9 doramas para quem quer começar e não sabe por onde
9 doramas para quem quer começar e não sabe por onde
Pegue papel e caneta e anote essas dicas!
Round 6 pode ser uma produção recente, mas a Coréia tem se infiltrado na cultura popular há alguns anos. Por isso, quando o assunto é dorama, existem uma infinidade de produções. E, entre roteiros datados, histórias únicas e produções indispensáveis, é difícil saber pode onde começar a consumir esse gênero narrativo.
Pensando nisso, separamos 9 doramas perfeitos para quem não conhece nada desse mundo, mas quer, pelo menos, descobrir o porquê dessa nova febre. Confira!
Oh My Ghostess
Os coreanos não têm medo de juntar o sobrenatural com uma boa comédia. E essa é a melhor definição de Oh My Ghostess. Lançado em 2015, a produção traz um dos papéis icônicos de Park Bo Young, além de colocá-la lado a lado de um dos atores mais queridos da Coréia, Jo Jung Suk.
Na história, uma mulher tímida, que trabalha como assistente em um restaurante, é possuída por um espírito de uma jovem que não sabe como morreu. A situação fica desconfortável para a assistente, mas a fantasma faz uma proposta irrecusável: “Eu ajudo você a conquistar o chef do restaurante e você me ajuda a fazer a passagem para o outro mundo”.
Para quem: quer uma comédia cheia de mistérios, temática leve e atuações marcantes.
Strong Woman, Do Bong Soon
Ainda sobre comédias sobrenaturais, Do Bong Soon é uma mulher que possui uma força hercúlea. Capaz de esmagar objetos com facilidade, ela esconde seus poderes e sonha em construir uma carreira como desenvolvedora de jogos.
É então que ela conhece o herdeiro com tendências excêntricas que dirige uma companhia de jogos, Ahn Min Hyuk. Ao descobrir da força de Bong Soon, ele lhe oferece um emprego como guarda-costas, desde que ele a ajude a desenvolver seu próprio jogo. Strong Woman foi um dos destaques de 2017 pela sua narrativa divertida e trilha sonora contagiante.
Para quem: quer os papéis sendo invertidos, procure por comédias dramáticas e atuações exageradas.
Hello, My Twenties!
Na maioria das vezes, os doramas excedem a realidade. Eles tratam dos extremos do que é viver na sociedade coreana. Mas, às vezes, encontramos algumas produções que conseguem transmitir um pouco melhor o dia-a-dia de um coreano comum. E é essa a proposta de Hello, My Twenties!
Seguindo a vida de cinco jovens mulheres dividindo um apartamento, essa comédia dramática percorre temas leves como conviver com pessoas desconhecidas, como também situações complicadas, como relacionamentos abusivos. Aos poucos, o espectador se apaixona pela personalidade de cada uma das garotas e pela sinergia que elas têm.
Para quem: quer assistir algo próximo da realidade, que intercale drama e comédia, procure por personagens complexos.
True Beauty
Adaptado de um webtoon, True Beauty possui uma característica importante para quem quer começar no mundo dos doramas: seu ritmo. Diferente de boa parte dos doramas, essa produção tem uma construção narrativa que faz cada episódio passar rápido.
Lançado em 2020, seguimos Lim Joo Kyung, uma garota do colegial que sofre bullying devido a sua aparência. Quando a situação se torna insuportável, Lim se transfere do colégio e encontra nessa oportunidade, uma mudança de… Rosto? Através de tutoriais de beleza, ela muda sua aparência e passa a ser o centro das atenções.
Para quem: quer personagens carismáticos, romances leves, gosta de séries adolescentes americanas.
Itaewon Class
Com um enredo mais adulto, Itaewon Class se destacou em 2020 pelo seu elenco. Nele, seguimos Park Sae-ro-yi, um ex-presidiário que abre um bar-restaurante em Itaewon. Junto de Jo Yi-seo e sua equipe, ele se esforça para alcançar o sucesso enquanto luta contra um conglomerado de alimentos.
