Doutor Destino: 10 fatos e curiosidades sobre o vilão da Marvel
Doutor Destino: 10 fatos e curiosidades sobre o vilão da Marvel
Curve-se perante Destino!
Victor von Doom é um dos maiores vilões da Marvel, pra não dizer da ficção como um todo. O Doutor Destino sempre representou uma grande ameaça para diversos super-heróis, mas principalmente para o Quarteto Fantástico, por isso reunimos aqui 10 fatos e curiosidades sobre o Lorde da Latvéria. Salve Destino!
Primeira aparição e origens do Doutor Destino
Victor von Doom apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1962, na quinta edição da revista do Quarteto Fantástico, criado pela dupla Stan Lee e Jack Kirby.
Após sua mãe, de origem cigana, ser morta por aldeões, Victor jurou vingança, e seu intelecto o levou a estudar nos EUA, onde conheceu Reed Richards, seu futuro arquirrival.
Após um acidente desfigurar seu rosto, ele obteve refúgio no Tibete, e retornou ao seu país natal, a Latvéria, onde destronou o antigo rei e assumiu seu posto como novo líder da nação.
Motivações do Doutor Destino
Três grandes desejos motivam as ações de Victor ao longo da sua mitologia: derrotar Reed Richards, seu rival intelectual desde a faculdade; salvar a alma de sua mãe, em posse do demônio Mefisto desde sua morte, e se tornar o salvador do planeta Terra, pois, segundo o próprio, apenas sua mão-de-ferro pode levar a humanidade a um futuro próspero e sem miséria.
Poderes e habilidades do Doutor Destino
Seu intelecto e suas origens ciganas dão à Destino grande conhecimento tecnológico e mágico, fazendo com que ele seja um grande inventor, capaz de criar sua própria máquina do tempo, e um grande mago, capaz de rivalizar com seres como o Doutor Estranho.
Rixa com Richards
Após os eventos da faculdade, Reed Richards, o Senhor Fantástico, e o Doutor Destino vieram a rivalizar com uma enorme frequência, muito porque Destino responsabiliza Richards pelo acidente que o levou a ser expulso da faculdade e desfigurar seu rosto, além de achar revoltante que Richards seja renomado como uma das maiores mentes do planeta. Tal rivalidade fez com que todos os membros do Quarteto Fantástico tivessem rusgas com Destino em vários momentos.
Antagonista do Universo Marvel
Não apenas o Quarteto Fantástico, mas como inúmeros grupos e heróis da Marvel já antagonizaram Destino. A lista conta com os Vingadores, o Homem de Ferro, o Homem-Aranha, Doutor Estranho e os X-Men.
Muitas sagas e arcos importantes trouxeram Victor como o grande vilão, como a primeiras e a últimas Guerras Secretas e o arco Cruzada das Crianças, onde o vilão foi responsável pela morte da Estatura, filha de Scott Lang e integrante dos Jovens Vingadores.
Membro da Fundação Futuro
Quando o Tocha Humana morreu, Reed Richards fundou a Fundação Futuro, onde reuniu uma série de cientistas superpoderosos para buscar soluções para a humanidade. Dentre os membros, um deles acabou sendo Doutor Destino, a pedido da filha de Richards, Valeria.
Juntos na mesma equipe, Reed e Victor protagonizaram momentos onde os dois deveriam trabalhar juntos pela mesma causa. Destino deixou a equipe quando Johnny Storm, o Tocha Humana, retornou dos mortos.
Kristoff Vernard
Kristoff Vernard é filho adotivo de Victor von Doom, que decidiu adotá-lo após ver sua mãe ser morta por um inimigo local, Zorba. Assim, Kristoff se tornou herdeiro do trono da Latvéria, inclusive assumindo como Doutor Destino e líder da Latvéria na ausência de seu pai adotivo.
Pator Destino!
Dentre as várias versões do Doutor Destino, uma das que mais se destacam é o Pator Destino (Duck-Tor Doom, no original em inglês). O personagem faz parte do universo do Porco-Aranha, onde os personagens da Marvel foram reimaginados com versões animalescas e cartunizadas.
Doutor Destino nos filmes
Até aqui, duas versões cinematográficas do Doutor Destino apareceram nas telonas: a primeira foi no filme de 2005 do Quarteto Fantástico, interpretado por Julian McMahon, aparecendo também na sequência de 2007, e no reboot de 2015, interpretado por Toby Kebbell.
Em ambas as versões o personagem não é caracterizado por ser monarca da Latvéria, inclusive tendo pouca relação com o país. Na primeira versão, Victor era CEO de sua própria empresa, que tem papel central na origem dos poderes da equipe.
No filme mais recente, o personagem aparece mais inspirado na versão do antigo Universo Ultimate. Victor trabalha com Reed Richards no projeto para transportar a equipe para a Zona Negativa, criando rixa com ele a partir dali.
Jogos e música-tema
No mundo dos videogames, o Doutor Destino foi um dos vários personagens da Marvel a participar dos crossovers com a Capcom, na série Marvel vs Capcom.
A primeira aparição do vilão foi em Marvel Super Heroes, e a mais recente foi em Marvel vs Capcom 3, onde o personagem ganhou uma música-tema, que pode ser ouvida no vídeo acima.
Além dos jogos de luta, o vilão apareceu em vários jogos relacionados ao Universo Marvel, como Ultimate Alliance, Marvel Nemesis e Avengers: Battle for the Earth, além de jogos mobile como Future Fight e Contest of Champions.