Doutor Estranho: Todos os poderes do Mago Supremo da Marvel
Doutor Estranho: Todos os poderes do Mago Supremo da Marvel
Você sabe o que Stephen Strange é capaz de fazer?
Como Mago Supremo, se espera que Doutor Estranho seja a pura supremacia da magia, mas não é bem assim. Stephen Strange pode ser bem poderoso nos quadrinhos, mas deixa a desejar nos filmes. E mesmo com diversos truques na manga, o mago acaba escorregando uma vez ou outra em suas aventuras místicas.
Por isso, fica confuso saber o que Strange é ou não é capaz de fazer. Será que ele conseguiria derrotar a Feiticeira Escarlate em um mano a mano nos quadrinhos? Ou quem sabe o “supremo” é só no nome? Não temos essas respostas, mas podemos falar um pouco mais sobre seus poderes. Confira a lista abaixo!
Mago Supremo
É importante lembrar que Doutor Estranho é o Mago Supremo da Terra nos quadrinhos, o que significa que não existe um livro que não possa resolver um problema mágico. Logo, além de alguns poderes clichês como raios místicos e escudos de proteção, Stephen tem uma variedade de poderes ao seu alcance por ser letrado nas artes místicas.
Para os que não acreditam na extensão de seus poderes, o mago já revelou ser capaz de matar um mortal com a simples contração de um dedo.
Banimento
Esse truque todo bom mago precisa manter como um plano B, até porque você não vai querer ter um encosto te seguindo por aí. E essa é uma habilidade que Stephen mostrou ser capaz de fazer em diversas situações. Doutor Estranho já baniu criaturas e humanos para outras dimensões, porém, só é possível se a magia de quem bane for “maior” que a magia de quem é banido durante a execução do feitiço.
Transmutação
Stephen não apenas tem controle sobre transformações no próprio corpo, como também pode modificar objetos ao seu redor. Algumas das transmutações mais recorrentes nos quadrinhos é quando Stephen transforma uma arma de fogo em borboletas ou vagalumes.
Intangibilidade
Doutor Estranho não é nenhum coach, mas a frase “A mente domina a matéria” combina bastante com uma de suas habilidades: a intangibilidade. Como dito anteriormente, Stephen pode transformar o seu corpo e isso se estende à capacidade de passar através de material sólido e, até mesmo, ficar invisível.
Telepatia
Não é apenas Charles Xavier que vive de telepatia. Doutor Estranho pode se comunicar psiquicamente e ler mentes. Vale lembrar que essa é uma de suas habilidades que podem, e são, ampliadas através de energias místicas adjacentes. A mais conhecida da lista é o Olho de Agamotto, que o ajuda não apenas a ver “além”, mas também lhe fornece habilidades psíquicas incrivelmente poderosas.
Ilusão e hipnose
E, se entrar na mente humana é algo fácil para o mago, enganá-la não é tão difícil quanto parece. Stephen consegue criar ilusões e até hipnotizar as pessoas. O mais conhecido no leque de artimanhas do personagem é quando o mesmo se multiplica em uma luta para distrair o seu inimigo.
Manipulação do espaço e tempo
Stephen Strange do Universo Cinematográfico da Marvel pode não ter mais a Jóia do Tempo, mas o personagem nos quadrinhos é capaz de manipular o tempo e espaço de alguma maneira. Por exemplo, ele já congelou, desacelerou e viajou através do tempo. Claro que não é uma tarefa simples e é necessário extrema concentração.
Quando falamos em espaço, Stephen é capaz de se teletransportar por grandes distâncias, além de poder modificar a realidade ao seu redor em certa medida.
Projeção Astral
Este foi um dos primeiros poderes de Stephen apresentado nos quadrinhos. Através da projeção astral, Doutor Estranho pode sair de seu corpo físico e viajar através do espaço “na velocidade de um pensamento”. Nessa forma, nenhuma das leis físicas podem afetá-lo, como também não precisa respirar, comer, beber ou dormir.
Manipulação elemental
Doutor Estranho se tornou um especialista na habilidade dos Sacerdotes Negros em usar a linguagem para distorcer a realidade. Isso significa que através de símbolos e palavras, Stephen consegue manipular o seu entorno. Logo, a criocinese e pirocinese, as habilidades de controlar gelo e fogo, são algo corriqueiro para ele. Além dele conseguir desintegrar material orgânico.
Condução do Divino
Com seu contato com seres místicos e não-místicos de múltiplas dimensões, Stephen aprendeu a canalizar a energia extradimensional. E a fonte dessa energia não é necessariamente proveniente de uma entidade “boa”. Geralmente, Stephen contata duas forças divinas: o Vishanti (a trindade formada por Hoggoth, Oshtur e Agamotto) e o Octessência (um grupo de oito seres).
Mas, ele já utilizou inimigos, como Dormammu, como fonte de poder. Entre outras entidades conjuradas para a canalização estiveram os Faltine, os Serafins, Cinnibus, Seol, Ikthalon, Denak, Shuma-Gorath, entre outros. Nessa categoria se encontra o famoso feitiço “Faixas Escarlates de Cyttorak”.
Além de canalizar essas forças místicas, se não tomar cuidado, Stephen pode acabar por absorver a mente dessas entidades celestiais, podendo perder todo o senso de si.
Consciência côsmica
Essa habilidade é intensificada durante a meditação, porém, Stephen possui um sentido capaz de detectar anomalias no tempo e no espaço, o permitindo se proteger contra viajantes do tempo, invasores extra dimensionais, alienígenas, etc. O famoso “sinto uma perturbação na Força”.