Easter eggs, referências e piadas internas em Vingadores: Era de Ultron – Parte 1
Easter eggs, referências e piadas internas em Vingadores: Era de Ultron – Parte 1
Depois do grande sucesso do filme, é nossa vez de buscar alguns detalhes e referências no meio do grande blockbuster dirigido por Joss Whedon. Confira aqui alguns easter-eggs em Vingadores: Era de Ultron!
Adaptado do WhatCulture
Inspirações
Apesar do nome, há muito pouco da Era de Ultron dos quadrinhos no filme. Em contrapartida, val notar alguns quadrinhos clássicos que são constantemente relembrados ao longo da narrativa.
- Origem do Ultron (Avengers vol 1 #54-58)
- Entrada dos gêmeos e nova formação de Vingadores (Avengers vol 1 #16)
- Homem de Ferro - Síndrome de Frankenstein (Iron Man vol 3 #26-30)
- Múltiplos drones (A Vingança de Ultron)
A Base da HIDRA
No início do filme, ao invadir a base da HIDRA, Stark se dá de cara com diversos artefatos interessantes. O mais notável deles é o cetro do Loki.
Mas também podemos ver o cadáver de um Leviatã e muita tecnologia Chitauri, proveniente da invasão do primeiro filme.
Banksy
O artista de rua e provocador político Banksy "aparece" em Vingadores: Era de Ultron. Enquanto a Legião de Ferro é atacada por revoltosos, podemos ver imagens do Homem de Ferro pintadas por Banksy, seguida de uma própria menção ao artista.
A sequência de origem do Ultron
Durante o nascimento de Ultron, vemos uma sequência de imagens que foram inseridas em sua memória a partir do seu despertar.
Além de imagens de guerras e história humana, Whedon trouxe algumas cenas do próprio MCU, como um rápido vislumbre de Tony Stark com os braços abertos durante o primeiro filme, sugerindo que a personalidade destrutiva e arrogante de Stark foi quem ajudou a construir a "mente" doentia de Ultron.
Bucky
Apesar de Sebastian Stan não fazer nenhuma participação especial, como era sugerido pelos rumores de diversos sites, há uma rápida menção ao fato do Capitão América ainda estar procurando por ele.
O Memorial da Batalha de Nova York
Durante uma cena que traz os heróis voltando para a Torre dos Vingadores, temos uma vista aérea de Nova York que mostra um Memorial construído para as vítimas da invasão alienígena no primeiro filme, bem como os heróis - super-poderosos ou não - que ajudaram a salvar a cidade e o mundo.
Stan Lee
Em dado ponto da festa na Torre dos Vingadores, vemos Lee como um veterano que serviu ao lado do Capitão América.
Ele acaba aceitando o desafio de Thor e bebendo algo um pouco forte demais, tendo que ser carregado e dizendo seu famoso "Excelsior"!
Dignidade
Ainda na cena da festa, vemos uma discussão sobre dignidade e todos os heróis tentando levantar o Mjolnir, o famoso martelo do Thor.
O Capitão consegue mover o martelo, algo que lembra um pouco sua dignidade nos quadrinhos. Clint fala que isso não passa de um truque, uma artimanha de circo (uma referência a sua origem nas HQs).
E Natasha se recusa a levantar. Em uma versão alternativa nos quadrinhos, ela levanta o martelo e acaba se tornando Deusa do Trovão.
Pelo pescoço
Em todo filme que Tony Stark aparece (com exceção de O Incrível Hulk), ele é carregado pelo pescoço por algum outro personagem.
No primeiro Vingadores, quem realizou tal ato foi o maligno Loki. Já em Era de Ultron, é o meio-irmão do vilão que faz as honras.
Os uniformes dos gêmeos
Apesar dos gêmeos não terem uniformes próprios de super-heróis (não até o final do filme, ao menos), ambos possuem grandes influências em seu visual.
Wanda possui uma roupa que faz referências claras à personagem em X-Men Evolution. Já Pietro possui um traje azul com detalhes brancos que deixa claro a referência a um de seus uniformes clássicos dos quadrinhos.
Outros personagens também tem visuais mais quadrinescos, como o Gavião Arqueiro que possui uma roupa que faz referências a seu traje clássico, o uniforme do Universo Ultimate e o traje de Ronin. Já o Homem de Ferro ganha uma nova armadura com uma palheta de cores similar à da Bleeding Edge.
Pinóquio
Não é apenas no trailer que a canção foi mostrada de modo amedrontador. No filme, Ultron constantemente se refere à frase "I've got got no strings", além de cantar sinistramente um trecho da canção.
Manto Rubro
Quando Ultron aparece para os gêmeos na Sokovya, ele está usando uma capa vermelha, que é uma referência direta à sua primeira aparição nos quadrinhos, quando assumiu a persona do Manto Rubro.
Além disso, é engraçado notar que o drone da Legião de Ferro que primeiro assume a forma de Ultron é justamente o de número 5, uma referência a Ultron-5, que é o primeiro Ultron a ter forma humanoide.
Tony Stark "criou" os gêmeos
Como um memorando do passado nefasto de Stark como fabricante e vendedor de armamentos, descobrimos que os gêmeos procuraram o Barão Von Strucker atrás de poder para se vingar, uma vez que seus pais morreram graças a um míssil das Indústrias Stark.
Isso é uma referência aos irmãos Fenris, que eram as próprias crianças de Srucker, usadas para propósitos macabros.
Wakanda
Com um filme solo do Pantera Negra a caminho, era de se esperar que víssemos referências ao rei de Wakanda e seu reino. Em dado momento, Ultron precisa de Vibranium para completar seus planos. Com isso, ele vai atrás de um ladrão sul-africano chamado Ulysses Klaue.
Os Vingadores também vão atrás de Klaue, e no meio do caminho descobrem que ele possui uma cicatriz, uma marca deixada em seu pescoço e que significa "ladrão" no idioma de Wakanda.
Ulysses Klaue
Como mencionado anteriormente, vemos Ulysses Klaue no filme, interpretado por Andy Serkis. Aqui ele vive uma amálgama entre Klaw pai e Klaw filho.
Em dado momento do filme, ele perde um braço, o que pode ser uma referência à substituição do mesmo por uma garra sônica. Além disso, o personagem e sua parceria com Ultron remetem aos Mestres do Terror.
Participações especiais
Quando a Feiticeira provoca visões na equipe, alguns personagens acabam vendo detalhes do seu passado - ou futuro.
É o caso do Capitão América, que acaba dando de cara com Peggy Carter, e do Thor, que vê Heimdall insano avisando sobre a queda de Asgard.