Deidara: Tudo sobre o personagem de Naruto
Deidara: Tudo sobre o personagem de Naruto
Tudo sobre Deidara, um dos membros mais jovens da Akatsuki de Naruto
Introduzido no primeiro grande arco de Naruto Shippuden, Deidara logo conquistou aos fãs com seu visual, poderes e personalidade. Em um momento onde a Akatsuki ainda era uma organização misteriosa, ele e Sasori apresentaram um pouco mais sobre o grupo, além de demonstrarem quão únicos todos os seus membros eram. Mesmo sendo um vilão que não se importava com nada e ninguém além de sua arte, o carisma do personagem conquistou e ele acabou se tornando o favorito de muitos.
Sua trajetória em Naruto é bastante conhecida, mas há muitos detalhes a serem descobertos sobre o personagem. Quer saber qual sua história antes da Akatsuki? Que informações o Databook traz sobre ele? Aqui, você encontrará tudo isso e muito mais!
Qual é a origem do Deidara?
A princípio, Deidara era um ninja da Vila da Pedra, treinado por ninguém menos que o Terceiro Tsuchikage, Ōnoki. Devido à sua kekkei genkai, ele conseguia utilizar o Estilo Explosão em batalha, e se tornou parte de uma divisão ninja voltada para explosivos.
De acordo com o Terceiro Databook de Naruto, o ninja da Pedra era um artista bem antes de deixar sua vila. Ele inclusive havia alcançado grande reconhecimento por suas esculturas de argila, mas para Deidara isso não era o suficiente. Buscando ir ainda mais longe, ele decidiu roubar um jutsu proibido de sua vila, que permitiria a ele misturar seu chakra a outras substâncias.
Assim surgiu a famosa argila explosiva do personagem, utilizada pela primeira vez enquanto ele escapava. A partir daí, ele se tornou um ninja renegado, passando a oferecer seus serviços como bombardeiro para diversos países.
Como é a personalidade do Deidara?
Ao longo da história, Deidara se mostra como uma pessoa inicialmente relaxada e extremamente confiante. Mesmo em batalha, o membro da Akatsuki se mantinha calmo, sendo capaz de sorrir mesmo durante uma batalha intensa.
Depois de algum tempo, ele se mostra mais irritadiço, ficando nervoso com Tobi com muita facilidade. Ele também se mostra um tanto sádico, podendo explodir seus adversários de modo brutal e considerar isso como arte.
Muito jovem e muito poderoso, é visível que a confiança do personagem o torna arrogante. Mesmo após a derrota que o obrigou a entrar para a Akatsuki, ele demonstra ter um ego considerável.
Deidara é recrutado pela Akatsuki
Os talentos de Deidara logo chamaram a atenção Akatsuki. O grupo não perdeu tempo, e enviou Itachi, Kisame e Sasori para recrutar o jovem. Este, no entanto, não tinha interesse em trabalhar exclusivamente para o grupo, decidindo recusar a oferta.
A organização não aceitou a rejeição. Buscando resolver o assunto da maneira mais simples, Itachi fez uma proposta: se ele derrotasse Deidara, o artista viria com eles. Mas caso perdesse, a Akatsuki não o incomodaria mais.
O ninja da Pedra aceita imediatamente, confiante de que não seria derrotado. As coisas acabam não acontecendo como ele pretendia, no entanto. Usando seu Sharingan, o Uchiha rapidamente o prende em um genjutsu, derrotando seu adversário sem esforço.
Por causa disso, Deidara é obrigado a entrar para o grupo. Como isso tudo acontece pouco depois da saída de Orochimaru, o artista o substitui como parceiro de Sasori.
Informações do Databook sobre o Deidara
De acordo com o Terceiro Databook, o ponto mais forte de Deidara é ninjutsu, no qual ele tem nota 5. Velocidade e inteligência vem depois, com 4.5, seguidas por Stamina, no qual ele recebe nota 4. Por fim, em Taijutsu, Genjutsu, força e sinais de mão, ele fica com 3.5. Quando se trata de missões, é dito que ele completou 82 missões oficiais.
Também é revelado que durante Naruto Shippuden o ninja da Pedra tinha apenas 19 anos, sendo um dos membros mais jovens da Akatsuki. O livro revela até que o aniversário do personagem é em 5 de maio.
Outras informações que constam no Databook já são conhecidas pelo público. É o caso, por exemplo, da pessoa que ele quer enfrentar ser Itachi, bem como de seu passatempo ser fazer experimentos com explosões.
Argila Explosiva
Como explicado em sua origem, a argila explosiva utilizada pelo personagem vem de um jutsu proibido, que permite a ele misturar seu chakra à argila que utiliza em suas obras. Apesar disso, há um processo para a criação desses explosivos, que variam em potência.
Para colocar seu chakra na argila e dar forma a ela, Deidara utiliza uma de suas bocas, em geral a da mão esquerda. Após algum tempo "mastigando" o material, o explosivo é cuspido, quase pronto para ser utilizado. A partir daí, o ninja pode aumentá-las de tamanho e dar vida às suas criações, dando ainda mais utilidade a elas em batalha.
Tanto a qualidade da argila quanto o chakra aplicado influenciam no poder e tipo da explosão que será gerada. Além disso, a técnica tem suas limitações, já que ficar sem argila ou sem chakra impossibilita Deidara de utilizá-la. Outro ponto fraco é que, por seus explosivos serem baseados inteiramente no tipo terra, técnicas do Estilo Relâmpago podem torná-los inúteis.
