Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes — As Referências e Easter Eggs que você precisa notar no filme
Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes — As Referências e Easter Eggs que você precisa notar no filme
Pra você não perder nenhum detalhe em Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes!
Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes está chegando com uma aventura intensa, cheia de humor e magia. Ainda que o filme funcione para todos os públicos, os fãs de RPG encontrarão algumas referências bem interessantes sobre o universo de D&D.
Para que você consiga apreciar tudo, preparamos essa lista com as principais referências e easter eggs de D&D no filme. Bora lá?
Monstros Notáveis
Já fizemos uma lista completa com todas as criaturas presentes no filme, mas nesse grupo temos dois grandes monstros que chamam atenção: Themberchaud e Rakor, dragões temíveis que brilham na tela quando aparecem.
Themberchaud é um dragão vermelho feroz — e um tanto roliço — que é clássico em os Reinos Esquecidos (Forgotten Realms, no original) um cenário de D&D lançado em 1987 que rapidamente se tornou um dos mais populares deste RPG. Na história, Themberchaud faz um acordo sombrio com os Anãos de Gracklstugh, ofertando sua chama poderosa para a forja deles em troca de sacrifícios constantes. No filme, o dragão aparece como uma criatura do Subterrâneo, agindo como uma espécie de guardião do Elmo da Disjunção.
Já Rakor, é um temível dragão negro, conhecido por ser um tipo bastante cruel dentre os dragões cromáticos. No filme ele é visto na Batalha dos Pântanos Eternos, cuspindo ácido em seus inimigos, enquanto um grupo tenta manter o Elmo da Disjunção em segurança do perigoso Culto do Dragão.
Artefatos Mágicos
Falando no Elmo, o filme tem alguns itens bem legais! Alguns são clássicos de D&D, enquanto outro foram reimaginados e inspirados em feitiços presentes no jogo de RPG.
Tábua da Ressureição, por exemplo, é um item criado para o filme que tem como inspiração o feitiço "Ressurreição Verdadeira", permitindo ressuscitar uma pessoa independente de como ela morreu ou quanto tempo isso faz.
O Elmo da Disjunção também não existe dentro de D&D, sendo uma referência ao feitiço Disjunção de Mordenkainen que permite anular todos os feitiços próximos, sendo este o efeito do Elmo no filme.
Já o peculiar Bastão Cá e Lá é item lendário que permite que o seu usuário crie dois portais interligados em superfícies que ele consiga ver.
A moeda de Simon, chamada em inglês de Deathly Tolken, permite a conjuração do feitiço, que existe em D&D, chamado Falar com os Mortos.
No filme também temos um Colar da Invisibilidade, que, pra todos os efeitos, é o famoso Anel da Invisibilidade de D&D, reimaginado como outra joia. O item, como o nome sugere, garante invisibilidade ao seu usuário.
Outros itens famosos no universo de D&D que estão no filme são as Pedras de Mensagem, que permite a comunicação através de longas distâncias, e a Mochila de Carga, capaz de guardar muitos itens em seu interior mágico.
Locais Famosos
O filme se passa em Faerûn e, por esse motivo, vários locais de Reinos Esquecidos são citados ou mostrados.
A trama começa em Revel’s End, uma prisão enorme na forma de uma torre congelada que é o lar dos piores criminosos de Faerûn. Em D&D, a prisão foi introduzida em Icewind Dale: Rime of the Frostmaiden, lançada em 2020.
A maior parte da história, porém, se passa em Nevenunca, também conhecida como Inverno Remoto. A cidade é famosa por sua cultura e arquitetura, sendo uma das mais famosas da Costa da Espada de Faerûn.
Umbreterna, o Subterrâneo, também está presente no longa. A rede de cavernas que serpenteia por centenas de quilômetros abaixo de Faerûn, lar de civilizações subterrâneas e monstros ancestrais é visitada pelos heróis do filme.
Por fim, Thay, a civilização dos magos ao Leste de Faerûn é governada pelos temíveis Magos Vermelhos também aparece no filme. O local é conhecido por seu passado sombrio e trágico e parte disso é mostrado na trama.
