Doutor Estranho – 31 Easter-eggs e referências encontradas no filme!
Doutor Estranho – 31 Easter-eggs e referências encontradas no filme!
Doutor Estranho chegou aos cinemas brasileiros na última semana, arrebatando o grande público e os fãs de quadrinhos com uma história bem fiel às HQs. O longa conta com várias referências aos quadrinhos, à cultura pop e ao Universo Cinematográfico da Marvel, e nós trouxemos aqui 31 easter-eggs do filme!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Origem
A origem do herói é bem similar à dos quadrinhos. Stephen Strange é um cirurgião arrogante, profundamente imerso em seu trabalho. Certa noite, ele perde o controle de seu veículo e acaba sofrendo um grande acidente que debilita suas mãos.
Inclusive, a cena em que o vemos pela primeira vez em sua maca de recuperação, após os tratamentos, é bem similar a uma capa desenhada por Brandon Peterson para uma das revistas do personagem.
Christine Palmer
Uma referência direta ao arco O Juramento, Christine Palmer, interpretada por Rachel McAdams, é uma enfermeira que trabalha ao lado de Strange em um hospital, servindo na sala de emergência.
Nos quadrinhos, essa é uma das personagens a usar o título de Enfermeira Noturna e salva Strange após o herói ter tomado um tiro.
Nicodemus West
Outra referência a O Juramento, temos outro cirurgião chamado Nic, que é um "rival" de Strange dentro do mesmo hospital e que acaba fazendo a cirurgia para tratar as mãos do colega após o acidente de carro.
Nos quadrinhos, ele também realizou a cirurgia de Stephen, mas acabou se tornando um vilão que buscava por as mãos em um Elixir místico.
Torre dos Vingadores
Boa parte do início e do meio do filme se passam em Nova York e, com isso, podemos ver algumas vezes a Torre dos Vingadores aparecendo em meio aos prédios da cidade.
Os Heróis Mais Poderosos da Terra
Além disso, os próprios Vingadores são mencionados algumas vezes, sempre referenciados como os responsáveis por salvar a Terra de ameaças físicas, enquanto os Mestres das Artes Místicas salvam o planeta de ameaças místicas e sobrenaturais.
Wong
Interpretado por Benedict Wong, Wong é uma versão um pouco diferente do Wong das HQs. Aqui, além de Mestre das Artes Místicas, ele aparece como o bibliotecário de Kamar-Taj e protetor do Sanctum Sanctorum de Hong Kong.
Nos quadrinhos, ele é mais reconhecido por ser um servo de Strange, versado em artes marciais.
Hamir e o Ancião
Falando nisso, também temos um personagem chamado Hamir, que nos quadrinhos, é o pai de Wong - embora aqui, essa conexão aparente ser improvável.
Mais curioso que isso, Strange pensa que Hamir é o Ancião, devido às suas roupas e sua aparência, uma clara referência ao Ancião das HQs, que é um homem idoso asiático.
Kaecilius
Interpretado por Mads Mikkelsen, Kaecilius é o grande vilão do filme. Aqui, ele é um fiel seguidor de Dormammu, que pretende entregar a Terra à entidade, para que o planeta e seus habitantes vivam em meio à eternidade.
Poucos sabem, no entanto, que esse personagem também existe nos quadrinhos, porém de modo bem diferente. Lá, ele era apenas um capanga menor do Barão Mordo.
Livros Místicos
Há pelo menos dois livros de estudos místicos importantes vistos no filme - pelo menos, que conhecemos das HQs, já que grande parte dos livros mencionados são criados originalmente para o filme. São eles o Livro do Vishanti, que é de onde surgem boa parte dos poderes e feitiços dos magos.
E o outro, ainda mais usado no filme, é o Livro de Cagliostro, que nas HQs é um importante guia de magia negra e no filme é de onde surgem os conhecimentos a respeito do tempo e a manipulação dele.
