Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: 4 teorias que se confirmaram e 4 que se provaram falsas

Capa da Publicação

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: 4 teorias que se confirmaram e 4 que se provaram falsas

Por Gus Fiaux

Dirigido por Sam Raimi, o grandioso Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é a mais nova aposta do Universo Cinematográfico da Marvel, solidificando cada vez mais o interesse do estúdio pelos universos alternativos e conexões com várias franquias. Desde que o projeto foi anunciado, as teorias de fãs foram nos pontos mais absurdos e variados, criando diversas ideias sobre o que seria essa nova aventura.

E embora boa parte dessas ideias tenha se provado verdadeira – sobretudo no que se trata das jornadas individuais dos personagens – muitas teorias mirabolantes acabaram sendo desmentidas pelo filme. Aqui, reunimos 4 teorias de fãs que acertaram em cheio e 4 que caíram por terra graças a Multiverso da Loucura!

Imagem de capa do item

FALHOU: Variantes de What If...?

Quando os primeiros teasers e trailers de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura começaram a pipocar na internet, muitos fãs foram à loucura (perdão pelo trocadilho) com a possibilidade de conexões com What If...?, a série animada da Marvel Studios - sobretudo devido à presença de uma versão maligna e uma versão zumbi de Stephen Strange.

Quem assistiu à série sabe que há um episódio focado em uma "variante do mal" do Mestre das Artes Místicas, que acumulou muito poder ao invocar e derrotar diversos demônios do Multiverso. Já no episódio que traz zumbis, podemos ver um Doutor Estranho morto-vivo. Contudo, no filme, as duas versões alternativas de Strange que aparecem não têm conexão com a série.

Imagem de capa do item

ACERTOU: Os Illuminati

Essa aqui nem é bem uma teoria - ou melhor, não é uma teoria que o filme comprovou, já que tínhamos a certeza de que os Illuminati apareceriam no Universo Cinematográfico da Marvel desde o segundo trailer oficial do filme. Contudo, não deixa de ser curioso que o estúdio decidiu trazê-los em uma participação especial apenas para massacrá-los brutalmente.

Os Illuminati presentes no filme inclusive sugerem uma expansão ainda maior do Multiverso - tivemos uma variante da Capitã Carter (que não parece ser a mesma de What If...?), uma nova Capitã Marvel (Maria Rambeau), o Senhor Fantástico de John Krasinski, o Raio Negro de Anson Mount e até o Professor X de Patrick Stewart.

Imagem de capa do item

FALHOU: Participações mirabolantes

Por mais que os Illuminati apareçam e tenham um tempo considerável na tela, os fãs foram longe demais com algumas especulações envolvendo várias participações especiais que acabaram não se concretizando. Muito se falou sobre a presença do Wolverine de Hugh Jackman (e outros X-Men), bem como o Motoqueiro Fantasma de Nicolas Cage.

Alguns foram ainda mais longe e disseram que Chris Evans retornaria como o Tocha Humana em uma adaptação do Quarteto Fantástico, que também contaria com Jessica Alba como Mulher Invisível. Algumas participações até foram discutidas pela equipe de produção, mas não aconteceram, como Tom Cruise como Homem de Ferro em outra realidade.

Imagem de capa do item

ACERTOU: Clea se junta ao MCU!

Desde o começo, alguns fãs especulavam que o filme serviria para introduzir Clea ao Universo Cinematográfico da Marvel. Nos quadrinhos, a heroína sempre foi um grande interesse amoroso para Stephen Strange e toda sua origem se conectava diretamente ao grande antagonista do primeiro filme do mago, Dormammu.

E eles não estavam totalmente errados. A personagem faz sua estreia na cena pós-créditos do filme, interpretada por Charlize Theron em roupas muito extravagantes. Ainda não temos uma noção clara de quem é essa Clea e qual será seu papel no futuro, mas sua participação é um forte indício de que as Guerras Secretas estão chegando ao MCU.

Imagem de capa do item

FALHOU: Ligações com Loki

O Multiverso está se expandindo há algum tempo no MCU, e havia muita expectativa que Doutor Estranho no Multiverso da Loucura conectasse as pontas soltas de outras obras, como a série solo do Loki - esse boato inclusive ganhou força quando Michael Waldron, o roteirista da série, foi escalado para escrever o roteiro do longa.

Porém, não há sequer menção aos eventos da aventura do Deus da Trapaça, nem o envolvimento de Loki e Sylvie no rompimento do Multiverso. Talvez tenhamos mais dessas conexões no futuro, na segunda temporada de Loki, mas por ora, não vimos o Mestre das Artes Místicas aparecendo para resolver as várias maluquices realizadas pelo Deus da Trapaça.

Imagem de capa do item

ACERTOU: WandaVilã

Quando os primeiros detalhes do filme começaram a ser divulgados, muitos fãs se dividiram entre quem acreditava que o vilão do longa seria a variante maligna do Doutor Estranho e quem acreditava que, na verdade, esse era o papel da Feiticeira Escarlate. E parece que o segundo grupo acertou na mosca, uma vez que Wanda Maximoff se entregou de vez à vilania.

Claro, o filme deriva diretamente dos acontecimentos de WandaVision e fica bem claro que a heroína está corrompida pelo poder maligno contido no Darkhold, o livro que ela rouba de Agatha Harkness ao fim da série. E mesmo assim, não há como esquecer as mortes gloriosas que ela provoca no longa, como o massacre na sede dos Illuminati.

Imagem de capa do item

FALHOU: Wanda & os Mutantes

Por outro lado, muitos supunham que o filme terminaria com uma "redenção" para Wanda Maximoff - o que de fato aconteceu, quando ela decidiu pôr abaixo o castelo criado por Chthon no Monte Wundagore. Mas algumas teorias sugeriam uma "Dinastia M reversa", onde Wanda seria a responsável por criar a raça mutante na "terra principal" do MCU.

A ideia é que, após matar Charles Xavier, Wanda sentiria um remorso bem incontrolável e falaria algo como "More Mutants" (ou "mais mutantes"), e isso ativaria o Gene-X através do Universo Cinematográfico da Marvel. Isso obviamente não aconteceu e a estreia dos X-Men na franquia continua sendo uma incógnita que só será resolvida no futuro...

Imagem de capa do item

ACERTOU: Bruce Campbell

Por fim, essa aqui nem era tanto uma teoria quanto uma certeza. Quem sabe da carreira de Sam Raimi e acompanha a filmografia do diretor tem uma clara noção da amizade que ele nutre com Bruce Campbell. Os dois se juntaram na década de 80, desde o primeiro filme de Raimi, e firmaram uma parceria estável na trilogia Uma Noite Alucinante.

Desde então, Bruce está em quase todos os filmes de Raimi, e muitos dos fãs do diretor esperavam vê-lo se juntando ao Universo Cinematográfico da Marvel, mesmo que fosse apenas uma participação especial. Dito e feito: o ator aparece como o vendedor de um quiosque na Terra-838 e tem uma breve participação na última cena pós-créditos do filme.