10 séries pra quem gosta de Dark
10 séries pra quem gosta de Dark
Mistérios e ficção científica? Temos aqui!
A terceira temporada de Dark acabou de ser lançada na Netflix, e os fãs já estão sentindo saudade de um bom mistério. A série lida com viagens temporais, loops no contínuo espaço-tempo e muitos mistérios. Mas, por mais que o seriado já tenha acabado, não faltam exemplos de séries que lidam com esses temas e tramas.
Nesta lista, reunimos 10 séries para quem gostou de Dark, da Netflix. São séries que também trazem fortes elementos de ficção científica ou de mistério, com investigações peculiares ou tramas complexas envolvendo viagem no tempo. Prepare-se para novas recomendações!
Créditos: Divulgação
Doctor Who
Onde assistir: GloboPlay
Se você assistiu Dark e agora está em busca de algo mais leve, mas que ainda traga vários elementos de ficção científica e viagem temporal, a recomendação óbvia é Doctor Who, uma popular série britânica lançada originalmente 1963. A série teve um hiato em 1989, mas desde 2005 tivemos novas temporadas e personagens.
Na série, acompanhamos o Doctor, um ser alienígena vindo do planeta Gallifrey, que viaja pelo tempo e espaço na TARDIS, a máquina do tempo que toma a forma de uma cabine telefônica. Ao longo dos anos, o Doctor passa por várias aventuras ao lado de companheiros, enquanto salva o universo de perigosas ameaças.
Boneca Russa
Onde assistir: Netflix
Outra produção da Netflix, Boneca Russa é uma série bem divertida e engraçada, mas que incorpora elementos de sci-fi ao explorar o conceito do loop temporal. Na trama, acompanhamos Nadia Vulvokov (vivida por Natasha Lyonne, de Orange is the New Black), que é forçada a viver o mesmo dia várias vezes.
Apesar de ser uma série de comédia, a trama tem um bom mistério que é desenvolvido aos poucos, e que deixa ganchos para próximas temporadas. Por falar nisso, Boneca Russa já foi renovada para sua segunda temporada, que pode ser lançada no ano que vem, na Netflix.
12 Monkeys
A série não está disponível em nenhum streaming no Brasil.
Inspirado nos filmes Os 12 Macacos (de 1995) e La Jetée (de 1962), 12 Monkeys é uma produção original do SyFy que teve quatro temporadas e conquistou os fãs com uma história bem complexa de viagem no tempo que envolve elementos de política e história pós-apocalíptica.
Na série, acompanhamos James Cole, um homem comum que vive no ano de 2043, e que é chamado para integrar uma equipe de viajantes temporais, que por sua vez precisam voltar para 2015, para que possam impedir o lançamento de um vírus letal. Enquanto isso, Cole precisa enfrentar o enigmático Exército dos 12 Macacos.
Fringe
Onde assistir: GloboPlay
Prestes a entrar no catálogo da GloboPlay, Fringe (também conhecida no Brasil como Fronteiras) é uma série de mistério que se desenvolve aos poucos, com uma história bem complexa que traz, entre outros temas, viagem temporal, mundos alternativos e conspirações tecnológicas globais.
A trama segue a agente Olivia Dunham, do FBI, que precisa lidar com casos misteriosos envolvendo o uso de tecnologias avançadas. Para isso, ela conta com a ajuda do brilhante e excêntrico Walter Bishop, um homem com um passado sombrio, e seu filho, Peter Bishop. São cinco temporadas muito recompensadoras.
Wayward Pines
A série não está disponível em nenhum streaming no Brasil.
Co-produzida por M. Night Shyamalan (o diretor de O Sexto Sentido e Fragmentado), Wayward Pines é outra série de mistério e suspense que deve fisgar de primeira os fãs de Dark - principalmente porque a história também se passa em uma vila isolada e cheia de segredos.
Com duas temporadas, a série segue a história de um agente que trabalha para o Serviço Secreto dos Estados Unidos, e que precisa investigar o desaparecimento de outros dois agentes na cidade de Wayward Pines, em Idaho. O projeto traz um elenco estelar, com nomes como Matt Dillon, Carla Gugino e Djimon Hounsou.
The OA
Onde assistir: Netflix
Mais uma produção original da Netflix carregada com segredos e uma trama bem intrincada é The OA, que infelizmente teve só duas temporadas até ser cancelada pelo serviço de streaming. Na história, vemos as consequências do desaparecimento de Prairie Johnson, que retorna após sete anos sem nenhuma explicação.
Agora, Prairie se chama de "OA" (Original Angel, ou o "Anjo Original"), e seguimos uma lenta construção ao longo das duas temporadas da série, que mostram o que aconteceu com Prairie no tempo em que esteve desaparecida. A série foi muito elogiada por seu visual impressionante e por sua história cheia de enigmas.
The Leftovers
Onde assistir: HBO GO
Falando em pessoas desaparecidas, não podemos nos esquecer de The Leftovers, um dos maiores sucessos recentes da HBO, que por sua vez foi criada por Damon Lindelof (criador de Lost e Watchmen). A série começa três anos após um evento peculiar que resultou no súbito sumiço de 2% da população global.
Baseada no livro homônimo de Tom Perrotta, a série não é do tipo que entrega todas as respostas de bandeja - na verdade, o foco aqui não é resolver o mistério desses desaparecimentos, mas sim explorar as mudanças na sociedade e como "os que ficaram" estão reagindo a essa mudança repentina.
True Detective
Onde assistir: HBO GO
Embora não traga elementos de ficção científica, a aclamada True Detective é outra série que merece sua atenção, se você gosta de histórias que trazem investigações e casos sem solução. Cada uma das temporadas da série traz novos personagens e novos casos, e a primeira é sem dúvidas uma obra-prima televisiva.
Seguindo uma estrutura não-linear, a primeira temporada acompanha os detetives Rust Cohle e Marty Hart, que precisam investigar os assassinatos que acontecem na Louisiana desde 1995. A trama tem várias camadas e reviravoltas, e incorpora ideias de um clássico literário de horror, O Rei de Amarelo, de Robert Chambers.
Les Revenants
A série não está disponível em nenhum streaming no Brasil.
Essa produção francesa é baseada em um filme de 2004, e tomou o mundo com uma história muito turbulenta e bem arquitetada. Em Les Revenants, vemos várias pessoas mortas retornando à vida - como se nunca nem tivessem morrido. A história se passa em uma cidade montanhesa na França, o que cria uma ótima atmosfera.
Embora a premissa não seja nem remotamente parecida com a de Dark, os fãs da produção alemã na Netflix vão notar várias semelhanças no que diz respeito ao tom, ao clima e até mesmo nos aspectos técnicos, como a fotografia e o design de produção. É uma história de "zumbis" como você nunca viu!
Twin Peaks
Onde assistir: A terceira temporada está disponível na Netflix.
Agora que você já assistiu Dark, está pronto para dar chance a um dos maiores mistérios da história da televisão. Criada em 1990, Twin Peaks é o maior projeto da vida de David Lynch, um famoso e respeitado cineasta que sempre trabalha com histórias e tramas complexas em seus filmes e séries.
A série conta com duas temporadas originais, um longa-metragem e um revival - que está disponível na Netflix. A história segue o assassinato de Laura Palmer, uma jovem aparentemente normal, na cidade de Twin Peaks. A partir daí, a história se desenrola em tramas inexplicáveis, com elementos surreais e sobrenaturais.