Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: 10 perguntas que o filme deixa para o futuro

Capa da Publicação

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: 10 perguntas que o filme deixa para o futuro

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Na última quinta-feira (05), chegou aos cinemas Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o mais novo longa do Universo Cinematográfico da Marvel. O filme é dirigido por Sam Raimi e coloca o Mestre das Artes Místicas contra a Feiticeira Escarlate em uma aventura sombria por diversas realidades.

Com efeitos visuais belíssimos e uma trama muito movimentada, o filme abre um leque de possibilidades para o futuro do MCU – incluindo pistas para a adaptação das Guerras Secretas no futuro. Aqui, reunimos 10 perguntas que Doutor Estranho no Multiverso da Loucura deixa para o futuro da franquia e do MCU!

Imagem de capa do item

Quando Wanda Maximoff vai retornar?

Ao fim do filme, a jornada insana da Feiticeira Escarlate é concluída de um modo bem trágico: ao conseguir ir até seus filhos, ela percebe que as crianças (ou melhor, as variantes) têm medo dela, e acaba desistindo de ficar por lá. Porém, esse não é o sacrifício final.

Mais poderosa que nunca, Wanda Maximoff decide destruir um castelo no Monte Wundagore, sendo soterrada pelos destroços - tudo como meio de se redimir por ter se corrompido pelo Darkhold. No fim, seu destino fica em aberto.

É claro que esse não é o fim da personagem e nós certamente a veremos de novo no futuro. Contudo, fica a dúvida: quando Wanda vai retornar? Mais do que isso: quando isso acontecer, a Feiticeira Escarlate estará em busca de redenção? Só o futuro nos dirá...

Imagem de capa do item

O Doutor Estranho conseguirá se "descorromper"?

Porém, Wanda Maximoff não é a única a ser seduzida e corrompida pela magia sombria presente nas páginas do Darkhold. Após derrotar seu "eu sinistro" de outro universo, Stephen Strange também usa o livro para atos perigosos, e ao fim do filme acaba se corrompendo.

O grande plot twist do final, que serve como um teaser para o futuro da franquia do mago, é que ele acaba ganhando um "terceiro olho", assim como sua versão maligna. E isso é um indício de que ele absorveu magias que nem mesmo deveria aprender, e está com sua alma condenada.

Resta saber se no próximo filme, ele será capaz de reverter esses efeitos e se tornar um mago "puro" novamente. Para isso, no entanto, ele deve passar por uma série de tribulações e sacrifícios, para que possa finalmente encontrar a paz interior e a felicidade que tanto deseja.

Imagem de capa do item

Mordo de fato se tornou um vilão?

Ao longo do filme, conhecemos uma nova versão de Karl Mordo, que vive no mesmo universo que os Illuminati. Essa versão virou o Mago Supremo após a morte do Doutor Estranho de seu universo, e parece nutrir rancor do Stephen Strange da Terra-616 que chega à sua realidade.

Porém, quando Strange o encontra, revela que o Mordo de sua realidade teve inveja e "ficou louco", tentando matá-lo. Isso obviamente não nos é mostrado no filme, já que a única versão do personagem que aparece é justamente essa contraparte da Terra-838.

Isso nos leva a questionar se há planos para o Barão Mordo no futuro e se ele será trazido como um vilão de vez, assim como nos quadrinhos - e vale lembrar que, até a cena pós-créditos do primeiro filme, ele era um dos aliados mais importantes do Doutor Estranho.

Imagem de capa do item

Dormammu vai retornar?

Na primeira cena pós-créditos, conhecemos Clea, que chega na Terra-616 para buscar Stephen Strange e levá-lo em outra viagem pelo Multiverso, para impedir um evento catastrófico. Quando ela usa uma adaga mágica para abrir um portal, podemos ver nitidamente o visual da Dimensão Sombria.

O local é lar de Dormammu, a entidade poderosíssima com quem Strange precisa "barganhar" no fim de seu primeiro filme solo. Mais do que isso, Clea é também a sobrinha desse ser maligno nos quadrinhos, ainda que seja uma heroína e acabe se tornando interesse amoroso do Doutor Estranho.

Com isso em mente, é bem provável que o Senhor da Escuridão apareça mais uma vez na franquia, dessa vez como uma ameaça ainda maior - ou até como um aliado para Strange. De um jeito ou de outro, essa é uma questão que só deve ser resolvida no terceiro filme solo do herói.

Imagem de capa do item

É o fim do Darkhold?

O sacrifício de Wanda Maximoff tem um papel importante no fim do filme - ela destrói o castelo criado pelo demônio Chthon, que possuía vários feitiços e maldições cravados nas paredes. Essa magia foi posteriormente transcrita no Darkhold, transformando-se no livro oculto.

