Duna: Tudo que você precisa relembrar antes de assistir a Parte 2
Duna: Tudo que você precisa relembrar antes de assistir a Parte 2
Esqueceu os principais acontecimentos e conceitos do primeiro filme? Nós te ajudamos a relembrar!
Um dos filmes mais aguardados de 2024, Duna: Parte 2 finalmente chegou aos cinemas para dar continuidade à jornada de Paul Atreides (Timothée Chalamet) nas telonas. Inspirado na série clássica de ficção científica do escritor Frank Herbert, o filme de 2021 dirigido por Denis Villeneuve, que também assina a direção do segundo longa, conquistou o público por seus visuais impressionantes e pela mitologia envolvendo Arrakis.
Mas será que você se lembra da trama? Foi pensando nisso que reunimos nesta lista tudo que você precisa saber antes de assistir a Duna: Parte 2 nos cinemas!
A Casa Atreides em Arrakis
Grande parte da trama de Duna trata da chegada da casa Atreides em Arrakis, o planeta desértico que passa a ser governado por Leto Atreides, que chega ao local bastante desconfiado com a nova posição. Isso porque, para Leto, aquilo é apenas uma tentativa do Imperador para colocar os Atreides e os Harkonnen, a Casa que costumava comandar Arrakis, uns contra os outros, como uma tentativa de enfraquecer o clã de Leto.
Mas apesar da insegurança, a Casa Atreides parte para Arrakis certa de que comandar o planeta pode ser uma ótima oportunidade, já que é lá onde está a mélange, conhecida também como especiaria.
A mélange
Já que citamos a mélange acima, nada mais justo do que relembrar rapidamente a importância dela na mitologia de Duna. Tida como o produto mais valioso do universo, a especiaria é encontrada apenas nas dunas de Arrakis, sendo extraída a partir das excreções de fungos de larvas dos gigantescos vermes da areia.
O grande atrativo da mélange na trama é que ela possui benefícios à saúde, proporcionando efeitos que despertam partes dormentes do cérebro e ainda podem prolongar a vida humana. A especiaria também serve como matéria-prima para o combustível das naves usadas em Duna, por isso existe todo um apelo econômico ao redor do produto – que pode até mesmo causar conflitos seríssimos com sua aquisição.
Os Fremen
Outra coisa que você precisa lembrar antes de assistir a Duna: Parte 2 é quem são os Fremen. Isso porque, além de ser importante para mitologia desse universo, o grupo terá uma forte presença na sequência, mesmo não tendo grande destaque no primeiro longa.
Os Fremen nada mais são do que o povo nativo de Arrakis. Eles são conhecidos por terem se adaptado às condições extremas do clima desértico do planeta com a ajuda de tecnologias que prezam a economia de água, por exemplo.
Em relação aos Fremen, é importante ressaltar que eles são grandes consumidores da mélange, por isso acabaram desenvolvendo olhos azuis marcantes. Os nativos de Arrakis também são conhecidos por suas habilidades em combate, já que sofreram por muitos anos a opressão de outros povos.
Vale lembrar também que Paul Atreides finalmente encontra os Fremen no final de Duna, juntando-se a eles. A segunda parte promete desenvolver tais aspectos com maior profundidade, por isso é bom ficar atento.
O conceito de Muad’Dib
Mais um conceito que você precisa resgatar em Duna: Parte2 é o de Muad’Dib. No universo criado por Herbert, o termo – que é usado pelos Fremen para designar uma espécie de rato conhecido por sua agilidade em encontrar água – é usado para referenciar Paul Atreides, que adota o nome criado para si como um símbolo.
Isso porque, para os Fremen, Muad’Dib é um termo carregado de misticismo, já que ele é usado para nomear líderes. Assim, quando Paul passa a usar o nome durante as movimentações para comandar uma rebelião contra o Império, ele passa a ser visto como uma figura divina.
Outro ponto que merece ser mencionado é que Paul Atreides é tido como o messias que pode salvar Arrakis de uma vez por todas. Apesar da profecia não ser uma verdade absoluta, muitos acreditam no potencial de Paul em liderar uma provável rebelião que libertará o povo nativo do planeta.
O papel de Chani
Interpretada por Zendaya, Chani retorna à segunda parte de Duna com um papel muito mais relevante que no primeiro longa. Se no primeiro capítulo tudo que temos são vislumbres da personagem através de sonhos de Paul Atreides, agora Chani se torna uma peça fundamental da trajetória de Paul, principalmente no que diz respeito à profecia de que ele pode ser o messias.
Além de ser designada a ajudar Paul e Jessica, Chani também assume a posição de interesse romântico do jovem Atreides no segundo filme, uma relação que vai afetar a maneira como ele lida com seu próprio destino.
As Bene Gesserit
Outra coisa que você precisa se lembrar antes de assistir ao novo filme de Duna é das Bene Gesserit, uma sociedade secreta formada por mulheres que possuem a habilidade de controlar mentes usando A Voz, por exemplo, uma técnica em que, com o uso de determinada entonação, permite que quem a escuta seja hipnotizado.
Jessica, a mãe de Paul, é uma integrante do grupo, que mantém sua linhagem restrita para que, um dia, consigam produzir um herdeiro capaz de elevar os poderes da Bene Gesserit e ainda salvar a humanidade. Por tais motivos, Jessica treina Paul desde a infância nos meios da sociedade, esperando que um dia ele se torne o Kwisatz Haderach, ou o grande messias.
O assassinato de Leto Atreides e o final do filme
Um acontecimento importante de Duna que você também precisa relembrar é o assassinato de Leto Atreides. A ocorrência se deu através de uma traição do Dr. Wellington Yueh, que era leal aos Atreides até entregar o Duque aos Harkonnens.
Assim, com a morte de Leto, Paul Atreides passaria a governar Arrakis. No entanto, a traição e o ataque dos Harkonnens e dos Sardaukar forçam o jovem e sua mãe, Lady Jessica, a fugir. Eventualmente, ambos chegam a um lugar isolado do deserto até encontrarem os Fremen, onde Paul é forçado a duelar com Jamis, um dos guerreiros mais fortes do grupo, para provar que pode ser o líder destinado a liderá-los rumo à libertação.
Duna encerra sua jornada com Paul derrotando Jamis no combate, que termina com a morte deste último. O jovem, então, é aceito na tribo, onde terá que aprender a cultura e o estilo de vida dos Fremen se quiser realmente liderá-los.