Doutor Octopus: Tudo o que você precisa saber sobre o vilão do Homem-Aranha
Doutor Octopus: Tudo o que você precisa saber sobre o vilão do Homem-Aranha
Conheça o vilão clássico do Homem-Aranha que vai retornar nos cinemas
Homem-Aranha é um dos heróis da Marvel com uma gama mais interessante de vilões. Mas entre híbridos colossais e duendes medonhos, Doutor Octopus consegue sobressair como um dos mais intrigantes. Afinal, sua principal arma não são seus braços mecânicos assustadores, mas sim seu intelecto invejável.
O cientista já trabalhou junto a Peter Parker em diversos momentos e esteve contra o herói ainda mais vezes. O Doutor Octopus é uma parte inseparável da história do Homem-Aranha e, por isso, os fãs mal podem esperar por sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Conheça a trajetória surpreendente deste vilão icônico.
Os criadores e a primeira aparição do Doutor Octopus nos quadrinhos
Doutor Octopus foi mais uma das criações de Stan Lee, em parceria com Steve Ditko. Ele surgiu em 1963 em uma revista produzida pela dupla, Amazing Spider-Man #3, em que John Duffy trabalhou como letrista. A capa alegava que o Doutor era o inimigo mais poderoso do Aranha, uma declaração defendida por fãs até os dias de hoje.
Seu poder fica evidente já em sua primeira aparição, em que o vilão dominou um hospital. Neste embate, o Homem-Aranha foi humilhado e só conseguiu escapar por um triz. Mas na mesma edição, o herói encontra um jeito de derreter seus braços mecânicos, derrotando o vilão pela primeira vez.
Qual é a história de origem do Doutor Octopus?
Otto Octavius era um cientista nuclear que desenvolveu dois pares de braços mecânicos controlados remotamente para manipular materiais radioativos. Um dia, seus experimentos dão errado, fundindo as partes robóticas ao seu corpo. O excesso de radiação mexe com o seu cérebro e ele se torna o perigoso vilão Doutor Octopus.
Mas esta é apenas parte de sua trágica história. Na verdade, ele cresceu em um lar dividido: seu pai era um homem violento e sua mãe, superprotetora. Durante uma briga, ao descobrir uma atitude hipócrita de sua mãe, ela sofreu um ataque cardíaco e faleceu. Consumido pela culpa, ele acabou errando o experimento que o transformou em um vilão.
Quais são os poderes e as habilidades do Doutor Octopus?
Doutor Octopus é conhecido por carregar nas costas quatro tentáculos flexíveis de metal que são controlados com o seu pensamento. Os braços mecânicos eram feitos de titânio, originalmente, mas são substituídos ao longo dos anos por versões melhoradas que usam adamantium e carbonadium.
Seus tentáculos podem ser esticados para alcançar distâncias surpreendentes, carregam mais de 8 toneladas, podem gerar rajadas de vento e ajudar o Doc Ock a escalar paredes. Se isso já não fosse o suficiente, o Doutor é um gênio! Além de demonstrar habilidades de concentração surpreendente, Octavius também é especialista em radiação e engenharia. Tá bom pra você?
Sexteto Sinistro
Exatamente por ser tão inteligente, ele chegou a conclusão que não poderia derrotar o Homem-Aranha sozinho e reuniu um grupo de seus maiores vilões para acabar de uma vez por todas com o amigão da vizinhança. Assim nasceu o Sexteto Sinistro.
Além do Doutor, a formação original contou também com Abutre, Electro, Kraven, Homem-Areia e Mystério. Sua primeira missão envolveu o sequestro de Betty Brant e da Tia May, que foi muito bem tratada pelo vilão. Depois de serem derrotados novamente pelo Homem-Aranha, o Doutor Estranho se isolou por um tempo e assumiu o manto de Planejador.
Padrasto de Peter Parker?
Lembra que eu falei que o Doutor Octopus sequestrou a Tia May? Pois bem, este não foi o fim da interação da dupla. Otto Octavius bolou um plano para casar com May Parker. E a história é meio louca, então tenta acompanhar. O relacionamento começou do nada. Quando Peter descobriu, o casal já agia como pombinhos apaixonados.
