Eco: Tudo sobre Maya Lopez, da Marvel
Eco: Tudo sobre Maya Lopez, da Marvel
Tudo sobre a heroína que acaba de ganhar sua própria série solo no Disney+!
Uma personagem muito peculiar, que fez várias participações nas histórias da Marvel nas últimas décadas, a Eco é uma guerreira fenomenal, que veio para auxiliar vários heróis, como o Gavião Arqueiro, o Demolidor e o Cavaleiro da Lua. Agora, ela acaba de ganhar sua própria série solo no Universo Cinematográfico da Marvel.
Com muita presença nas histórias dos Novos Vingadores, ela já provou seu valor diversas vezes, por mais que ainda seja uma personagem desconhecida pela maior parte do público. E é por isso que decidimos separar aqui tudo que você precisa saber sobre Maya Lopez, a Eco!
Primeira aparição e criadores de Eco
Maya Lopez foi criada originalmente por Joe Quesada e David Mack, aparecendo nas histórias do Homem Sem Medo. Sua primeira aparição nas HQs se deu em Daredevil Vol. 2 #9, lançada em maio de 1999. A revista fez parte de uma iniciativa de revitalização na história do Demolidor.
Em suas primeiras aparições, Eco era uma figura dúbia, que embora lutasse contra o Homem Sem Medo, nutria uma espécie de relacionamento com Matt Murdock. Aos poucos, a personagem foi ganhando mais notoriedade, especialmente nas mãos de Brian Michael Bendis, que assumiu o título solo do Diabo de Hell's Kitchen.
Maya Lopez: Origens
Em sua história de origem, Maya Lopez é uma mulher nativo-americana com origens latinas que nasceu surda. Desde cedo, ela possuía memória fotográfica, sendo capaz de tocar o piano com maestria após ter observado um pianista fazendo isso uma vez.
O pai de Maya, Willie Lincoln, trabalhava como mafioso a serviço do Rei do Crime. Contudo, certo dia, ele foi morto a mando do criminoso. Uma vez órfã, Maya foi criada pelo próprio Wilson Fisk, que a levou para estudar nas melhores escolas, trabalhando com música mesmo sendo surda.
Sob o domínio do Rei do Crime
O Rei do Crime usou Eco diversas vezes para tentar destruir o Demolidor. Por exemplo, certa vez ele fez com que ela acreditasse que o Homem Sem Medo era o responsável pela morte de seu pai, fazendo com que os dois tivessem uma grande luta, sem que ela soubesse a identidade civil do herói.
Porém, ela tinha um relacionamento com Matt Murdock, o que fez as coisas entre os dois ficarem bem intensas. Quando descobriu que o Rei do Crime estava mentindo para ela, Maya o atacou, cegando-o temporariamente e fugindo de Nova York para começar uma nova vida.
Ronin em ação
Muitos anos depois, Maya Lopez retornou com uma identidade heroica completamente nova. Vestida como Ronin, ela se tornou uma aliada para os Novos Vingadores, dessa vez com uma personalidade mais brutal e mais violenta, enfrentando diversos inimigos da equipe.
Maya teve uma participação crucial durante o evento Invasão Secreta, quando passou a enfrentar o Tentáculo e sua líder, Elektra (sem saber que ela era, na verdade, um Skrull disfarçado na Terra). Foi ela quem descobriu, ao matar essa Elektra, a invasão dos alienígenas transmorfos.
Morte e retorno de Maya Lopez
Porém, antes de assassinar a "Elektra Skrull", Eco acabou tendo vários problemas nas mãos do Tentáculo. Para começo de conversa, ela tentou se infiltrar no clã de ninjas, sem perceber que estava sendo levada a uma armadilha. Lá, ela morreu nas mãos da inimiga, sendo empalada pelo sai da ninja.
A morte, no entanto, não demorou muito. Assim que seu corpo esfriou, o Tentáculo começou a fazer experimentos para ressuscitá-la e transformá-la em uma vilã. Ela volta à vida e luta contra os Novos Vingadores, mas logo recobra a consciência e parte para cima da Elektra Skrull, matando-a.
Na mira do Gavião Arqueiro
Posteriormente, ela acabou passando seu traje e título de Ronin para o Demolidor, mas o uniforme chegou nas mãos do Gavião Arqueiro, que passou a utilizá-lo para enfrentar o crime durante a Era Heroica. Nessa fase, os dois acabaram se tornando grandes amigos.
Curiosamente, em uma revista dos Novos Vingadores, vemos essa amizade sendo evoluída para algo a mais, já que os dois acabam tendo um breve relacionamento puramente sexual. Na série do herói no *Disney+. Eco fez sua primeira aparição, embora os dois tenham começado como inimigos.
Aliada do Cavaleiro da Lua
Após todo seu período de aventuras com os Novos Vingadores, a heroína surgiu novamente em uma história do Cavaleiro da Lua, lutando junto do herói para desmontar o gigantesco império criminoso do Conde Nefária, um importante e cruel mafioso do Universo Marvel.
A heroína participou de uma grande batalha contra o mafioso e seus exércitos, o que acabou resultando em sua morte. Anos depois, ela foi ressuscitada sem nenhuma explicação, reaparecendo em aventuras da Capitã Marvel e do Demolidor.
Poderes de Eco
Apesar de ser uma guerreira muito poderosa, Eco não possui nenhum tipo de poder sobrenatural nas HQs. Ela é conhecida por ter uma memória fotográfica, sendo capaz de reconhecer rostos que conheceu e momentos que viveu há muitos anos, além de reconhecer técnicas de combate de seus inimigos. Além disso, ela é uma excelente lutadora.
No Universo Cinematográfico da Marvel, a personagem acabou ganhando outra abordagem. Aqui, ela recebe parte dos poderes dos ancestrais de seu povo, servindo quase como um "eco" para as guerreiras da Nação Choctaw. Um detalhe interessante: nos quadrinhos, ela já foi uma hospedeira para a Força Fênix.
Fora das HQs
A personagem já apareceu em alguns games da Marvel, sempre retratada de modo fiel aos quadrinhos. Sua primeira aparição se deu no jogo do Demolidor, lançado para Game Boy Advance e inspirado no filme do herói de 2003. Aqui, ela é uma chefe que enfrenta o Homem Sem Medo.
Além desse, ela também já foi personagem jogável em duas circunstâncias. Ela é uma personagem desbloqueável na versão de PSP de Marvel Ultimate Alliance (com o visual de Ronin) além de ser uma heroína em LEGO Marvel's Avengers. Na televisão, ela já apareceu rapidamente na animação Ultimate Spider-Man.
Eco no Universo Cinematográfico da Marvel
Maya Lopez fez sua primeira aparição em Gavião Arqueiro, série de 2021 lançada direto no Disney+. Aqui, ela é uma criminosa que comanda a gangue de bandidos do Rei do Crime, mas logo se vê em uma missão de redenção para impedir seu "mestre" - o que faz com que ela atire em seus olhos no final da temporada, cegando-o.
Agora, ela acaba de ganhar sua própria série solo, que trabalha melhor a sua relação com Wilson Fisk e o legado cultural de seu povo, os Choctaw. A personagem está sendo interpretada por Alaqua Cox - atriz PCD, que além de ter nascido surda, teve uma de suas pernas amputadas. Atualmente, ela usa uma perna prostética - e isso foi incorporado à sua personagem.