intangibilidade, disparo de rajadas místicas, telepatia e telecinese, teleporte, manipulação temporal, manipulação elemental e conjuração.
Contudo, o mago pode utilizar objetos e orações para dar mais poder a essas habilidades. Um exemplo básico é a telepatia, que quando auxiliada pelo uso do Olho de Agamotto, acaba sendo mais profunda e eficiente.
Mestre dimensional
Entre essas artes que não necessariamente requerem uma benção verbalizada de alguma entidade mística, encontra-se uma especialidade do Dr. Estranho: viagem e banimento extra-dimensional.
Basicamente, o Dr. Estranho pode utilizar sua habilidade em diversos planos da existência - o que faz com que ele possa atravessar barreiras físicas, utilizando viagem astral ou onírica, até.
Mas não para por aí. Ele é capaz de abrir uma brecha na realidade como conhecemos e atravessar dimensões alternativas, normalmente de ordem mística e habitada por seres sobrenaturais, como deuses, demônios e monstros. Ele também possui o dom de banir criaturas e pessoas para outras dimensões, porém, isso só é possível se sua energia mística for maior do que a dos banidos.
Objetos complementares: Capa da Levitação
Hora de falar de alguns dispositivos especiais utilizados por Strange para gerar magia e habilidades místicas. Para evitar uma explicação modorrenta sobre todos os artefatos que Estraho usa em combate - apesar de ser um ótimo tema para outra ocasião - temos em mente dois objetos que são utilizados pelo Mago Supremo com mais frequência: o Olho de Agamotto e a Capa de Levitação.
Para começar com a Capa, precisamos lembrar que Estranho consegue voar por conta própria, utilizando apenas energia mística. Contudo, isso demanda um gasto mágico muito elevado, o que cansa facilmente o Dr. e, por conta disso, o faz preferir a Capa de Levitação.
Trata-se de um artefato cuja origem nunca foi muito bem explicada, mas funciona como uma extensão dos pensamentos do seu usuário, e pode se mover por conta própria contanto que o dono deseje. Ela drena um pouco de energia do usuário, mas permite voos rápidos, além de poder alterar sua aparência, o que é útil em disfarces.
Objetos complementares: Olho de Agamotto
Existem dois objetos comumente usados pelo Dr. Estranho em combate e derivados das habilidades místicas de Agamotto. Tratam-se do Orbe - que é utilizado normalmente para auxiliar em viagens dimensionais - e o Olho.
O Olho é um objeto místico capaz de revelar a verdade em qualquer coisa, liberando uma "luz" que desfaz trapaças, artimanhas e mentiras. Além disso, ele consegue reproduzir eventos passados.
Ele possui uma vastidão de poderes psiônicos que podem ser utilizados juntamente com telepatia e outras habilidades, e é um dos poucos artefatos místicos que acompanha seu usuário quando este entra em forma astral.
Sacerdote Negro
Durante seu período mais recente nos Illuminati, Estranho acabou tomando conhecimento da existência dos Sacerdotes Negros, criaturas místicas multiversais, e se tornou expert em algumas de suas habilidades.
A principal delas é o uso das Palavras. Isso significa que, através de dialetos e vocalizações, Estranho pode alterar conceitos básicos da realidade em si, e gerar o efeito que precisar.
Exemplos de como funcionam essa magia estão presentes na criocinese, pirocinese, desintegração de matéria orgânica, alteração de realidade em níveis moleculares, dentre outras.
Magia Negra
Apesar de ser um mestre conhecido pelo uso sábio de "Magia Branca", Strange também pode recorrer a todos os tipos de magia, incluindo catastrófica, elemental e, obviamente, negra.
E isso é um mérito por parte do herói, tendo em vista que requer muita disciplina mental e auto-controle para utilizar esse tipo de misticismo sem se corromper, algo que muito raramente acontece ao personagem.
Ele pode utilizar maldições, feitiços proibidos e invocar demônios e outras criaturas abissais que possam dar um fundo poderoso às suas habilidades.
Fraquezas: Humanidade e requisitos mágicos
Algumas coisas, contudo, se encontram barrando o caminho da magia plena de Stephen Strange, de modo que podem afetar diretamente os resultados de uma batalha.
Primeiramente, temos o conceito humano. Apesar de todas as suas habilidades, Estranho ainda é um ser humano normal, e pode sucumbir à doenças, golpes físicos e mentais poderosos demais para serem repelidos.
E em seguida, vem os requisitos mágicos. Para realizar seus encantos, Estranho depende fortemente do uso de gestos com as mãos e palavras. O que significa que, se suas mãos forem inutilizadas ou acabar mudo, ele fica fora de combate sem poder recorrer à ajuda mística.
Fraquezas: Uma barreira chamada ciência
Por fim, uma das maiores barreiras dos poderes de Estranho encontra-se na ciência. E isso existe de várias formas. A primeira, e mais fácil de ser explicada é a seguinte: o Doutor Estranho tem poderes menos efetivos contra inimigos cujos poderes são diretamente derivados da ciência.
Além disso, há uma limitação de seus próprios poderes, que explica o porquê a magia é algo em declínio na Terra: Estranho não pode praticar nada que já seja possível de ser feito através de processo científico.
Isso significa que, ao contrário de outros seres como Doutor Destino, o herói deve manter tecnologia e ciência em caminhos separados - tanto que, quando utiliza armas, são rudimentares e antigas -, sem poder mesclar os dois sem que isso gere problemas para a magia.
Porém, se a Marvel continuar seguindo a linha de magia abordada pelos filmes do Thor no seu Universo Cinematográfico, esse é um conceito que logo cairá no esquecimento, uma vez que, no MCU, magia até agora é apenas ciência muito avançada.