Dragon Ball: 7 personagens que o Goku nunca derrotou

Capa da Publicação

Dragon Ball: 7 personagens que o Goku nunca derrotou

Por Márcio Jangarélli

Dragon Ball pode deixar uma impressão um pouquinho enganosa nos fãs; Mesmo que pareça, nem sempre o Goku conseguiu vencer suas batalhas – na verdade, ele acumula mais derrotas e vitórias em grupo do que qualquer outra coisa.

Nessa lista, separei 7 personagens que o Goku nunca conseguiu derrotar na história canônica de Dragon Ball. Não é uma questão de poder e nem do Kakaroto ter perdido a batalha; considerei aqui aqueles adversários para quem ele perdeu e nunca conseguiu uma revanche.

Reúna as sete esferas e vem comigo nessa!

Imagem de capa do item

Mestre Kame

Começando pelo Dragon Ball original, quando criança o Goku conquistou muita coisa, mas apanhou feio em vários, vários momentos. Ele quase morreu para o Tao Pai Pai, para o Piccolo Daimaoh, perdeu até uma luta para o Yamcha, um torneio para o Tien e por aí vai. No entanto, todos esses adversários foram derrotados de alguma forma em uma revanche.

Não dá para dizer, porém, que o Goku conseguiu superar o Mestre Kame em uma batalha.

O criador do Kamehameha enfrentou seu pupilo na final do Torneio de Artes Marciais disfarçado como Jackie Chun. A intenção era não deixar o Goku confortável com a vitória, mostrar que ele poderia crescer muito mais. Foi uma luta árdua e por pouco o plano do sensei não dá errado - principalmente quando a forma Oozaru do Goku desperta. Mas, no fim, Jackie Chun sai vitorioso.

De lá pra cá, os dois só tiveram uma luta alguns anos atrás, durante o arco de preparação para o Torneio de Poder de Dragon Ball Super. Lá, quando Goku e Kame vão tentar recrutar o Tien para a batalha, Mestre Kame é possuído por uma feiticeira e colocado contra seu pupilo.

Não há um encerramento verdadeiro para a luta porque o Goku elimina o selo que estava controlando seu mestre com um Kamehameha. Pode até parecer que o Kame “perdeu” aqui, mas ele levanta logo em seguida, sem nenhuma dificuldade, então é um resultado inconclusivo.

Imagem de capa do item

Raditz

Agora lá do começo de Dragon Ball Z, o primeiro desafio dos guerreiros da Terra foi verdadeiramente brutal. O Raditz, irmão do Goku, chega no planeta e espanca nossos lutadores favoritos sem um mínimo de piedade. Isso inclui o Goku, que quase morre nas mãos do saiyajin.

Existe uma discussão sobre a influência do Goku na morte do Raditz, mas é algo pequeno se comparado a outras batalhas em grupo de Dragon Ball. No fim, a vitória contra o saiyajin é do Piccolo, que mata o inimigo com um Makankosappo - levando o Goku junto, que se sacrifica segurando o vilão para que o ataque atinja em cheio.

Depois disso, o Goku nunca teve uma revanche contra o Raditz - pelo menos de forma oficial.

Imagem de capa do item

Ginyu

Na saga do Freeza em Namekusei, o Goku chega no planeta detonando alguns membros da Força Ginyu sem muito esforço. E, por conta disso, quando chega o momento de enfrentar o próprio Ginyu, ele está confiante demais e cai na armadilha do vilão.

Acontece que Ginyu possuía um poder de transferência de corpo, que ele usa com sucesso no Goku. E ele não só troca de corpo com o saiyajin, como antes ele se fere gravemente, deixando o Goku com um corpo muito mais fraco e à beira da morte.

Vale dizer também que o Ginyu, no corpo do Goku, enfrenta o Vegeta e sai todo quebrado da batalha, retornando para seu corpo original, agora curado, deixando o Goku no chão novamente. Essa bagunça toda só acaba quando ele tenta trocar de corpo com o Vegeta e o Goku interrompe o poder jogando um sapo na frente do raio, fazendo a transferência acontecer com o animal. Dá para considerar isso uma vitória? Fica a dúvida.

