10 curiosidades sobre o Estado Avatar
10 curiosidades sobre o Estado Avatar
Uma grande habilidade do Avatar!
Na franquia animada Avatar, além de poder dominar os quatro elementos e ser a ponte entre o mundo mortal e espiritual, a figura do Avatar possui um outro poderio em suas mãos: o Estado Avatar.
Sabe quando Aang e Korra aparecem com os olhos brilhantes e parecem “possuídos” e extremamente fortes? É um dos efeitos deste estado. Trata-se da mais poderosa habilidade a qual um Avatar pode recorrer. É uma espécie de mecanismo de defesa que projeta todas as habilidades e conhecimentos dos Avatares anteriores a ele. E nesta lista, você vai conferir algumas informações cruciais e curiosas sobre essa característica pertencente ao Avatar.
Veja:
A união de Wan com Raava
A criação do Estado Avatar se deu a partir do surgimento do Espírito Avatar, quando Wan, o primeiro Avatar, se uniu permanentemente a Raava, Espírito da Luz e da Paz.
Durante a Convergência Harmônica em 9.829 AG., Raava utilizou a carga de energia do evento para se fundir a Wan, que era um dobrador de fogo expulso de sua cidade.
Várias formas de acessar
Dá para dizer que o Estado Avatar pode ser acessado de três maneiras diferentes: 1) quando ele é ativado sem que o Avatar tenha a intenção, funcionando como uma reação instintiva, como um mecanismo de defesa; 2) quando ele é ativado de forma intencional, o que só funciona quando o Avatar tem controle sobre a técnica; ou 3) de forma momentânea, quando o Avatar entra no Estado apenas para dar um impulso breve - algo que vemos Korra e Kyoshi fazendo na série.
Conhecimentos que nunca obteve
Enquanto estiver neste estado, o Avatar pode acessar técnicas de dobras que ainda não foram aprendidas em sua vida atual, incluindo a dobra de elementos que ele sequer domina. Em A Lenda de Aang, por exemplo, Aang entra no Estado Avatar no segundo episódio da série e faz um grande redemoinho d'água para derrotar Zuko, mesmo quando o único elemento que ele dominava era o ar.
Resposta ao perigo
O Avatar pode inconscientemente entrar no Estado Avatar em resposta ao sentimento de perigo mortal ou a partir de um alto nível de estresse emocional, se utilizando do Estado como um mecanismo de defesa.
Na maioria das vezes em que vemos Aang entrando no Estado Avatar é exatamente em algum momento desesperador, seja quando ele descobre que toda seu povo foi devastado pela Nação do Fogo ou quando Katara é colocada em perigo.
É difícil ter o controle, mas não impossível
É possível que o Avatar tenha o controle sobre o Estado Avatar, mas isso requer muita disciplina e concentração espiritual.
Em A Lenda de Aang, na segunda temporada, o Guru Pathik tentou ensinar Aang a como fazer isso ajudando-o a limpar seus sete chakras: o da Terra, o da Água, o do Fogo, o do Coração, o do Som, o da Luz e do Pensamento. Porém, para se libertar deste último, o garoto precisaria esquecer Katara, o que ele se recusa a fazer.
O perigo de ser morto no Estado Avatar
Se o Avatar for morto enquanto estiver no Estado Avatar, o ciclo milenar de reencarnação é interrompido e o Avatar deixa de existir. Isso é revelado por Roku a Aang no início da segunda temporada de A Lenda de Aang.
Acontece que episódios depois Aang foi gravemente ferido por um raio de Azula enquanto estava no Estado Avatar. Como resultado, o Espírito Avatar foi comprometido. Mas graças a Katara, que foi capaz de usar a água do Oásis da Tribo da Água do Norte, ela salvou Aang e, consequentemente, o Espírito Avatar.
O Estado Avatar anula a dobra de sangue
Foi em A Lenda de Korra que assistimos à Amon e Yakone sendo capazes de dominar a Dobra de Sangue de um jeito nunca antes visto. Em um flashback que mostra o confronto de Aang com Yakone, Korra viu como Aang foi capaz de se livrar dos efeitos da dobra de sangue ao entrar no Estado Avatar.
Dessa forma, descobrimos que o Estado Avatar permite anular os efeitos dessa dobra tão perigosa.
Permite que o Avatar assuma a forma de um antepassado
É a partir desse estado que o Avatar consegue assumir a forma de um de seus antepassados. Canalizando uma encarnação anterior específica, o Avatar pode assumir brevemente a aparência e a voz de um outro Avatar, fazendo com que ele se comunique diretamente com quem quer que seja.
Aang consegue fazer isso três vezes, se manifestando como Roku e como Kyoshi. Korra, no entanto, não fez uso dessa habilidade em nenhum momento.
Entrada para o Mundo Espiritual
O Avatar entra no Estado Avatar para atravessar o Mundo Espiritual. Através da meditação, ele acaba entrando no Estado Avatar e se conecta não só com suas vidas passadas mas também com vários espíritos que habitam esse mundo.
Esse estado também permite que um Avatar se junte a certos espíritos. Isso foi demonstrado quando Aang entrou no Estado Avatar para ajudar o Espírito do Oceano no Cerco da Tribo do Norte.
O brilho dos olhos e das tatuagens
Quando um Avatar entra no Estado Avatar, seus olhos brilham. O brilho é a combinação de todas as suas vidas passadas, concentrando sua energia em seu corpo. No entanto, se ele for um Mestre de Dobra do Ar, suas tatuagens de flecha também passam a brilhar. Mas por que isso acontece?
Isso se deve ao fato de que essas tatuagens percorrerem exatamente os caminhos do chi no corpo, fazendo com que eles brilhem quando um Avatar canaliza toda sua energia, ou seja, entra no Estado Avatar.