Dragon Ball Evolution: 5 coisas horríveis do filme que você provavelmente não lembra

Capa da Publicação

Dragon Ball Evolution: 5 coisas horríveis do filme que você provavelmente não lembra

Por Flávia Pedro

Apesar de Dragon Ball ser uma das maiores franquias dos animes e mangás de todos os tempos, nem só por glórias a obra de Akira Toriyama é lembrada. Existe um detalhe bem negativo e que muitos fãs gostariam de ter esquecido: Dragon Ball Evolution, o filme live-action que decepcionou a maioria esmagadora de pessoas que o assistiu.

Hoje vamos te ajudar a lembrar de 5 mudanças terríveis desse filme que você provavelmente não se lembra (e seria bom continuar desse jeito). Bora pra lista?

Imagem de capa do item

A essência foi alterada

Dragon Ball Evolution foi um filme bem difícil de ser assistido pelos verdadeiros fãs, já que muitas coisas mudaram em relação a Dragon Ball, seu universo e a mitologia que rondava o anime. Personagens foram deixados de fora, o cenário não tinha semelhanças com o que assistimos na infância, a personalidade de alguns membros da equipe que ficaram já não eram as mesmas… Isso fez com que muitos fãs simplesmente ignorassem a obra.

O próprio Akira Toriyama se mostrou insatisfeito com Dragon Ball Evolution, afirmando que a produção hollywoodiana não captou a essência verdadeira do mangá e apenas fez sua produção americanizada sem respeitar a obra original. Em uma entrevista para a Asahi Shimbun ele demonstrou toda a sua indignação sobre o assunto.

Imagem de capa do item

A cena pós-crédito foi péssima

Não bastando Dragon Ball Evolution ser um filme considerado ruim por muitos, sua cena pós-crédito também decepcionou aqueles que a assistiram. Ao final do longa, Goku derrotou o Lord Piccolo - como era de se esperar - em uma luta bem menos emocionante que na adaptação animada. A morte de Piccolo poderia ter dado ao menos um final coeso para o filme, mas a cena pós-crédito revelou que o vilão sobreviveu!

No mangá - que é a obra original - o Rei Piccolo foi derrotado e é assim que o Piccolo que conhecemos (o mesmo que treinou Gohan) surge, sendo um dos melhores amigos de Goku e personagens da franquia. Por mais que o filme tenha sido uma experiência ruim, ao menos uma cena pós-crédito que mostrasse o querido Piccolo poderia ter dado aos fãs uma satisfação, mas nem isso o live-action entregou.

Imagem de capa do item

Mestre Kame

Quem era o Mestre Kame na adaptação animada de Dragon Ball? Um velho divertido e pervertido, mas que era muito sábio e orientou Goku e Kuririn no início de tudo. Um eremita que escondia seus ensinamentos e os passava através de tarefas que a princípio pareciam não fazer sentido, mas acabavam desenvolvendo o melhor de seus discípulos.

Sua aparência também é icônica, sendo um senhor careca com longas barbas brancas e um óculos escuro que usa em qualquer ocasião e hora do dia. Contudo, o Dragon Ball Evolution não manteve nenhuma dessas características. Ok, sabemos que adaptações live-action exigem alterações e fazemos parte do time que acredita que se a adaptação for boa, a aparência do personagem não tem um grande peso, mas nada aqui foi respeitado.

Aparência? Não. Ser um homem sábio? Não. Ele até mesmo se mostrou cético em relação ao Lord Piccolo, já pensou o Mestre Kame original fazendo algo assim?

Imagem de capa do item

Oozaru

Quem não se lembra da lendária transformação Saiyajin que todos compartilham ao olhar para uma lua cheia? O Oozaru é a memorável transformação dessa espécie em macacos gigantescos e ameaçadores que, muitas vezes, nem tem controle sobre si mesmos. Uma transformação que marcou o mangá e anime, mas que foi completamente estragada em Dragon Ball Evolution.

A transformação no filme foi completamente reformulada, transformando o Oozaru em um servo do Lord Piccolo (completamente diferente do que temos na obra original, não é mesmo?). Além disso, o Oozaru nem tem cauda aqui, o que muda até mesmo a estética do personagem e a origem dessa transformação, além dela não ter nada de gigante.

Imagem de capa do item

O protagonista: Son Goku

Uma das principais e piores mudanças em relação ao anime: Goku! Em Dragon Ball Evolution Goku não é mais um jovem que cresceu longe de outras pessoas e tinha aquele ar ingênuo que cativou os fãs e nos fez acompanhar sua jornada pelo olhar do aprendizado constante. Aqui ele se transformou em um adolescente sem graça que sofria bullying no colégio e tinha uma paixão bem boba por Chi-chi.

Nem sua personalidade foi mantida, já que agora ele se tornou um adolescente incompreendido que só quer se encaixar e “ser legal como os outros”. Ele sempre se questiona de onde vem e porque possui algumas de suas habilidades, o que não tem muito a ver com o Goku de Akira Toriyama que não demonstra questionar tanto sua origem, mas deseja a qualquer custo se tornar mais forte do que já é.