Dragon Ball: Os 10 piores clichês da história
Dragon Ball: Os 10 piores clichês da história
“Conveniências de roteiro” que Dragon Ball insiste em manter…
Dragon Ball é uma obra de Akira Toriyama e se mantém ao longo das décadas, tendo inúmeras mudanças desde sua estreia, já que o mangá shounen ampliou muito seu universo. Porém, alguns detalhes no roteiro se tornaram tão comuns e rotineiros que se enquadram como o famoso “clichê” ou até mesmo um tropo narrativo, o que desagrada os fãs…
Hoje vamos listar 10 conveniências de roteiro e clichês que são não só frequentes, mas tornam a história previsível. E aí, bora pra lista?
Não importa quem morra, as Esferas do Dragão podem reverter isso!
Quando os primeiros personagens morrem em Dragon Ball, o impacto disso é incrível para quem assiste ou lê a história, porém, quando as Esferas do Dragão entram em jogo, logo fica claro que elas são capazes de trazer as pessoas de volta à vida (dependendo das condições e circunstâncias).
Isso é bom quando pensamos que os personagens preferidos dificilmente morrerão definitivamente, mas é ruim na perspectiva de que é tão rotineiro que as próprias mortes não tem mais peso algum.
Vários personagens, até mesmo Goku, já foram ressuscitados em diversas situações.
Os humanos sempre estão em segundo plano
Uma das maiores mudanças da história de Dragon Ball foi a inserção de personagens alienígenas super poderosos, que afasta progressivamente os personagens humanos, por mais que eles também sejam fortes, nunca vão se igualar aos demais aliens.
No início de Dragon Ball nós tínhamos diversos personagens humanos importantes, mas na medida que a série avança é é revelada a herança Saiyajin de Goku, os lutadores humanos mais importantes e até companheiros vão ficando em segundo plano e até mesmo os que se mantém - como Mestre Kame e Kuririn - acabam tendo aparições mais superficiais.
Sempre vai aparecer um Saiyajin aleatório na trama
Se você é um fã de Dragon Ball, sabe que o Planeta Vegeta - o planeta natal dos Saiyajins - foi totalmente destruído por Freeza, o que significa que toda a raça Saiyajin foi exterminada. Pelo menos, esse foi o discurso inicial…
Com o passar do tempo, fomos descobrindo que existem alguns sobreviventes da destruição, como Vegeta, seus aliados, Raditz… Mas, ainda hoje, Dragon Ball consegue arrumar maneiras aleatórias de inserir Saiyajins em sua trama, como os Saiyajins do Universo 6, o que tornou essa tendência de trazer esse povo de volta cada vez menos surpreendente.
Goku sempre tem empatia pelo vilão que quer destruir a Terra
Um herói, principalmente de animes shounen, precisa de qualidades importantes e bem características do gênero, mas Goku às vezes extrapola na simpatia. Apesar de explorar seu espírito de luta, agressivo em combate e despreocupado, ele tem o péssimo hábito de acreditar que a maioria de seus inimigos vai se arrepender.
Isso inclusive já levou Goku a entregar os feijões Senzu para dar uma segunda chance - desnecessariamente - a um dos vilões que enfrentou, o que deixou até mesmo os fãs da obra completamente frustrados com a inocência do protagonista.
Não importa o que aconteça, Freeza sempre volta
Existem muitos vilões memoráveis em Dragon Ball, mas a trama insiste e encontra maneiras de sempre trazer Freeza de volta. Ok, a rivalidade entre Freeza, Goku e Vegeta é realmente grandiosa, principalmente se levarmos em conta a destruição do Planeta Vegeta, mas o vilão já morreu e reapareceu tantas vezes…
Esse “vai e vem” de Freeza encontra seu ponto mais alto em Dragon Ball Super, quando Freeza se torna até mesmo um aliado - mesmo que relutante - sendo recompensado com sua vida.
Uma nova transformação sempre pode surgir
Um dos momentos mais memoráveis de toda a franquia de Dragon Ball é quando Goku se transforma pela primeira vez em Super Saiyajin, mudando para sempre o rumo da série que saiu apenas das artes marciais para novas e poderosas formas que seriam derivadas dessa transformação inicial.
Sim, as transformações são empolgantes, mas acabam sendo previsíveis e repetitivas, já que são sempre a solução encontrada para derrotar um oponente poderoso. Além disso, essas transformações se tornaram tão comuns que nem a aparência dos personagens mudam drasticamente como antes, agora o que temos são as mudanças nas cores do cabelo e olhe lá.
A Terra nunca é destruída de forma permanente
Goku e os Guerreiros Z partem para a ativa quando o Planeta Terra está sendo ameaçado, mas existem alguns casos em que os nossos heróis falharam em proteger a Terra e ela acabou enfrentando sua destruição.
Apesar do choque de ver tudo ser destruído, Dragon Ball logo encontrou formas de reverter essa destruição, seja pelo conveniente Temporal Do-Over de Whis ou dos poderes infinitos do Rei Zeno. Até mesmo a aniquilação do planeta perdeu a importância porque o público já sabe que é algo que pode ser revertido.
A infinita rivalidade entre Goku e Vegeta
Apesar dessa ser uma parte bem interessante do anime, já que, apesar de terem se tornado amigos, ambos permanecem tentando se superar a todo custo, mas essa rivalidade já se estende por anos… Goku e Vegeta estão realmente destinados a serem eternos rivais e é isso o que os empurra a níveis cada vez maiores de força: o desejo de superar um ao outro.
Apesar de ser uma das rivalidades mais amadas dos animes, se tornou um clichê, até porque sempre temos Goku se sobressaindo sobre o Príncipe dos Saiyajins.
Goku sempre ganha
Essa com certeza é uma das maiores tendências de Dragon Ball, pois Goku é sempre aquele que encerra o confronto e leva seus aliados a vitória. Claro, ele é o protagonista de Dragon Ball, então faz sentido que ele fique com os méritos pelos combates, mas em um anime em que o trabalho em equipe nos combates é recorrente, entregar a vitória apenas ao personagem principal torna as lutas previsíveis.
O papel dos demais personagens em momentos cruciais das batalhas começa a ter menos impacto, já que é óbvio para qualquer um que Goku irá aparecer e salvar o dia mais uma vez.
Vegeta nunca é forte o suficiente pra derrotar um vilão
Vegeta com certeza é um dos personagens mais queridos pelos fãs, assim como ele sempre tem uma técnica nova na manda e uma devoção enorme ao treinamento pesado. Ele sempre aparece triunfante com uma nova explosão de poder e habilidades, o que nos faz acreditar que ele vai realmente vencer o inimigo, mas na verdade ele só amacia pra quando Goku chegar…
Isso é uma das reclamações mais frequentes de Dragon Ball, pois sempre acaba com Vegeta esgotado, apanhando e com Goku chegando para resolver a situação. Esse é um padrão que tornou praticamente toda luta de Vegeta previsível, já que supõe-se que ele sempre vai falhar.