Duna: Tudo que você precisa saber sobre a franquia
Duna: Tudo que você precisa saber sobre a franquia
O próximo épico de ficção científica do cinema!
Duna é uma das franquias mais influentes na área da ficção científica. A clássica obra literária de Frank Herbert arrebatou uma legião de fãs, e por boas razões. Tudo que você espera de um épico sci-fi está aqui. Com um novo filme chegando e – prometendo ser um verdadeiro evento – separamos alguns itens que irão inteirar você melhor da franquia. Bora lá?
Romance original
Escrito por Frank Herbert e publicado em 1965, Duna é o livro de ficção científica mais vendido de todos os tempos. É continuamente apontado como uma das mais renomadas obras de fantasia já lançadas, e classificado como um dos pilares da ficção científica.
Sua história explora temas relacionados à complexa relação entre política, religião, ecologia, tecnologia e escolhas humanas. Herbert foi realmente pioneiro ao rechear o romance de elementos que remetem a paradoxos filosóficos, religiosos e psicológicos, algo que até então não se misturava com a ficção de um modo geral.
A franquia
Depois do lançamento muito bem sucedido de Duna, Herbert lançou mais cinco sequências. São elas, O Messias de Duna (1969), Os Filhos de Duna (1976), O Imperador Deus de Duna (1981), Os Hereges de Duna (1983) e As Herdeiras de Duna (1985).
Com a morte do escritor em 1986, seu filho, Brian Herbert, e o autor de ficção científica Kevin J. Anderson publicaram uma série de prelúdios da franquia, bem como dois que completam o original. O universo de Duna também inspirou alguns jogos tradicionais e uma série de videogames.
Premissa
Duna se passa passa 20 mil anos no futuro. Viagens mais rápidas que a luz foram desenvolvidas e os humanos colonizaram planetas e estabeleceram sociedade neles. A trama se concentra no conflito entre duas famílias - as Casas Atreides e Harkonnen - que tem como interesse principal a exploração do planeta Arrakis, conhecido como "Duna". Inteiramente desértico, é o único planeta onde pode ser encontrada uma substância especial que prolonga a vida e aumenta a capacidade mental dos seres humanos.
A história se concentra no jovem Paul Atreides, que se muda para Arrakis e cujo destino está inteiramente ligado com um confronto que promete mudar o curso da humanidade.
Já foi adaptado para os cinemas
Duna foi adaptado para o cinema em 1984, com direção do aclamado cineasta David Lynch. No entanto, ao contrário do que se poderia imaginar, a obra foi um fracasso de crítica e de bilheteria. O próprio David Lynch diz que a época em que comandou o filme foi um verdadeiro tormento para ele. Segundo o diretor, Duna não era uma produção que ele queria dirigir e que precisou lidar com bastante intromissão do estúdio. Em entrevista recente, Lynch chegou a dizer que não tem o menor interesse de assistir a nova adaptação.
Apesar disso, Frank Herbert ficou satisfeito com o filme, pois achou que ele se manteve o mais fiel possível ao livro.
Já ganhou uma série de TV
O canal Syfy estreou duas adaptações de Duna em 2000 e uma sequência lançada em 2003 que adaptou os romances O Messias de Duna e Os Filhos de Duna. O programa, que chegou a vencer alguns prêmios Emmy, era estrelado pelo ator escocês Alec Newman, e também por Susan Sarandon e James McAvoy.
Ainda que esteja longe de ser perfeita - é excessivamente dramática, por exemplo - a série de TV foi amplamente mais bem recebida que o filme dos anos 80.
Vai ganhar uma nova série
A Warner Bros. está atualmente preparando uma nova série de TV baseada no universo de Duna. O cineasta Denis Villeneuve e o roteirista Jon Spaights, nomes por trás do novo filme da franquia, devem comandar o programa, que está sendo desenvolvido para o streaming da Warner, o HBO Max.
Chamada de Dune: The Sisterhood, a série deve se concentrar em Bene Gesserit - uma poderosa e antiga ordem de mulheres com origens misteriosas - e também funcionará como um prequel do filme de 2020. O piloto deve ser dirigido por Villeneuve, que atuará como produtor executivo ao lado de Brian Herbert, filho de Frank Herbert.
O diretor do novo filme
O nome por trás da nova adaptação de Duna é Denis Villeneuve. O cineasta é dono de uma filmografia invejável, que vai desde os thrillers Os Suspeitos, O Homem Duplicado e Sicario, como também dos aclamados filmes de ficção científica *A Chegada* e Blade Runner 2049*.
Villeneuve tinha mostrado interesse em dirigir uma adaptação de Duna faz tempo, mas achava que não estava pronto para fazer isso até concluir A Chegada e Blade Runner 2049. Segundo ele, sua intenção é fazer um filme de Star Wars que ele nunca viu, "um filme de "Star Wars para adultos".
O elenco
Duna possui um elenco de fazer inveja a qualquer outra produção. O jovem indicado ao Oscar, Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome) interpreta o personagem principal, Paul Astreides. Rebecca Ferguson (Missão Impossível: Efeito Fallout) é a mãe de Paul, Lady Jessica, enquanto Oscar Isaac (Star Wars), vive o pai do garoto, Duke Leto Atreides.
Além deles, há Josh Brolin (Vingadores: Ultimato), Stellan Skarsgard (Thor), Dave Bautista (Guardiões da Galáxia), Zendaya (Homem-Aranha: Longe de Casa), Jason Momoa (Aquaman) e Javier Bardem (007: Operação Skyfall).
Serão dois filmes
Denis Villeneuve garantiu um contrato com a Warner Bros. Pictures para dois filmes de Duna. A ideia é que o livro seja adaptado da mesma forma que It, de Stephen King, que foi dividido em dois filmes.
O cineasta afirmou que não concordaria em fazer essa adaptação do livro se a Warner não tivesse topado dividir em dois. Para ele, o romance é muito complexo e rico em detalhes, de forma que um único filme não conseguiria capturar.
O lançamento nos cinemas
As filmagens de Duna aconteceram entre março e julho do ano passado, em locações como Hungria e Jordânia. Hoje, o filme está programado para ser lançado nos Estados Unidos em IMAX e 3D em 18 de dezembro de 2020, pela Warner Bros. A série do HBO Max, por enquanto, não tem uma data de lançamento.
Nós torcemos para que a pandemia de COVID-19 não afete o calendário, de forma que o filme consiga fazer sua estreia na data programada.
Quais suas expectativas para Duna? Acha que promete? Comente