Os 8 trajes mais fiéis aos quadrinhos até agora em filmes da DC
Os 8 trajes mais fiéis aos quadrinhos até agora em filmes da DC
Os trajes super-heroicos de filmes da DC que ficaram parecidos com a versão das HQs!
O Universo Estendido da DC Comics pode ter tido seus problemas para decolar, mas uma coisa que não podemos negar é que, desde o início, a franquia apresentou diversos visuais muito fiéis aos quadrinhos da editora. De Homem de Aço até o mais novo lançamento, Mulher-Maravilha 1984, vimos vários uniformes idênticos ao que temos nas HQs.
Isso ajudou a definir um grande apelo visual para a saga da Warner Bros., sobretudo com o advento de filmes que adaptavam parcialmente algumas histórias clássicas, assim como Batman vs Superman: A Origem da Justiça. E pensando nisso, aqui reunimos 8 trajes do Universo Estendido da DC Comics que são bem fiéis aos quadrinhos!
Superman (Homem de Aço)
Acertar no visual do Superman não é uma tarefa difícil, tendo em vista que o personagem já foi adaptado diversas vezes nos cinemas e na televisão e boa parte dessas adaptações já fizeram um trabalho notável com o Homem do Amanhã. Porém, o que vimos em Homem de Aço supera todas as nossas expectativas.
O traje segue fielmente o visual dos quadrinhos, ainda mais levando em conta a reformulação visual que o personagem sofreu nos Novos 52 - sem as famigeradas cuecas por cima da calça. Por fim, ainda é interessante notar que, além de fiel, o traje também é bem bonito por trazer uma camada de textura, dando uma sensação de mobilidade ainda maior para o personagem.
Mulher-Maravilha (Batman vs Superman: A Origem da Justiça)
A segunda integrante da Trindade que merece espaço aqui é a nossa querida Mulher-Maravilha, interpretada por Gal Gadot, que fez sua primeira aparição em Batman vs Superman: A Origem da Justiça. E embora seu traje "principal" não tenha sofrido muitas mudanças desde então, trata-se de uma adaptação bem fidedigna ao que vemos nas HQs da personagem.
Tudo aqui está perfeitamente encaixado, desde a placa peitoral com o "logo" da heroína ao uso dos braceletes e da tiara, que são duas importantes armas para Diana Prince. E também vimos esse traje ficar ainda mais bonito no primeiro filme solo da personagem, onde ele ganhou mais cores e vida, o que representa muito bem a imponência e a pompa da Mulher-Maravilha.
Batman (Batman vs Superman: A Origem da Justiça)
Considerado por muitos como a melhor adaptação do Cavaleiro das Trevas já feita, o Batman de Ben Affleck também é algo inacreditável, sobretudo por conta de seu visual que parece ter saído diretamente das páginas de O Retorno do Cavaleiro das Trevas, a clássica HQ de Frank Miller sobre o Cruzado Encapuzado já idoso, em uma Gotham City condenada.
É a primeira vez em muitos anos que vemos um Batman com um traje menos tático e que foge do visual de "armadura" (embora ele tenha uma no filme). E tudo condiz perfeitamente para criar o herói mais sombrio possível: desde o físico avantajado, o capuz com "orelhas" menores e uma capa mais pesada. Isso tudo sem contar a paleta de cores, que brinca com tons de cinza e azul.
Aquaman (Aquaman)
Embora tenha aparecido brevemente em Batman vs Superman: A Origem da Justiça e feito parte do núcleo central de Liga da Justiça, o herói atlante conhecido como Aquaman só iria ganhar um traje genuinamente fiel às suas origens em seu primeiro filme solo, que chegou aos cinemas em 2018. Aqui, temos uma origem consolidada e um visual inacreditável.
O que torna o Aquaman tão imponente nem é seu tridente ou sua força física, mas é o aspecto regencial indicado em suas roupas, uma espécie de armadura colada ao corpo com escamas douradas e verdes. E como se isso não fosse o bastante, ele ainda tem luvas bem similares à sua versão das HQs, com protuberâncias que são úteis no combate.
Shazam (Shazam!)
Um dos modestos sucessos do Universo Estendido da DC Comics em 2018 foi Shazam!, o filme solo focado nas aventuras de um garoto ordinário que se transforma em um super-herói toda vez que esbraveja uma palavrinha mágica. E entre os vários acertos do filme está o visual do próprio Shazam - que já fica evidente como sendo um herói bem diferente dos demais.
Embora o traje tenha sido motivo de polêmicas por conta do enchimento que Zachary Levi usou para ficar mais "parrudo", ainda se trata de um visual bem fiel aos quadrinhos, ainda mais os dos Novos 52. Aqui, nós temos o traje vermelho escarlate com direito ao raio brilhante no peito e uma capa branca menor e esvoaçante, que dá mais aerodinâmica ao herói.
Exterminador (Liga da Justiça)
Esse aqui morreu cedo na praia, mas conquistou os fãs de imediato com seu visual apresentado em uma breve cena de Liga da Justiça. Estou falando do Exterminador, um mercenário muito famoso dos quadrinhos da DC Comics, conhecido por ter um grande atrito com vários heróis - incluindo o Batman. Ele inclusive seria o principal vilão do filme solo do herói.
De todos da lista, o personagem é o que tem mais alterações em sua forma cinematográfica, mas são detalhes bem-vindos e que inclusive agregam ao visual que já esperávamos. Quem olha de longe até pensa que se trata de um tanque de guerra ambulante, com inúmeras armas e acessórios, mas o que não pode faltar é a máscara icônica, dividida em metades preta e laranja.
Katana (Esquadrão Suicida)
Esquadrão Suicida está longe de ser o filme mais popular do Universo Estendido da DC. Apesar da alta bilheteria, o longa foi um fracasso da crítica e gerou muita polêmica na época de seu lançamento, mas é inegável que o longa acertou aqui e acolá, especialmente no visual de alguns personagens, como é o caso da Katana.
A personagem interpretada por Karen Fukuhara talvez seja o maior dentre todos os desperdícios do filme, já que sabemos pouco de sua história e ela não tem destaque em momento algum, mas seu visual está perfeitamente condizente com a versão das HQs, com direito a uma jaqueta cheia de flores estampadas, a icônica máscara branca e, é claro, sua katana mística.
Coringa e Arlequina (Esquadrão Suicida)
Ainda falando no diabo, precisamos focar em um momento bem particular de Esquadrão Suicida. Quem conhece o Coringa e a Arlequina, sabe que o visual incorporado aos personagens durante boa parte do filme não é muito semelhante aos icônicos trajes que eles já usaram nas HQs. Entretanto, em uma cena específica, temos uma overdose de referência visual.
Durante um flashback da Arlequina, podemos ver ela e o Príncipe Palhaço do Crime trajando visuais icônicos: o Coringa está com um terno pomposo, e ela usa seu traje clássico de Arlequim que apareceu pela primeira vez na série animada do Batman. É uma referência a uma arte clássica de Alex Ross que incorpora toda a loucura e o relacionamento degenerado entre os dois.