Dragon Ball: As 10 maiores polêmicas envolvendo o anime

Capa da Publicação

Dragon Ball: As 10 maiores polêmicas envolvendo o anime

Por Flávia Pedro

Apesar de ser um dos animes mais populares de todos os tempos, Dragon Ball também coleciona algumas polêmicas ao longo de suas histórias. Akira Toriyama não se preocupou muito ao criar quadros de extrema violência, personagens repletos de estereótipos raciais e cenas que seriam censuradas por conteúdo sexualizado.

Há fãs que defendem, afirmando que Dragon Ball é um produto de seu tempo. Mas também existem fãs que entendem todas as problemáticas e reconhecem que esses pontos poderiam ser melhorados.

Hoje vamos falar sobre 10 momentos polêmicos do anime, qual dos fãs você é? O que passa pano ou o que percebe os problemas da narrativa? Divide com a gente nos comentários!

Imagem de capa do item

O nome "Mr. Satan"

No Brasil conhecemos este personagem também como Mr. Satan, mas você sabia que na tradução ocidental seu nome foi substituído por Hércules? Aparentemente, a conexão entre Mr. Satan e o nome bíblico de Satanás não pegou muito bem para a dublagem da Funimation.

Ele então passou a ser chamado de Hércules, o que parece um bom nome para um lutador de artes marciais dos anos 80.

Genocídios em grande escala

Akira Toriyama é um autor que não tem medo de matar personagens e isso levou a inúmeros genocídios ao longo da franquia. Extermínio de planetas inteiros, raças, estrelas e etc... A existência de diversas criaturas acabou sendo apagadas em um piscar de olhos.

Por mais que nós estejamos habituados com isso hoje em dia, devemos admitir que esse não é bem um conteúdo infantil propício para as manhãs semanais.

Uma das cenas mais chocantes é o ataque de Freeza ao planeta dos Saiyajins, onde a cena mostra essas pessoas gritando desesperadamente enquanto são engolidos por uma explosão e aceitam seu trágico fim.

A forma como Cell absorvia suas vítimas

Essa cena assustou muitas crianças ao redor do mundo e fez alguns pais repensarem sobre esse ser um desenho para seus filhos. Cell, um dos Androides criados por Dr. Gero como uma arma biológica, absorvia as pessoas que ficavam em seu caminho.

A questão aqui é a forma peculiar com que ele as absorve: utilizando uma espécie de agulha na ponta de sua cauda, que penetra na pele da vítima e a suga de dentro para fora, até a absorção completa da pessoa.

Cena em que Freeza mata Kuririn

Que Freeza é um vilão cruel e impiedoso, isso todo mundo já sabe a tempos, mas a morte de Kuririn foi uma das cenas onde fica claro o quão maníaco ele é. Em sua Segunda Forma, Freeza atravessa o tronco de Kuririn com um de seus chifres, o que já seria suficiente para matar o Guerreiro Z.

Contudo, não satisfeito, ele afunda cada vez mais seu chifre em Kuririn, atravessando seu corpo e sacudindo-o para que ele sentisse ainda mais dor antes de morrer. Claro, a animação e dublagem tiveram um papel fundamental para que essa se tornasse uma cena pesada demais para um desenho animado infantil...

Vemos sangue jorrando do ferimento de Kuririn, Freeza claramente se diverte ao ver todo o sangue e dor de seu oponente, que a essa altura estava gritando desesperado. Uma bela cena para a hora do almoço na época em que Dragon Ball era transmitido em TV aberta, não é?

Imagem de capa do item

Hitler já deu as caras no anime como "O Ditador"

Adolf Hitler já deu as caras na franquia de Dragon Ball, você sabia disso? Ele aparece no filme "O Renascimento da Fusão" e é revivido ao lado de outros temidos vilões. Apesar de ser bem polêmico, esse momento acabou de uma forma até que aceitável...

Hitler só foi revivido para que Goten e Trunks descessem a porrada nele.

Censura nos EUA

Na década de 90, os animes começaram a fazer muito sucesso no ocidente, graças a obras como Sailor Moon e Pokémon, que popularizaram essas animações e fizeram com que as emissoras de TV adquirissem os direitos de qualquer desenho nessa pegada.

Um dos primeiros foi Dragon Ball Z, que se mostrou ser uma obra muito pesada para passar na programação infantil. Tantas mortes, violência, sangue e cenas de nudez foram responsáveis por fazer com que vários desses momentos fossem cortados e o anime fosse remodelado de forma aceitável para a TV aberta.

Não só isso, mas cerveja foi transformada em água, cigarros foram removidos e partes íntimas de personagens foram tapadas para que ele pudesse ser transmitido livremente.

Muitas cenas de nudez

Nudez em desenho animado é um assunto particular que varia de país para país, alguns deixam passar mais fácil que outros. Mas Dragon Ball exagera tanto nesse ponto que fica difícil ser aprovado até em países mais "liberais".

Goku, Bulma e Gohan são alguns dos personagens que apareceram completamente nus e, como você pode ver no vídeo acima, Bulma teve seus seios expostos em uma brincadeira idiota feita por Kuririn. Ela com certeza é a personagem que mais aparece sendo sexualizada no quesito nudez.

Coitado dos editores, que tiveram que cobrir tudo isso naquela época.

Mestre Kame é um tarado

Quando uma pessoa toca o corpo de outra de forma íntima sem permissão, sabemos o que significa. Mestre Kame é um exemplo de personagem que se aproveita de momentos aleatórios para fazer isso e um exemplo é o vídeo acima. Por mais que sua queda em cima da Nº18 tenha sido acidental, enfiar a cara nos seus seios e depois apertá-los (enquanto ela está com sua filha no colo), com certeza foi proposital.

Poderia citar diversos outros momentos em que ele haje de forma similar com Bulma, tendo os famosos "sangramentos nasais" em momentos que a personagem se expõe ou é exposta. Isso sempre foi um grande problema notado pelos fãs, incomodando profundamente boa parte do público.

O "humor oriental" é bem peculiar nesse ponto, são questões culturais que normalizam esse tipo de cena em obras como Dragon Ball, mas no ocidente elas realmente não são bem aceitas com tanta facilidade.

Imagem de capa do item

Estereótipos raciais em personagens negros

Esse é um ponto delicado que é sempre lembrado por muitos fãs de Dragon Ball. O personagem que levantou essa discussão com certeza foi o Sr. Popo, um dos mais simpáticos da franquia. Entretanto, esse personagem possuía traços que foram apontados como Blackface.

Blackface era uma forma de maquiagem teatral utilizada por artistas brancos para se parecerem com negros, evitando que pessoas negras integrassem o elenco. Foi usado principalmente no início do século 19 e, embora fosse considerado um entretenimento na época, agora é - obviamente - entendido como racista e ofensivo.

Além de Sr. Popo, temos o personagem Killa. Sua aparência pode não ser tão problemática quanto a de Popo, mas a Funimation o dublou de uma forma bem esquisita. Killa aparece no Torneio Mundial de Artes Marciais e sua dublagem fez com que quase nada dito por ele fosse entendível sem o uso de uma legenda. Por que apenas o personagem negro foi retratado dessa forma? Falando tão estranhamente e por tanto tempo?