Os 10 personagens mais poderosos de Duna, ranqueados
Os 10 personagens mais poderosos de Duna, ranqueados
O universo criado por Frank Herbert está recheado de personagens poderosos!
Duna: Parte 2 chegou aos cinemas mundiais no final de fevereiro e, desde então, a comunidade cinéfila não fala em outra coisa! Com retorno de Denis Villeneuve à direção, a segunda parte da adaptação do clássico escrito por Frank Herbert vem arrancando elogios do público por sua grandiosidade e pelo desenvolvimento de personagens bastante distintos – e poderosos.
Assim, foi pensando nessas figuras que compõem o universo de Duna que reunimos nesta lista os 10 personagens mais poderosos da franquia, ranqueados! Quem é a figura mais forte de Duna na sua opinião? Não esqueça de deixar seu próprio ranking nos comentários!
10 - Glossu Rabban Harkonnen
Glossu Rabban Harkonnen é a personificação do apelido pelo qual é conhecido, A Besta. Sobrinho do Barão Vladimir Harkonnen, o guerreiro usa sua falta de escrúpulos para liderar invasões e ataques em nome de sua Casa, além de outras investidas sanguinárias.
Raivoso e violento, Rabban ganha muita vantagem em combates corpo a corpo justamente por suas tendências agressivas. Apesar da fúria que habita seu ser, muitas vezes, atrapalhar suas ações, que acabam sendo frustradas por uma falta de um pensamento estratégico, Rabban ainda assim é um guerreiro temível e assustador que sabe como usar sua reputação para conquistar objetivos, ou apenas para extravasar sua ferocidade.
9 - Barão Vladimir Harkonnen
Um dos principais antagonistas de Duna, o Barão Vladimir Harkonnen também é um personagem poderosíssimo dentro da mitologia criada por Frank Herbert. Com uma mente estratégica e até mesmo sádica, a figura imponente é a grande responsável por ter colocado a Casa Harkonnen no comando de Arrakis, usando o apoio das tropas do Imperador para destruir a Casa Atreides, sua maior inimiga.
Por ter uma aparência intimidadora e usar seu tempo livre para torturar e assassinar seus servos, o Barão é extremamente perigoso por apresentar impulsos de imprevisibilidade, com ações violentas para com desconhecidos e também familiares. O Harkonnen possui uma mente aguçada e estratégica, sendo capaz de fazer tudo que está a seu alcance para conquistar seus objetivos.
No entanto, o Barão também tem suas limitações, já que ele precisa contar com o apoio de aparatos de suspensão que o ajudam a se locomover. Sem eles, o Harkonnen acaba mostrando suas fragilidades com maior intensidade, algo que pode até mesmo deixá-lo impotente.
8 - Feyd-Rautha Harkonnen
Insano, sádico e mortal são apenas algumas das palavras que podem caracterizar Feyd-Rautha Harkonnen em Duna, e isso já o transforma em uma figura poderosa na mitologia de Arrakis – mesmo com algumas limitações.
Sobrinho do Barão Harkonnen, Feyd-Rautha tem uma posição de prestígio dentro da Casa Harkonnen, que apoia seus impulsos mais sombrios sem questioná-los. O jovem mata sem o mínimo de piedade, sempre optando por atos de violência que o transformam em alguém temido por sua imprevisibilidade. Além disso, o Harkonnen também é um lutador extremamente habilidoso e feroz, usando sua sede por sangue para motivá-lo em combates.
Feyd-Rautha prova a todo instante que é capaz de ser perigoso e um lutador poderoso em qualquer tipo de luta, mas são justamente tais “qualidades” que, muitas vezes, agem contra ele. Isso porque sua impulsividade acaba fazendo com que ele dê passos maiores do que a própria perna, o que o leva a cometer erros até fatais.
7 - Gurney Halleck
Fiel guerreiro da Casa Atreides, Gurney Halleck é um combatente de dar inveja a qualquer um em Duna. Foi ele quem treinou o exército dos Atreides, assim como também fez um treinamento individual com Paul Atreides para que o jovem aprendesse a se defender sozinho.
Não é à toa que o exército da Casa Atreides é temido em todo o universo: Halleck os treinou para serem exatamente isso, usando sua inteligência e estratégias de combate para que todos se tornassem grandes lutadores.
Vale lembrar que Halleck foi um dos únicos sobreviventes do ataque que a Casa Harkonnen planejou para os Atreides. Assim, com todas as características básicas que um sobrevivente necessita, Halleck é um lutador talentoso que possui um conhecimento militar acima da média.
6 - Chani
Mais uma personagem forte de Duna que não poderia faltar nesta lista é Chani. Apesar da jovem Fremen só ter ganhado um maior destaque na Parte 2, vale ressaltar que ela não se resume apenas a ser o par romântico de Paul Atreides na trama.
Uma guerreira habilidosa, Chani é capaz de entrar em combates sem dificuldade, já que possui a destreza e agilidade para se sair bem em qualquer tipo de confronto. A jovem ainda usa sua independência e inteligência como armas para sair de situações que não a agradam, como a própria ascensão de Paul como o messias.
Por ter seus princípios muito bem delimitados, Chani não abaixa a cabeça para ninguém, tendo a coragem para expor suas opiniões mesmo que não caminhem com a maioria, como no caso de Paul. Chani consegue desafiá-lo sem grande esforço, o que é a prova de que, além de ser uma aliada poderosa, ela também pode se tornar uma inimiga perigosa.
5 - Stilgar
Com um treinamento Fremen intenso agindo a seu favor, Stilgar também é um personagem forte e poderoso em Duna. O guerreiro passou anos e anos de sua vida se dedicando ao fortalecimento e à proteção do assentamento de seu povo no deserto de Arrakis, enquanto eram oprimidos por um governo autoritário. Esse conjunto de situações levou Stilgar a se tornar um exímio combatente, principalmente em batalhas perigosas.