Relíquias
Além dos livros, vários utensílios, artefatos e relíquias místicas estão presentes no filme. Só falando do Doutor Estranho, temos o Olho de Agamotto e o Manto da Levitação - além dos Anéis de Acesso, porém esses não existem nas HQs.
Além desses, outros importantes são a Varinha de Watoomb, usada por Wong, o Cajado do Absoluto, armas pertencentes a divindades como Hoggoth, e outra que merece um item especial...
Tribunal Vivo
A relíquia principal usada por Mordo é o Cajado do Tribunal Vivo, que por sua vez é uma referência a uma importante entidade cósmica do Universo Marvel.
O Tribunal Vivo é a personificação da ordem, da justiça e vaga pelo Multiverso julgando, aprovando ou condenando diversos eventos.
Sanctum Sanctorum
Nas HQs, o Sanctum Sanctorum é a base do Doutor Estranho em Nova York. Nos cinemas, existem três - um em Nova York, outro em Londres e outro em Hong Kong - e eles servem como escudos místicos que impedem a invasão de Dormammu na Terra.
Lar das muitas dimensões
Assim como nas HQs, os Sanctum Sanctorum tem algumas finalidades importantes, como resguardar alguns itens místicos. Além disso, a função mais proeminente no filme - e que também tem origem nos quadrinhos - é a de ser um local com várias portas para diversas dimensões e locais no multiverso.
Referências à cultura pop
Em um dos momentos mais engraçados do filme, Strange pergunta o nome de Wong. Ao descobrir que o mago só usa o nome "Wong", Stephen pergunta se é algo como "Adele, Bono, Beyoncé, Eminem" e outros artistas que usam apenas um nome artístico.
Depois disso, ainda podemos ver Wong distraído escutando o hit Single Ladies, de Beyoncé.
Irmão Vodu
O Mestre das Artes Místicas que defende o Sanctum Sanctorum de Nova York é Daniel Drumm. Nas HQs, ele é o irmão falecido do Irmão Vodu.
Daniel era o Irmão Vodu original, até morrer e passar o manto para seu irmão, Jericho. Ainda assim, ele retorna dos mortos como um fantasma que auxilia Jericho. No filme, ele morre abrindo a possibilidade para a apresentação de seu irmão.
Fugitivos
Já o Sanctum de Hong Kong é defendido por vários magos, dentre os quais podemos mencionar Tina Minoru.
Nos quadrinhos, Tina é uma vilã, mãe de Nico Minoru, uma heroína que se junta ao grupo juvenil conhecido como Os Fugitivos. A Marvel já encomendou uma série para a equipe.
Shamballa
Em Kamar-Taj, a senha da rede wi-fi é Shamballa. Essa é uma referência a Em Shamballa, uma importante história do Doutor Estranho, onde ele se vê confrontado por um ardiloso dilema moral.
Agamotto
Não apenas o Olho de Agamotto aparece no filme, como o seu criador também é mencionado, sendo o primeiro Mago Supremo do Planeta Terra, uma adaptação direta da história do personagem nas HQs.
Símbolos místicos
Vários símbolos místicos são retratados no filme. Os mais importantes estampam as entradas e janelas dos Sanctum Sanctorum. Em Nova York, podemos ver o Selo do Vishanti, sendo que o Vishanti é a tríade composta por Agamotto, Oshtur e Hoggoth.
Manto da Levitação
Assim como nas HQs, o Manto da Levitação tem um importante papel no filme. Aqui, o objeto também é uma relíquia mística que tem vida própria, o que rende boas cenas de humor e lembra o Tapete Voador de Aladdin.
Luvas
Um item de vestuário importante nas HQs do personagem é o par de luvas amarelas, que foi deixado de fora da maior parte do filme por não combinar com as roupas e ser muito chamativo. Contudo, na cena entre os créditos, podemos ver Strange usando luvas similares.