Itaewon Class é uma dos doramas que consegue misturar o que sempre vemos nas produções coreanas, mas com um ar de novidade devido a originalidade do tema.
Para quem: gosta de “vida real”, prefere drama acima de romance, procura por desenvolvimento de personagem.
It's Okay Not to be Okay
Um dos hits de 2020, It’s Okay Not to be Okay é um dos destaques na carreira de Seo Ye-Ji. Diferente da produção Save Me, em que também tem papel importante, aqui vemos a atriz em uma situação de poder e influência, em uma trama repleta de drama, paixão e desejo.
Nela, um agente comunitário de saúde de uma ala psiquiátrica, Moon Kang Tae, não tem tempo para amar. É então que ele conhece Go Moon Young, uma famosa autora de livros infantis que sofre de transtorno de personalidade anti-social. Ao se conhecerem, os dois começam a curar as feridas emocionais um do outro.
Para quem: procura por romances com um pé na realidade, goste de produções sobre saúde mental, quer ver um casal que transborda química
As Células de Yumi
Um dos destaques de 2021, Yumi’s Cells é um Divertidamente coreano. Nele, entramos na cabeça de Yumi e Goo Woong, duas pessoas que terão seus destinos cruzados após um encontro às cegas.
Enquanto vemos o desenvolvimento romântico entre os dois, também espiamos a confusão que as células causam na cabeça dos dois. Mesmo que o enredo pareça bobo, As Células de Yumi é uma história sobre desenvolvimento pessoal que promete render risadas, mas também algumas lágrimas. Cada episódio é composto por dois capítulos, que se debruçam sobre uma situação do cotidiano dos dois, fazendo com que a série seja leve e fácil de se assistir.
Para quem: gosta de comédias dramáticas, quer algo rápido e leve, procura por romances verossímeis.
You make me dance
Sendo o mais curto das produções da lista, You Make Me Dance é mais uma tentativa da Coréia em criar conteúdo BL (Boy’s Love). De um lado, temos um estudante universitário se formando em dança contemporânea, do outro, um agiota de bom coração que deseja se aposentar.
Quando a dívida precisa ser paga, o agiota decide ajudar o bailarino a ganhar o papel principal de uma peça antes de largar os negócios. Entre situações românticas, vemos o desabrochar do romance dos dois. Um dos destaques é que cada episódio tem cerca de 15 minutos de duração.
Para quem: não tem muito tempo, quer uma narrativa intensa, gosta de produções LGBT+.
Mad for Each Other
Hwi Oh tem problemas em controlar a raiva. Min Kyung acredita que todos estão contra ela. Após um encontro inusitado, o casal descobre que, não apenas frequentam a mesma terapeuta, como também são vizinhos.
Cada episódio de Mad for Each Other têm 30 minutos e todos conseguem tirar risadas, mas também pensamentos profundos sobre saúde mental e relacionamentos. Talvez a produção da lista que aborda relacionamentos de forma mais adulta, Loucos um Pelo Outro é imperdível para quem quer começar e não sabe por onde.
Para quem: não tem muito tempo, goste de produções sobre saúde mental, procura por romances verossímeis
Bônus: You are Beautiful
Recomendar doramas antigos é sempre complicado. A narrativa nem sempre é fluida como as atuais, a qualidade da direção não é das melhores e é possível encontrar um ou outro enredo problemático.
Porém, se você quer conhecer um clássico, You are Beautiful pode ser o caso para você. Unindo diversos estereótipos de produções coreanas, nele conhecemos Go Mi Nyu, que precisa se disfarçar como seu irmão gêmeo, Go Mi Nam, e tomar o seu lugar no boy group de sucesso, A.N.Jell.
O problema é que, após conhecerem Go Mi Nam melhor, os rapazes do grupo passam a criar sentimentos por ele, mas isso sem saberem que na verdade é “ela”. De 2009, You are Beautiful traz um enredo divertido que, diferente de outras produções da época, não sofre tanto com enredos desconfortáveis e problemáticos ao ser consumido hoje em dia.
Para quem: gosta de comédias, quer os papéis sendo invertidos, atuações caricatas, mas cativantes.