Ranking dos Explosivos
Entre as diversas obras de arte de Deidara, existem explosivos de eficácia e propósitos variados. Ao todo, são cinco rankings, do mais fraco para o mais forte:
C1: O tipo mais fraco, C1 é geralmente utilizado na forma de pássaros ou insetos. Essas formas se mantêm pequenas, já que eles não são voltados para criar grandes explosões, tendo mais utilidade em ataques furtivos. O C1 é feito utilizando uma das bocas que estão nas palmas das mãos de Deidara.
C2: O próximo nível é o C2, utilizado para fazer um grande dragão no qual o ninja renegado pode voar. Esta criação lança outras bombas menores na forma de pequenos dragões, que perseguem o alvo. Além disso, a criatura produz minas de argila, que limitam o espaço que os oponentes de Deidara podem utilizar durante uma luta. Para produzir C2, o ninja precisa utilizar ambas as bocas em suas mãos.
C3: Saindo das estratégias e chegando no poder destrutivo, encontramos o C3. Este tipo de explosivo visa causar grande dano, supostamente sendo capaz de destruir toda uma vila. Apesar de o C3 ser visto durante o ataque à Vila da Areia, não é mostrado como ele é produzido.
C4: Combinando alto poder destrutivo à uma tática inteligente há o C4. Inicialmente, este explosivo parece uma estátua gigante feita para se parecer com o próprio Deidara. Mas apesar de seu tamanho, sua ruptura não causa uma explosão. O que ela faz é lançar bombas microscópicas no ar, que não podem ser vistas a olho nu e entram no corpo da vítima por meio da respiração. Assim, o C4 destrói o alvo de dentro para fora, acabando com seu corpo sem que a pessoa possa se defender, após ser pega dentro do alcance deste ataque. O C4 é feito utilizando a boca normal do ninja.
C0: A obra prima de Deidara, o C0 transforma ele próprio em uma bomba. Para isso, ele utiliza todo o chakra do seu corpo, utilizando a boca em seu peito. A explosão tem tamanho poder que tudo em um raio de dez quilômetros é destruído, incluindo o próprio usuário.
Ódio aos Uchiha
Por conta da derrota que o levou a se juntar à Akatsuki, o ninja renegado passou a nutrir um ódio profundo por Itachi e seu Sharingan. Seu ego ferido o levou a se preparar de todo modo para enfrentar o Uchiha novamente, certo de que poderia vencê-lo no futuro apesar de ser forçado a reconhecer que seu adversário era mais poderoso.
Assim, ele passou a treinar seu olho esquerdo para contra-atacar genjutsu, particularmente ilusões criadas pelo Sharingan. O C4 utilizado por Deidara também foi desenvolvido por isso, já que ele visava encontrar um meio de matar o oponente que o havia derrotado.
Mas o ódio de guardado por ele acaba indo além de Itachi. Quando vai atrás de Sasuke, Deidara está indo atrás daquele que matou Orochimaru por desejar ter feito isto ele mesmo. Ainda assim, ao longo de toda a luta, o ressentimento pelo Uchiha mais velho se manifesta não apenas nas estratégias empregadas pelo ninja da Pedra, como também na maneira que ele age diante Sasuke.
A Arte é uma Explosão
Ao longo de todas as cenas do personagem, fica claro que sua relação com arte é muito importante para ele. Apesar disso, Deidara não demonstra interesse em coisas convencionais, como pinturas e música, e apesar de começar com esculturas, permanece insatisfeito até se voltar para explosões.
Isso ocorre porque, para ele, a verdadeira beleza é efêmera, e não duradoura. Assim, uma explosão é bela por seu caráter momentâneo, motivo pelo qual ele se considera um grande artista.
Apesar disso, Deidara demonstra respeitar outros artistas que discordam de sua visão, como é o caso de Sasori. As ideias dos dois são bem opostas, já que o mestre das marionetes valoriza durabilidade, acreditando que a verdadeira arte dura para sempre. Ainda assim, o ninja da Pedra se refere a ele como mestre, e apesar das infinitas discussões que os dois têm sobre o assunto ele parece respeitar seu parceiro até certo ponto.
Confrontos com as Bestas com Caudas
Por muito tempo, um dos principais objetivos da Akatsuki era capturar as Bestas com Caudas. Para isso, as duplas eram enviadas através das feras ou de seus Jinchurikis, visando a extração do chakra destes monstros para o uso da organização.
No total, Deidara enfrentou três destes, embora nem todos tenham sido seus alvos em missões. Para começar, Gaara foi capturado por ele (com Sasori dando o mínimo de apoio), o que já mostrou que o artista era realmente perigoso. Ele também derrotou o Três Caudas, Isobu, mesmo o enfrentando em seu próprio território.
Por fim, como todo mundo sabe, o ninja da Pedra cruzou o caminho de Naruto algumas vezes. Apesar de tentar capturá-lo também, Deidara nunca foi bem sucedido quanto a isso.
Edo Tensei
Ao utilizar seu C0 contra Sasuke, o ninja artista tirou sua própria vida. Este, porém, não foi o fim de sua história. O personagem é um dos primeiros a retornar através do Edo Tensei, e causa bastante tumulto no início da Quarta Guerra Ninja.
Apesar de ser controlado por Kabuto, ele recebe um certo grau de liberdade para agir como bem entender. Nesse período de tempo, Deidara mostra estar contente pela oportunidade de retornar e lutar novamente, podendo criar mais de sua arte.
No fim, apesar de virtualmente imortal, o artista é neutralizado. Ele permanece preso até as ações de Itachi resultarem nas almas trazidas de volta pela técnica proibida serem libertadas.