Easter eggs, referências e piadas internas em Vingadores: Era de Ultron – Parte 2
Easter eggs, referências e piadas internas em Vingadores: Era de Ultron – Parte 2
Dando continuidade a nossa lista grandinha de easter-eggs e referências presentes em Vingadores: Era de Ultron, aqui vão mais algumas coisas encontradas no mais recente filme de Joss Whedon!
Adaptado do WC
A visão da Viúva Negra
Graças à Feiticeira Escarlate, a Viúva Negra revive um pouco de seu sinistro passado, que remete principalmente a uma de suas origens nas HQs.
Nele, podemos ver a Viúva sendo uma bailarina na Sala Vermelha, passando por processos de esterilização forçada e assassinatos, como parte da "iniciação" na vida de Viúva Negra.
Qual Ragnarok?
Na visão de Thor, vemos ele conversando com Heimdall, e assustado com o que está acontecendo. Lá, o guardião de Bifrost o avisa sobre um evento capaz de extinguir a vida do universo.
Isso é claramente uma referência a Ragnarok, o apocalipse nórdico. Por outro lado, a ideia de que só Thor consegue levantar seu martelo por conta de suas digitais e o berço da Dr. Cho leva a crer que Tony Stark pode, de fato, vir a criar o clone mecânico do Deus do Trovão.
Dr. Geoffrey Crawford
Equanto Hulk e o Homem de Ferro trocam socos e pontapés na África do Sul, podemos ver um caminhão com o nome "Crawford" gravado.
Isso pode ser uma referência a Geoffrey Crawford, o mentor de Bruce Banner, que acabou se tornando um vilão que foi capaz de enfrentar o Hulk e a Hulkbuster juntos.
Hulk odeia Banner
Durante a luta do Hulk contra a Hulkbuster, há um momento que faz referência ao modo como Peter David passou a tratar o gigante esmeralda, sendo um ser com duas personalidades distintas.
Tony tenta primeiramente conversar com o Hulk, mas acaba cometendo o erro de chamá-lo de Banner, o qual o verdão logo retruca "Banner fraco".
Relembrando Os Vingadores
Ainda sobre essa cena, duas partes em especial remetem diretamente ao primeiro filme. A primeira delas é a já mencionada "Puny Banner", ou "Banner fraco", que é algo que traz todo o peso do "Puny god" falado a Loki.
Além disso, no final, o Homem de Ferro acerta um único soco lateral no Hulk, da mesma forma que ele fez com o Thor no primeiro filme.
VERONICA
O satélite que voa próximo ao Homem de Ferro enquanto ele enfrenta o Hulk se chama VERONICA, e isso traz uma teoria dos fãs bem pensada.
Segundo alguns, VERONICA é uma referência a Veronica Benning, uma fisioterapeuta que se envolve com Tony e o ajuda quando ele tem um problema envolvendo sua mão. Curiosamente, o satélite providencia outra mão quando Stark precisa.
Referências à bíblia e ao monstro de Frankenstein
Há uma grande mensagem por trás do filme envolvendo conceitos de criação, referências a Pinóquio e Ultron se desenvolvendo, de messias, passando por deus e se tornando um monstro.
Há uma referência à própria escritura sagrada (sobre essa rocha eu construirei meu templo) e grandes paralelos entre o Visão e uma criatura quase profética.
Além disso, temos uma clara comparação com o monstro de Frankenstein, no que diz respeito a criar vida, graças a processos científicos avançados e a criatura acabar se voltando contra o criador.
Uma guerra está chegando...
Uma das grandes subtramas da história é o crescente conflito ideológico entre o Homem de Ferro e o Capitão América. Em algumas cenas isso fica mais claro do que em outras, como é o caso da sequência na casa dos Barton.
Além disso, vemos o início do que será o conflito físico entre o sentinela da liberdade e o vingador dourado, na cena em que o Capitão tenta impedir Tony de criar outra monstruosidade.
Firefly?
Em dado momento, Ultron fala uma frase que traz uma sensação familiar para aqueles que conhecem Firefly - e uma das canções do outro projeto de Whedon.
"As pessoas olharão para o céu e procurarão esperança. Eu tirarei isso delas primeiro."
A camisa de Stark
Durante grande parte do filme, Tony é visto com uma camisa trazendo o astro Bruce Lee e discos de DJ.
A curiosidade aqui é que a camisa é do próprio Robert Downey Jr., tendo ele usado em ocasiões fora do filme.
SEXTA-FEIRA
Assim que JARVIS "renasce" em um corpo diferente, Tony acaba criando outra Inteligência Artificial chamada Sexta-Feira, ou FRIDAY.
Isso se trata de uma referência a Robinson Crusoé e o personagem Man Friday, reconhecido por sua gigantesca lealdade e servidão.
A moto-escudo
Em dado ponto quando a Viúva pilota a moto para devolver o escudo ao Capitão América, ela acaba colocando o ícone circular na frente da moto, o que lembra muito o veículo usado pelo Capitão nos filmes dos anos 70.
Além disso, o dispositivo magnético que faz parte do escudo do personagem no filme traz uma bela referência a um dispositivo similar utilizado nos anos 60, nos quadrinhos.
As piadas envolvendo pesos mortos
Quando Whedon abriu a possibilidade de um personagem importante acabar morrendo, todos voltaram seus olhos para o Gavião Arqueiro. Isso se intensificou com o grande número de piadas referentes ao fato dele ser apenas um arqueiro entre deuses.
Além disso, várias piadinhas de cunho similar também são contadas quando o inút... digo, Máquina de Combate entra em ação.
Visão e Feiticeira
Apesar de pouco explorado, vemos um possível início para o relacionamento entre Wanda Maximoff e o sintozoide Visão, uma vez que um salva o outro e eles acabam tendo uma troca de olhares.
Novos Vingadores
No final do filme, a equipe acaba terminando de modos diferentes, e com isso o Capitão e a Viúva iniciam uma nova formação de Vingadores.
Se você substituir dois personagens ali presentes, verá que a formação é praticamente a mesma iniciada pelo Capitão América na edição Avengers #16.
A cena entre créditos
Não vamos dar spoilers além do que já dá pra se presumir pela imagem... só que com joias a menos...