10 curiosidades que você precisa saber sobre Power Rangers
10 curiosidades que você precisa saber sobre Power Rangers
Go, Go, Power Rangers!
Com dezenas de temporadas, centenas de personagens e uma rica mitologia de histórias, sagas e vilões, Power Rangers é uma das maiores franquias da TV norte-americana, fazendo o remake direto de várias temporadas da série Super Sentai, que por sua vez era muito popular no Japão.
A saga hoje já se expandiu para outras mídias, passando para os games, filmes e até mesmo histórias em quadrinhos. Com tanto histórico em seu catálogo, temos várias curiosidades e fatos não explorados sobre a franquia. Por isso, listamos aqui 10 curiosidades que você precisa saber sobre Power Rangers!
Créditos: Divulgação
Inspirações peculiares
Pode parecer meio bizarro, mas sem a série japonesa do Homem-Aranha, nunca teríamos os Power Rangers na cultura pop. Isso porque a co-produção da Marvel e da Toei abriu as portas para mostrar como esse tipo de série era bem rentável e amada no Japão.
Após fazer seus experimentos com o Supaidaman - inclusive a presença do Leopardon, o "zord" usado pelo Aranha -, a Toei decidiu investir em mais séries do tipo, produzindo Super Sentai - que acabou sendo "adaptada" para os Estados Unidos nos Power Rangers.
Censurados
Apesar de ser uma série bem inocente e voltada para o público infanto-juvenil, Power Rangers chegou a ser censurado durante muito tempo na Nova Zelândia, já que muitos pais tinham medo de que a série poderia incentivar violência entre crianças e adolescentes.
Por outro lado, a temporada original teve um pequeno problema na Malásia. Por lá, era proibido usar o bordão "Hora de Morfar", bem como o "Morphin'" no título, já que o governo do país estava tentando criar uma campanha efetiva contra o uso recreativo de morfina.
O maior Ranger de todos os tempos
Amado por suas participações em convenções de fãs ao redor dos Estados Unidos, Jason David Frank ficou bem conhecido por ser um dos principais atores por trás da saga. Até hoje, é o ator que mais apareceu nas séries de Power Rangers, fazendo o papel de Tommy Oliver.
Ele também já se tornou Ranger de várias cores ao longo da franquia (Verde, Branco, Vermelho e Preto). E como se não bastasse, ele ainda fez uma pequena participação especial no filme de 2017 da equipe, onde apareceu ao lado de Amy Jo Johnson, a Kimberly da série original.
Problemas salariais
Embora a série tenha se tornado um grande sucesso de público, as primeiras temporadas de Mighty Morphin' Power Rangers foram marcadas por vários problemas internos, ainda mais no que diz respeito ao salário dado ao elenco.
Basicamente, os atores diziam receber o equivalente ao que um atendente da McDonald's recebia na época, o que resultou na saída de vários membros do elenco. Para piorar, Haim Saban, dono da Saban Entertainment, recebia milhões com bonecos e licenciamento, o que gerou muitas brigas nos bastidores.
Rita Repulsa e Bandora
Originalmente, Power Rangers reciclava várias cenas do Super Sentai, adicionando apenas os momentos em que os Rangers estavam sem máscara às cenas de ação da série japonesa. Isso trouxe algumas mudanças para vários personagens.
Por exemplo, Rita Repulsa originalmente se chamava Bandora em japonês e era uma bruxa milenar que despertava após seu sono e vinha à Terra. Por sua vez, isso fazia com que cinco crianças de diferentes reinos fossem despertos, tornando-se os Rangers. Na série americana, isso teve algumas mudanças e a personagem foi dublada.
Um simples dia de filmagens
Zordon é até hoje uma das figuras mais memoráveis da franquia. Ele era basicamente o "líder tático" dos Rangers, sempre auxiliando-os e os enviando para arriscadas missões contra os mais temíveis inimigos. No entanto, as gravações não foram tão pesadas para o astro David J. Fielding.
Durante as filmagens, David teve que ir ao estúdio em um único dia, para gravar de cinco a seis horas de material bruto, mexendo sua boca e fazendo caretas. Posteriormente, a voz do personagem foi dublada pelo próprio Fielding e por Robert L. Manahan.
Era Disney
Alguns podem até não saber, mas Power Rangers já foi uma franquia dominada pela Disney, com direito a desfiles temáticos dentro dos parques da Disneyland. Esse período aconteceu entre 2003 a 2009, quando a Saban abriu mão da marca por problemas internos.
A Disney então comprou os direitos e produziu várias séries queridas pelos fãs, como Tempestade Ninja, Dino Trovão, SPD, Força Mística, Operação Ultra Veloz, Fúria da Selva e RPM. Depois disso, a Saban readquiriu a franquia - que continua nas mãos da empresa até hoje.
Brasil invade Power Rangers
Temos alguns atores brasileiros já integrados ao universo de Power Rangers. O primeiro foi Glenn McMillan, ator nascido em São Paulo que fez o papel do Ranger Amarelo em Tempestade Ninja. Depois, tivemos o carioca Davi Santos como Ranger Dourado de Dino Charge.
Por fim, tivemos também Chrystiane Lopes, atriz carioca que mora nos EUA e que fez a Ranger Rosa em Aço Ninja. Chrystiane inclusive já atuou em Malhação, em 2013. Além deles, merece destaque Ricardo Medina Jr, o Ranger Vermelho de Força Animal. Apesar de não ter nascido no Brasil, ele é filho do pugilista Ricardo Medina.
Assassina de Rangers
Nos quadrinhos, também temos uma expansão bem curiosa da franquia Power Rangers, com direito a vários heróis e tramas saídas diretamente da série de TV. Uma personagem que acabou atraindo muita atenção nos últimos anos foi a Ranger Slayer.
Basicamente, ela é Kimberly (a Ranger Rosa original) de uma realidade alternativa, onde Tommy Oliver se tornou o novo Lorde Drakkon. Manipulada por seu ex-aliado, ela se torna uma vilã, caçando e assassinando Rangers, até se livrar do controle e voltar a ser uma heroína.
Crise nos Infinitos Power Rangers
Essa Ranger Slayer faz parte de uma grande saga que englobou todas as franquias e séries de Power Rangers já feitas. Em Shattered Grid (que no Brasil significa "Rede Quebrada", em tradução livre), vemos uma ameaça para todos os Rangers do Multiverso.
E essa ameaça é justamente o Tommy Oliver da realidade alternativa mencionada no item anterior. Como novo Lorde Drakkon, ele se rebela contra todos os heróis e começa a caçá-los em várias realidades. A história foi muito bem recebida, tornando as HQs de Power Rangers uma prioridade para os fãs da saga.