Dragon Ball: 7 maiores retcons do anime

Capa da Publicação

Dragon Ball: 7 maiores retcons do anime

Por Flávia Pedro

Dragon Ball é uma das franquias de animes mais populares de todos os tempos e até hoje está em andamento. Com tantos anos sendo produzida, é fácil imaginar que Akira Toriyama tenha desenvolvido técnicas para manter o público interessado, e uma delas é chamada de retcons.

Retcons (abreviação de Retroactive Continuity, ou Continuidade Retroativa) é uma ferramenta que o narrador pode utilizar para adicionar um material, até então desconhecido, a uma história já desenvolvida. Como qualquer truque narrativo, a qualidade dentro da obra final varia de acordo com o talento do autor e, por isso, hoje nós vamos te contar quais são os 7 maiores retcons do anime de Dragon Ball!

Imagem de capa do item

Majin Boo

Majin Boo foi a maior ameaça enfrentada pelos Guerreiros Z em Dragon Ball Z, independente da forma que ele tenha assumido ao longo de sua saga. Mas, após ter sido derrotado com a poderosa Genki Dama de Goku e sua primeira versão rechonchuda ter se tornado boazinha, o primeiro ser que ele absorve retorna em Dragon Ball Super.

Daikaioh, que originalmente foi absorvido por Boo logo no começo da saga, retorna na luta contra Moro. Como acabou sendo absorvido pela versão “boazinha” de Boo, os personagens o despertaram de dentro dele. Aparentemente, ele vivia tranquilamente dentro de Boo há anos, mas o retorno dele permite que os dois agora negociem o controle do corpo de Boo sem maiores problemas.

A vantagem desse subtexto é que ele eliminou o desconforto que ficou nos fãs, afinal é como se a convivência pacífica com o Majin Boo bonzinho anulasse o fato de que ele absorveu o Daikaioh, enquanto vivia tranquilamente com um rosto familiar de todos os outros personagens, como se nada ruim tivesse acontecido.

Imagem de capa do item

Os Androides

A saga dos androides foi anunciada com a chegada de Trunks do Futuro, que veio diretamente de um futuro apocalíptico causado por esses seres que devastaram a Terra e destruíram a humanidade. Com esse aviso prévio, os heróis conseguiram tempo o suficiente para se preparar para a batalha que decidiria o futuro do planeta.

Apesar do anúncio de uma ameaça terrível, o que temos na linha do tempo principal é a presença de Androides que não se parecem em nada com o que foi descrito por Trunks.

É possível que a viagem no tempo tenha mudado os eventos, mas essa mudança no comportamento dos androides, com certeza, foi pensado por Toriyama. Isso também influenciou no fato da Androide 18 passar para o lado dos Guerreiros Z, abrindo espaço para que Cell surgisse como o principal vilão dessa saga.

No final, essa mudança na narrativa ajudou para que a história evoluísse bem mais do que o anúncio previsível de Trunks do futuro.

Imagem de capa do item

A desconsideração de Dragon Ball GT

Apesar de alguns fãs gostarem de Dragon Ball GT, a maioria acaba desconsiderando essa obra. Isso porque ela desconsidera muitos personagens favoritos, deixando-os de lado para dar destaques a outros, como a própria Pan.

Mas parece que o próprio Toriyama também desconsiderou essa série, já que ao retornar para Dragon Ball Super, ele segue a produção a partir dos eventos finais de Dragon Ball Z.

Enquanto o GT não é tão fiel à narrativa e ao trabalho que Toriyama sempre buscou, ele conseguiu reverter a situação da franquia com o Super, que trouxe de volta os queridinhos do público com bastante espaço para brilhar em tela.

Imagem de capa do item

O Supremo Kai

Durante a Saga Boo, Gohan foi enviado até o planeta natal do Supremo Kaioh a fim de treinar e retirar uma poderosa espada mística de uma pedra. De acordo com o enredo, se ele conseguisse remover a espada, isso lhe concederia poderes inigualáveis (sim, parece muito clichê). Porém, temos uma reviravolta incrível após Gohan conseguir a espada…

O artefato não aumenta em nada o seu poder, mas é quando ele a quebra que seu verdadeiro segredo é desbloqueado: o Supremo Kai da geração anterior estava preso dentro da lâmina, e é o velho que passa todo o seu conhecimento para treinar Gohan e, assim, deixá-lo ainda mais forte.

Bom, se olharmos pelo tropo “mentor idoso”, pode até parecer mais um clichê, mas a sabedoria do mestre e a forma como ele passa os conhecimentos tirou a resposta óbvia de um poder imediato devido a uma espada.

Imagem de capa do item

Broly

Os Saiyajins já haviam se estabelecido como criaturas superpoderosas no universo de Dragon Ball, mas o surgimento de Broly mudou o rumo das coisas para essa raça. A forma Super Saiyajin Lendário de Broly é bem diferente dos demais, ativando um modo Berserk que o deixa bem maior que o padrão de sua raça, além de ser incontrolável tamanha a raiva.

A explicação para tanta diferença foi dada em Dragon Ball Super: Broly, quando Paragus explica sua teoria de que seu filho está emanando o poder da forma Oozaru dos Saiyajins, só que sem tomar a forma de macaco gigante. Esse estado lhe garante uma força esmagadora, enquanto aumenta sua capacidade destrutiva, o que justificaria a falta de controle do personagem ao se transformar.

É realmente uma cartada perfeita para modificar um pouco o universo, ao mesmo tempo que justifica as habilidades de Broly, sem perder a essência inicial para seu povo, que é a forma Oozaru. Explorar esse lado primitivo foi uma boa alternativa de Toriyama para inovar os Saiyajins, que já estavam a um bom tempo na mesmice.

Imagem de capa do item

Os Super Saiyajins

O modo Super Saiyajin veio para reformular para sempre todo o universo de Dragon Ball, assim como os níveis de poder da franquia. A primeira vez que sabemos dessa forma é através de Vegeta, que a descreveu como “um estado lendário alcançável apenas por um Saiyajin especialmente talentoso”.

A primeira vez que vemos essa transformação é quando Goku enfrenta Freeza, deixando Vegeta revoltado por acreditar que ele era o mais digno de cumprir tal profecia. Foi essa nova forma que levou Dragon Ball a deixar de ser apenas um anime de artes marciais para apresentar uma nova narrativa repleta de poderes incríveis e transformações empolgantes.

Imagem de capa do item

A grande redenção de Gohan

Gohan tinha tudo para ser o personagem mais forte da franquia, seja por sua herança Saiyajin, a descendência direta de Goku ou sua facilidade absurda em desenvolver o seu poder desde que era apenas uma criança. Mas ele abdicou de tudo isso para seguir sua carreira profissional e seus estudos como um cientista, tentando entender um pouco mais sobre sua origem Saiyajin.

Os fãs ficaram frustrados por passarem anos sem ver o queridinho lutando, ou até mesmo treinando, mas o filme Dragon Ball Super: Super Hero veio para mudar tudo ao trazer de volta um Gohan feroz e com uma nova transformação super poderosa -- o modo Beast.

Apesar de nunca ter sido citada anteriormente, essa nova forma do Saiyajin empolgou os fãs nas salas de cinema ao redor do mundo e mostrou que Gohan não ficou para trás, mesmo sem estar ativamente nas batalhas.