7 doramas baseados em séries americanas
7 doramas baseados em séries americanas
Já imaginou a sua série favorita ganhando um remake coreano?
La Casa de Papel: Coréia pode parecer uma novidade quando se fala em adaptações coreanas de produções estrangeiras, mas, a verdade é que essa não foi a primeira e, nem será a última vez, que vemos séries sendo adaptadas para o formato “dorameiro”.
Entre tramas policiais e humor ácido, separamos sete produções americanas que receberam uma nova roupagem para a televisão coreana. Já assistiu alguma dessas?
Life on Mars
Life on Mars é aquele tipo de produção que não cansa de receber adaptações. Criada originalmente como uma série britânica em 2006, ela segue a história de Sam Tyler que, após sofrer um acidente de carro, acorda no ano de 1973. Adaptada em 2008 para a televisão americana, Life on Mars chegou à Coréia em 2018.
Com Jung Kyung-Ho como o detetive Han Tae Joo, seguimos o mesmo enredo. Porém, desta vez, o personagem é jogado para o ano de 1988 e, para conseguir retornar ao seu tempo, Han Tae Joo precisa resolver uma série de assassinatos ocorridos em uma pequena cidade.
Criminal Minds
Esse é um dos clássicos das séries procedurais da televisão americana. Em Criminal Minds, seguimos um esquadrão de elite do FBI que procura estudar as maiores mentes criminosas e antecipar seus próximos passos. Lançado em 2005, a série teve dois spin-offs ao longo dos anos, Suspect Behavior e Beyond Borders.
Já a versão coreana, de 2017, trouxe Lee Joon-gi, de Moon Lovers, em um dos papéis principais, além de rostos conhecidos como os de Lee Sun-bin, de Caçadores de Demônios, e Im Su-hyang, de My ID is Gangnam Beauty.
Nela, seguimos o esquadrão ficcional, National Criminal Investigation (NCI), que segue o mesmo propósito da versão original: antecipar os próximos passos de um assassino em série.
Designated Survivor: 60 Days
A produção original da Netflix, Designated Survivor, protagonizada por Kiefer Sutherland foi um marco para o streaming. Nele, um membro do gabinete se torna presidente dos Estados Unidos após um ataque catastrófico que mata todos acima dele na linha de sucessão. Com sua estreia ocorrendo em 2016 e totalizando três temporadas, não demorou muito para a Coréia fazer a sua própria versão.
Em 2019, Jin Jin-hee vive o papel de um ministro do Meio Ambiente, Park Ju-jin, que se encontra diante do desafio de governar a Coreia após um atentado contra o parlamento.
The Good Wife
A versão americana de The Good Wife pode ter durado sete anos e um spin-off, mas, doramas conseguem resumir qualquer história em 16 episódios. Nessa versão, Jeon Do-yeon é Kim Hye-kyung, que precisa retomar a sua carreira como advogada após o seu marido ser preso por conta de um escândalo político.
A série original não é muito diferente desta adaptação. Com Julianna Marguiles no papel principal, vemos Alicia Florrick dar a volta por cima de humilhações e traições para cuidar de sua família.
Suits
Suits é mais uma daquelas séries que se apoia na dinâmica da dupla principal para engajar o público. Rodada em torno de casos jurídicos, seguimos Mike, um garoto que foi expulso do colégio, mas que possui uma brilhante memória, e Harvey, um dos melhores advogados de Manhattan. Com um toque de humor ácido, a série durou nove temporadas, de 2011 até 2019.
Já sua versão coreana, lançada em 2018, segue a mesma dinâmica. Com Park Hyung-sik, de Strong Woman Do Bong-soon, e Jang Dong-gun, de Crônicas de Arthdal, o dorama foi bem aceito pelo público, além de ter sido co-produzido pela NBC Universal.
Entourage
Mesmo com oito temporadas e um filme, Entourage é como um clássico esquecido. A produção original da HBO relata a ascensão à fama de Vincent Chase, um jovem astro de cinema, e seus amigos de infância, enquanto desbravam Hollywood.
Com dezesseis episódios, sua versão coreana conta a mesma história, mas, desta vez, relatando as dificuldades da indústria do entretenimento da Coreia. Esse é um dos casos em que a adaptação não correu tão bem como o esperado. Devido a sua narrativa estadunidense e seu humor “pesado”, Entourage não caiu no gosto popular.
Less Than Evil
Com um título completamente diferente da produção em que foi inspirada, Less than Evil é uma adaptação de Luther, série britânica protagonizada por Idris Elba e com Ruth Wilson. Ambas compartilham o mesmo enredo, a diferença é que uma teve cinco temporadas ao todo, enquanto o dorama se manteve com 32 episódios, porém, cada um com 35 minutos de duração.
Sua história segue um detetive que cria uma relação com uma psicopata. Na versão coreana, o destaque fica para Shin Ha-Kyun, ator premiado por sua performance em Beyond Evil.