Além desses locais, Portões de Baldur e Águas Profundas também recebem um breve destaque.
Eventos Épicos
Em partes, a trama de Honra Entre Rebeldes gira em torno das consequências da Guerra dos Zulkirs, quando o terrível necromante Szass Tam criou um exército de zumbis para tomar o poder em Thay.
mas também vemos outro momento épico da lore de D&D: a Batalha dos Pântanos Eternos, quando a Tribo do Alce tentou combater o Culto do Dragão enquanto protegia o famoso Elmo da Disjunção.
Organizações Interessantes
Diversas organizações importantes de D&D estão presentes no longa. Algumas são essenciais para o avanço da trama, definindo alianças e motivações, enquanto outras são apenas mencionadas.
Temos os Harpistas, grupo do qual o protagonista Edgin (Chris Pine) faz parte. Em Reinos Esquecidos, os Harpistas são uma organização heroica dedicada a preservar o conhecimento e história, além de proteger os inocentes.
A poderosa Holga (Michele Rodrigues) foi expulsa da Tribo do Alce, que, em D&D, é um grupo de bárbaros que vivia de forma relativamente pacífica, formando sociedades vez ou outra, mas que preferiam a vida nômade cheia de migrações.
A perigosa Sofina (Daisy Head) é parte dos Magos Vermelhos, uma organização vilanesca associada à necromancia que é famosa em D&D por interagirem com demônios e fazerem experimentos nefastos, utilizando sua vasta magia para escravizar seus inimigos.
Já a druida Doric (Sophia Lillis) é parte do Enclave Esmeralda, uma organização que visa proteger a natureza de tudo aquilo que perturba o equilíbrio natural — como os avanços da cidade Nevenunca.
Além desses grupos, A Força Cinza, grupo dos clássicos heróis de Reinos Esquecidos, é brevemente mencionada no longa. Já o Culto do Dragão, organização vilanesca conhecida, em D&D, por se aliar aos vilanescos dragões para conquistar poder, é vista durante a Batalha dos Pântanos Eternos.
Figuras Memoráveis
Como mencionamos anteriormente, o filme mostra a tomada de poder de Szass Tam, o necromante que trai os Magos Vermelhos de Thay e conquista um exército de mortos-vivos.
Em D&D, o personagem Szass Tam utiliza sua magia sombria para tentar transformar Thay em um reino de criaturas imortais (como Liches, vampiros, espectros e zumbis mágicos). Escravagista e violento, Tam é um líder cruel capaz de fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos, sacrificando qualquer um que entrar em seu caminho.
Outro mago famoso que aparece no filme é Elminster, uma figura lendária em Reinos Esquecidos. Em D&D ele é conhecido como o Sábio do Vale das Sombras, dotado de uma personalidade extravagante e uma aptidão mágica incomparável. Com o objetivo de derrubar tiranos e proteger os inocentes, foi um dos fundadores dos Harpistas e era um dos maiores inimigos dos Magos Vermelhos. No filme, Simon é um descendente deste mago.
Como muitos puderam notar nos trailers do filme, os personagens da Caverna do Dragão também aparecem rapidamente no longa.
Feitiços Conhecidos
A magia é muito presente em Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes, apesar de ter suas próprias regras dentro deste universo. A Druida, por exemplo, não conjura feitiços, ficando apenas na sua Forma Selvagem, enquanto o Bardo utiliza apenas seu carisma para enfrentar seus inimigos. Felizmente, o feiticeiro Simon e a maga Sofina dão um show de magias icônicas de D&D que ganharam um visual icônico no longa.
Entre os feitiços mais memoráveis, o filme apresenta Chuva de Meteoros, Animar Objetos, Inverter Gravidade, Prestidigitação, Lâmina da Chama Esverdeada, Imagem Maior, Disfarçar-Se, Raio Congelante, Passo Nebuloso, Bola de Fogo, Relâmpago, Mão Arcana, e Parar o Tempo.
Não perca a chance de ver todas essas referências incríveis em ação Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes que chega aos cinemas em 13 de abril.