O Ginyu só é derrotado de verdade muito, muito tempo depois e não é pelas mãos do Goku. Em Super, quando o Freeza invade a Terra, Ginyu consegue um novo corpo e puxa briga com o Vegeta. Não dá nem para considerar o resultado disso uma batalha, quando o Príncipe Saiyajin explode seu antigo inimigo com um ataque.

Imagem de capa do item

Andróide 19

Na maioria das vezes, o Goku perde não por falta de poder, mas por excesso de confiança, falta de atenção ou o desejo de uma “luta justa”. Esse é o caso da derrota contra o Androide 19.

É até absurdo pensar que o Trunks veio do futuro para avisar o Goku sobre a doença no coração que iria matá-lo e ele nem ligou. O resultado, então, é o herói ir enfrentar os Androides e acabar derrotado por um dos mais fracos quando seu coração começa a falhar. Mereceu, né?

Não houve uma revanche contra o Androide 19, já que ele foi destruído pelo Vegeta pouco depois do Goku cair e nunca retornou para a história de maneira oficial. Claro, é de se imaginar que, em condições normais, seria uma luta consideravelmente simples, mas quem se descuidou foi o próprio Goku, portanto, vitória justa.

Imagem de capa do item

Cell

Falando nas vezes em que o Goku entregou a batalha e só complicou as coisas, não tem como esquecer do caso do Cell. Em uma batalha com o destino da Terra em jogo, Kakaroto para tudo e sai do ringue para colocar o Gohan no lugar. Como se não fosse o bastante, ele ainda dá uma Semente dos Deuses para o inimigo, para que ele tenha uma “luta justa”.

Além dessas ações quase levarem ao extermínio da Terra, elas também resultam na morte do Goku, que usa seu teletransporte para levar o Cell em modo de autodestruição para outro lugar. O vilão sobrevive e é derrotado por um Gohan que já tinha ido muito além dos seus limites.

Mesmo sendo um inimigo clássico e grandioso de Dragon Ball Z, o Cell nunca retornou para a história de maneira oficial - como acontece com o Freeza e o Buu. Assim, não houve uma revanche entre ele e Goku.

Claro, em Dragon Ball GT, na saga do Super 17, quando os habitantes do inferno invadem a Terra, Freeza e Cell se juntam para tentar derrotar o Goku. No entanto, essa é uma história não-canônica.

Imagem de capa do item

Beerus

Quando toda a ideia de uma nova era de Dragon Ball foi anunciada com “A Batalha dos Deuses”, muitos fãs ficaram surpresos com o primeiro inimigo dos Guerreiros Z ser um Deus da Destruição. Será possível que o Goku iria derrotá-lo logo de cara?

Não foi daquela vez e continua não sendo; A primeira história de Dragon Ball Super estabeleceu lutadores que Goku e Vegeta nem sonhavam em alcançar, como o Beerus, e até agora o Deus da Destruição permanece invicto. E, diferente da maioria dos casos da lista, a derrota foi em uma luta justa, sem truques.

Desde então, Goku e Vegeta vem treinando para alcançar o nível do Beerus e superá-lo, mas o caminho para isso ainda é longo. E olha que os dois treinam no planeta do próprio Beerus, com o “sensei” do Deus da Destruição, e continuam levando uma sova dele vez ou outra.

Imagem de capa do item

Zamasu

Para fechar, a última grande derrota do Goku e dos Guerreiros Z: Zamasu. No caso, estou contando toda a história do vilão, incluindo Goku Black e a fusão.

Dragon Ball Super finalmente canonizou algumas coisas que já existiam em aventuras não-canônicas há muito tempo: uma versão maligna do Goku e um Kaioh corrompido. Isso aconteceu na saga do Trunks do Futuro e criou um dos vilões mais poderosos da franquia até então.

O Zamasu conseguiu derrotar os saiyajins em suas formas base, super, com ki divino e até em uma fusão Potara. Quem quase derruba ele é o Trunks, criando uma espada de genki dama, mas ainda não foi o suficiente. Esse foi um vilão tão poderoso e ameaçador que o Goku teve que invocar o próprio Zen-Oh, Deus dos Deuses, para cuidar da situação que saiu do controle.

Assim como vários outro vilões, o Zamasu retorna em Heroes, mas não é cânone. E ele fica no pódio como o único vilão que apenas a maior divindade do universo de Dragon Ball conseguiu conter. Nem mesmo o Moro, no auge dos seus poderes no mangá, foi tão perigoso.