Otto foi preso defendendo May, mas algo não estava certo. Enquanto ele escapava para realizar seu casamento, o Homem-Aranha descobriu que ele só queria se apoderar da nova herança de May Parker: uma ilha no Canadá com as reservas de urânio mais ricas do mundo. E tem mais, com acesso a uma usina nuclear. Peter invadiu o casamento, sequestrou a tia May e tudo terminou com uma grande explosão nuclear.
Mortes e ressurreições do Doutor Octopus
O Doutor Octopus acabou sendo morto por um clone ensandecido de Peter Parker chamado Kaine. Por um breve período de tempo, sua assistente Carolyn Trainer assumiu como Doutora Octopus. Ela fez tudo a seu alcance para ajudar Doc a voltar à vida. Inclusive, quando o vilão foi renascido pela organização Mão, ela foi responsável por restaurar suas memórias.
Outra ocasião que teve um fim trágico para Octopus foi após a *Guerra Civil. Após impedir um plano do Doutor que envolvia usar controlar o cérebro dos Vingadores para usá-los em seu Sexteto Sinistro, o Homem-Aranha é forçado a trocar de corpo com Otto. Impetuoso, Otto mata seu antigo corpo de Doutor Octopus na esperança de viver como Homem-Aranha.
O Homem-Aranha Superior
Antes da mente de Peter Parker morrer no corpo do Doutor Octopus, ela se conectou com seu antigo hospedeiro para mostrar ao Otto Octavius a responsabilidade de ser um herói. Comovido, o ex-Doutor jura continuar seu legado e se tornar uma pessoa ainda melhor, assim ele se declara o Homem-Aranha Superior.
Otto foi um Homem-Aranha muito mais violento do que Peter jamais tivera coragem de ser, cegando o Abutre e matando o Massacre. Ao mesmo tempo, ele também era mais eficiente, usando spider-bots para patrulhar melhor a cidade. Ele chegou até a criar sua própria empresa de tecnologia, a Parker Industries. Mas eventualmente, Otto volta a uma réplica de seu corpo e Peter Parker assume como Homem-Aranha.
Doutora No Aranhaverso
No universo fantástico da premiada animação Homem-Aranha: No Aranhaverso, Otto Octavius não é encontrado em lugar nenhum, mas isso não significa que não exista um Doc Ock. Quando Miles Morales é pego em uma missão secreta, ele descobre que em seu mundo existe uma Doutora Octopus: Oliva Octavius.
Dublada por Kathryn Hahn, a Agatha Harkness de WandaVision, Olivia é uma mulher excêntrica que fica muito empolgada em estudar as anomalias interdimensionais do filme. Na trama, ela não demonstra ser legitimamente má, apenas uma clássica “cientista maluca”. Ela usa o mesmo aparato de Otto, mas sem estar fundido a seu corpo.
Contra Invencível
Sabe o Invencível, o herói sangrento da Image Comics que ganhou uma série animada igualmente violenta pela Amazon Prime Video? Então, ele mesmo. Ele já enfrentou o Doutor Octopus nos quadrinhos. Não é pegadinha! Mark Grayson estava enfrentando um vilão capaz de viajar entre as dimensões quando caiu diretamente no Doutor Octopus.
O encontro aconteceu em 2006, nas páginas da revista Marvel Team-Up #14. Esta era uma série de crossovers que normalmente acontecia entre os heróis da Marvel, mas como Robert Kirkman estava a frente do projeto, ele conseguiu criar uma edição reunindo seu próprio universo, Invencível, com o Homem-Aranha. A história faz parte do cânone de Invencível e é referenciada na revista Invincible #33.
O Retorno de Alfred Molina como Doutor Octopus
Nos cinemas, o Doutor Octopus apareceu como o vilão principal de Homem-Aranha 2, ainda em 2004. Dirigido por Sam Raimi, o filme adapta levemente as origens do personagem e seus primeiros crimes como um vilão. Interpretado por Alfred Molina, Octo consegue se redimir, mas tem um final trágico.
Mas como as coisas só acabam quando terminam, o mesmo personagem estará de volta em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, terceiro filme do herói no MCU. Algum feitiço perigoso do Doutor Estranho vai bagunçar as realidades, trazendo vilões de outras eras cinematográficas do Aranha para as telinhas, entre eles o Doutor Octopus do Alfred Molina.