Além disso, Stilgar é uma pessoa muito leal ao que acredita, e isso inclui sua crença de que Paul Atreides é o messias que tirará Arrakis do sofrimento. Essa convicção é justamente a que faz com que Stilgar ganhe ainda mais status na jornada de Paul, já que ambos acabam criando um laço de amizade.
No final de Duna: Parte 2, dá até para ter um gostinho a mais da extensão do poder que Stilgar pode ganhar na narrativa, já que, com sua confiança no messias, ele é capaz de mover mundos e montanhas para ajudá-lo a vencer a guerra.
4 - Princesa Irulan
Introduzida nos cinemas em Duna: Parte 2, a Princesa Irulan pode até não ter tido muito tempo de tela no segundo longa, mas isso não significa que ela não seja uma personagem extremamente poderosa. Para começar, ela é a filha do Imperador Shaddam IV, o que significa que a jovem tem em mãos um poder político bastante extenso.
Irulan treinou sua vida inteira para aprimorar seus conhecimentos sobre o governo de seu pai, e ela até chega a impressioná-lo com suas estratégias políticas e conselhos bastante perspicazes – uma demonstração de como ela consegue manipular e influenciar opiniões até mesmo de grandes líderes.
Com seu casamento com Paul depois que ele recebe a “benção” do Imperador para governar em seu lugar, Irulan ganha uma nova fonte de poder em mãos, já que ela se torna a esposa do homem capaz de mover multidões com apenas um discurso sobre salvação.
Além disso, a Princesa também recebeu o treinamento das Bene Gesserit, garantindo que ela tivesse poderes específicos da sociedade secreta.
3 - Lady Jessica
Astuta e observadora, Lady Jessica poderia muito bem ser comparada a um ninja no universo de Duna por saber como agir na surdina sem que aqueles ao seu redor percebam. Como uma integrante das Bene Gesserit, uma sociedade secreta formada apenas por mulheres com habilidades especiais, Jessica é a responsável pela tentativa de criar o Kwisatz Haderach, um homem nascido de uma Bene Gesserit com a capacidade de acessar memórias de seus antepassados, ou seja, Paul, em sua união com Leto Atreides.
O nascimento de Paul, na verdade, foi até um “erro”, já que Jessica desobedeceu as ordens das Bene Gesserit ao controlar o sexo da criança concebida por ela e Leto Atreides, fazendo com que Paul nascesse. Esse conjunto de decisões resultou na criação do Muad’dib, nome adotado por Paul entre os Fremen que acreditam que ele é o messias, fazendo com que, tanto ela quanto seu filho, tornem-se figuras extremamente poderosas no universo de Duna.
Outro ponto relevante que transforma Jessica em alguém a se temer na franquia é o fato dela ter se transformado em uma Reverenda Madre após tomar a Água da Vida, o veneno azulado usado na transição para a posição. Com o novo poder, Jessica usa tudo que está a seu favor para impulsionar a crença de que Paul é o messias e que ele é o único capaz de salvar a humanidade.
2 - Alia Atreides
Embora não tenha sido possível testemunhar cinematograficamente todo o poder de Alia Atreides, a irmã de Paul, em Duna: Parte 2, ainda assim não dá para deixar a garota de fora da conversa sobre personagens mais poderosos de Duna.
Na segunda parte do longa de Denis Villeneuve, Alia aparece apenas no útero de Jessica, que ainda está em período gestacional, e em uma breve visão do futuro de Paul, onde ela surge já crescida. Porém, essa participação reduzida não apaga o fato de que, nos escritos de Frank Herbert, Alia é extremamente forte e poderosa.
E tudo isso já vem do útero de Jessica, já que, quando Alia ainda estava no ventre da mãe, a garota recebeu habilidades impressionantes devido à transição de Jessica para Reverenda Madre. Isso porque a Água da Vida não incrementou somente as capacidades de Jessica, como também fez com que Alia ganhasse habilidades únicas e diferentes das que as Bene Gesserit costumam ter.
Alia consegue se comunicar com a mãe ainda no útero, conquistando uma inteligência tão grandiosa que, aos dois anos de idade, ela já possuía a mentalidade de um adulto formado. Além disso, ela também consegue acessar memórias de seus ancestrais, influenciando as decisões de Jessica e aconselhando seu irmão mais velho, Paul, para ajudá-lo a vencer a guerra.
1 - Paul Atreides
Em primeiríssimo lugar, Paul Atreides cumpre exatamente o papel de herói da história ao se tornar o personagem mais poderoso de Duna à medida que ele vai ganhando mais confiança e força na narrativa. Além de ser o herdeiro da Casa Atreides, Paul também vai aprimorando suas habilidades de persuasão e liderança graças à profecia do Kwisatz Haderach que o designa como o grande messias que salvará o mundo e liberará Arrakis.
É justamente esse “poder messiânico” que faz de Paul o ser mais poderoso do universo de Duna, já que ele tem a oportunidade de usar a crença do povo de Arrakis a seu favor para, dessa maneira, planejar sua rebelião e ainda conquistar um status divino entre os Fremen.
Vale lembrar que, no final de Duna: Parte 2, Paul também recebeu o aval do Imperador para assumir o comando do governo, ganhando ainda mais poder para construir o “mundo ideal”, com base naquilo que ele acredita, por bem ou por mal.
Paul também é um excelente guerreiro, além de conseguir usar A Voz, habilidade usada pelas Bene Gesserit para manipular aqueles que a escutam, e até mesmo ter visões do futuro.