Cavaleiro Negro
O Cavaleiro Negro é um personagem místico da Marvel que já fez parte dos Vingadores nas HQs. Originalmente, em Doutor Estranho, teríamos uma referência direta à Espada de Ébano, que é usada pelo herói.
Esse easter-egg foi cortado, mas podemos ter outra referência ao personagem. Dentro do Sanctum Sanctorum de Nova York, entre muitas relíquias, podemos ver um capacete muito parecido com o elmo do Cavaleiro Negro nas HQs.
Dormammu
Como muitos fãs já especulavam antes mesmo do filme ser lançado, Dormammu tem um papel fundamental no filme, e chega a aparecer, sendo confrontado por Strange durante uma barganha. Ele é o soberano da Dimensão Negra, e tem profundo interesse em acoplar a Terra aos seus domínios.
Curiosamente, o personagem foi vivido em captura de movimentos e voz pelo próprio Benedict Cumberbatch, que também interpreta o herói titular do filme.
Dimensão Negra
A Dimensão Negra, onde Dormammu habita, também aparece duas vezes no filme. E assim como nos quadrinhos, ela está longe de ser escura como seu nome sugere.
O local é colorido, psicodélico e - com perdão pelo trocadilho - estranho.
Fantasia
Como o diretor de fotografia do filme, Ben Davis havia mencionado, o filme tem grande influência visual de Fantasia, o épico musical da Disney.
As referências visuais são bem explícitas, principalmente durante a aparição de Dormammu, que remete diretamente ao demônio Chernabog da animação. Além disso, o visual do filme remete à Matrix, A Origem e outros.
Acéfalos
Ao final do filme, quando Kaecilius é usado como moeda de troca para o acordo entre Strange e Dormammu, o vilão e seus seguidores são sugados para a Dimensão Negra, onde começam a se deformar e exibir um único olho brilhante.
Embora não seja confirmado, isso nos remete aos Acéfalos, criaturas místicas e poderosas que agem apenas destruindo tudo no caminho, e são frequentemente comandadas por feiticeiros malignos.
Joia do Infinito
Como já era especulado e teorizado pelos fãs, o Olho de Agamotto abriga uma das Joias do Infinito e, embora não seja revelado nominalmente, pelos poderes empregados no filme, temos certeza de que se trata da Joia do Tempo.
Anciã
Assim como sua versão dos quadrinhos, a Anciã é a principal protetora da Terra, a Maga Suprema. Com sua morte - um evento importante nas HQs -, o título fica vazio... porém, Stephen não deve preenchê-lo... ainda.
Thor: Ragnarök
A cena que se passa entre os créditos do filme traz o Deus do Trovão em busca de ajuda para encontrar Odin. Ao que tudo indica - e alguns fãs suspeitam - essa cena deve fazer parte de Thor: Ragnarök, o que significa que veríamos novamente o futuro Mago Supremo no ano que vem.
Na mesma cena, é mencionado o nome de Loki, que também terá um papel importante no terceiro filme do Thor.
Barão Mordo
Nas HQs, Karl Mordo sempre foi um grande inimigo do Doutor Estranho. Nos cinemas, ele é interpretado por Chiwetel Ejiofor e começa como um discípulo leal da Anciã.
Porém, ao descobrir que sua mestra usa poderes vindos de Dormammu e da Dimensão Negra, ele perde a fé e deixa os heróis. Na cena pós-créditos, vemos que ele está a caminho de se tornar um vilão, uma referência direta às HQs.
Stan Lee
E como não podia deixar de ser, temos no filme uma das famosas participações especiais de Stan Lee, que é um dos co-criadores do personagem, ao lado de Steve Ditko.
Aqui, o escritor aparece brevemente em um ônibus, lendo "As Portas da Percepção", de Aldous Huxley, um livro que narra as experiências lisérgicas do autor... algo que se encaixa bem em um filme psicodélico como Doutor Estranho.
Esquecemos de alguma referência? Deixe nos comentários!