Quando Wanda faz seu sacrifício, o Darkhold parece ser destruído em todos os universos - tanto que, na realidade onde o Doutor Estranho estava com o livro, ele também é queimado. Mas será que esse de fato é o fim desse grimório maldito?

Nos quadrinhos, o Darkhold é virtualmente indestrutível e serve para uma ampla variedade de atos malignos - tanto que foi o livro responsável pela criação dos vampiros no Universo Marvel. É possível que alguém tenha deixado uma cópia por aí ou que Chthon tenha feito um backup em outra caverna?

Imagem de capa do item

America Chavez se tornará uma feiticeira?

Ao fim do filme, America Chavez toma um rumo bem diferente das HQs. Ela acaba se juntando a Wong em Kamar-Taj, e passa a aprender magia. No final, ela lembra muito o Doutor Estranho treinando em seu primeiro filme solo, ainda sem conseguir abrir portais.

Nos quadrinhos da Marvel, America nunca passou de uma heroína com força sobre-humana, resistência e a habilidade de criar portais. Porém, parece que sua versão do Universo Cinematográfico da Marvel terá o treinamento místico completo, cortesia do próprio Mago Supremo.

Essa ideia, ainda que inusitada, funcionaria por uma série de razões - como, por exemplo, para que ela possa treinar o Wiccano quando o herói for devidamente introduzido no MCU. Ou, conhecendo a personalidade esquentadinha de America das HQs, ela pode desistir disso e partir para suas próprias aventuras...

Imagem de capa do item

America vai reencontrar suas mães?

Ainda falando na abridora de portais, America Chavez descobriu seu dom quando ainda era muito criança, em um evento traumático: ela sem querer abriu um portal que sugou suas mães pelo Multiverso, antes dela mesma ser jogada para outra realidade.

Desde então, America vaga por várias realidades enquanto tenta descobrir os seus poderes e reencontrar suas mães. E a pergunta que fica é: será a heroína capaz de reencontrá-las em algum momento? Elas ainda estão vivas em outro universo ou já morreram?

Vale mencionar que, nos quadrinhos da Marvel, America é definitivamente separada de suas mães e não consegue encontrá-las novamente - exceto as variantes malignas "criadas" por um parasita interdimensional, a Mãe. Mas seria bem interessante vê-la realizando seu sonho.

Imagem de capa do item

Wanda reencontrará seus filhos?

Falando de reencontros familiares, não podemos esquecer que a Feiticeira Escarlate aparentemente "desistiu" de seu plano para encontrar seus filhos e passar a morar com eles em outro universo. Mas isso não significa que Billy e Tommy Maximoff não podem retornar no futuro.

Quem acompanha as HQs sabe que as almas dos gêmeos acabaram sendo reencarnadas em dois meninos de famílias diferentes: Tommy Shepherd e Billy Kaplan, que por sua vez se tornaram os heróis juvenis Célere e Wiccano, que fazem parte dos Jovens Vingadores.

Faria sentido que a Marvel apresentasse essas duas versões poderosas dos meninos em algum momento, especialmente se uma adaptação dos Jovens Vingadores estiver mesmo a caminho, como muitos acreditam que está. Mas pode demorar até vermos Billy e Tommy "mais velhos"!

Imagem de capa do item

Veremos novos Illuminati no MCU?

Mesmo com várias expectativas levantadas pelos fãs, os Illuminati têm um papel bem pequeno no filme. Eles são de outro universo - a Terra-838 - e só estão no filme para atrasar o Doutor Estranho e para morrer nas mãos da Feiticeira Escarlate.

No filme, conhecemos Professor X, Raio Negro, Senhor Fantástico, Capitã Marvel, Capitã Carter e Mordo. Todos eles, com exceção de Mordo, são mortos violentamente por Wanda, em um dos momentos mais assustadores e violentos do filme.

Mas isso nos deixou com a pulga atrás da orelha: será que os Illuminati serão formados na Terra-616? Agora que Stephen Strange sabe de sua existência e da razão pela qual eles foram criados, é possível que ele dê a ideia de formar esse grupo em sua própria realidade?

Imagem de capa do item

As Guerras Secretas estão chegando?

O filme brilhantemente apresenta o conceito das Incursões, que é quando dois universos colidem entre si, resultando na destruição de um deles ou de ambos. Esse conceito foi apresentado nos quadrinhos e foi crucial para que as Guerras Secretas de 2015 acontecessem.

O futuro do Universo Cinematográfico da Marvel ainda é uma incógnita e não sabemos quais são os planos para o próximo grande crossover da saga, mas é seguro afirmar que o pavimento para uma adaptação da história está sendo montado.

Resta saber quando isso acontecerá - e se for para apostar, creio que seja na Fase 6, depois que peças importantes já estiverem sendo adicionadas ao tabuleiro, como o Quarteto Fantástico e até mesmo os X-Men. Só nos resta saber se o Doutor Destino será o grande vilão por trás de tudo...