[Crítica] O Touro Ferdinando – Muito mais profundo do que parece!

Capa da Publicação

[Crítica] O Touro Ferdinando – Muito mais profundo do que parece!

Por Bia Oninawa

Vai parecer estranho dizer isso, mas adoro ir ao cinema sem nenhuma grande expectativa sobre o filme e sair surpreendida. E esse foi o exato sentimento que O Touro Ferdinando causou.

Fui esperando um filme infantil, de humor leve e sem uma grande reflexão e nunca sai do cinema tão feliz por estar errada.

O filme é lindo, não só no traço, como na mensagem, na música e na narrativa.

 

Imagem de capa do item

Ficha Técnica

Título: O Touro Ferdinando

Ano de Produção: 2017

Lançamento: 11 de Janeiro de 2018 (Brasil)

Direção: Carlos Saldanha

Classificação: Livre para todos os públicos

Duração: 106 minutos

Sinopse: Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com outros touros. A medida que vai crescendo, ele se torna um touro forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o maior, melhor e mais forte animal para touradas em Madri, Ferdinando é escolhido acidentalmente.

Imagem de capa do item

Pode parecer clichê dizer que animações já não são feitas apenas para crianças. Mas cada vez que saio do cinema, depois de assistir uma baita animação com uma crítica social surreal no fundo da história, me recuso a acreditar que tem gente que ainda acredita nisso.

O Touro Ferdinando, por exemplo, é um tapa de mão aberta na cultura de tourada da Espanha. E está mais que claro que a mensagem é direta para eles. A história se passa nas redondezas de Madri e bandeiras Espanholas são vistas o tempo inteiro, então não há dúvida de onde a história se passa e para quem é aquela mensagem.

Imagem de capa do item

Como toda a narrativa é sob o ponto de vista dos touros, é claro que o vilão acabaria se tornando o toureiro. Mas não ache que isso foi feito de forma agressiva, porque não foi. Foi tudo muito delicado. O toureiro não é mau por ser mau. Dá para entender muito bem que aquilo é apenas parte do show e da cultura dele. Ele não faz pelo sadismo ou porque é uma pessoa ruim. Então não há nem como culpá-lo, apesar de você não se afeiçoar pelo personagem, que é caricato e montado para ser cômico.

A animação toda é retratada de uma forma que deixa bem claro que as pessoas e animais não são ruins, apenas as situações em que elas estão inseridas que, às vezes, as fazem tomar decisões ruins, ou agirem de forma desagradável.

Imagem de capa do item

Mas vamos a história. Não tem como discordar de uma coisa: Ela é linda! A história inteira é muito bonita.

Não é surpreendente. Se você já viu diversas animações na sua vida, você vai imaginar o desenrolar do arco sem problemas. Mas pode ter certeza que todo o caminho através dessa história vai te emocionar de diversas maneiras. Você vai rir, chorar (muito), se empolgar, torcer em silencio, e (se você gostar tanto quanto eu) aplaudir no final.

Imagem de capa do item

A sensibilidade com que a história foi contada emociona facilmente. Quando percebi que estava soluçando de forma ridícula no cinema, fiz questão de olhar para o lado para saber se estava passando essa vergonha sozinha e tive certeza que o filme estava cumprindo seu papel quando vi um monte de adultos, credenciados para a imprensa, chorando juntos.

E mesmo assim, não é um filme triste. Não é isso.

Acredito que as crianças nem irão notar esses nuances mais cruéis da história. A mensagem mais pesada estava ali para os adultos e não para os pequenos que foram se divertir no cinema.

Para eles tinham música, cantoria, dança, piadas, cenas fofinhas. E eles vão aproveitar tudo isso sem problema. Assim como você.

Imagem de capa do item

O humor é ótimo. Não é forçado, apesar de ter momentos bem típicos das animações. Como na cena (mostrada nos trailers) em que Ferdinando se vê preso dentro de uma loja de louças, tentando andar devagarinho para não quebrar nada. Isso é a cara das animações mais tradicionais, e mesmo assim, você fica parado na cadeira, tentando não se mover muito para não quebrar a louça junto com o personagem.

Acredito que por ser uma história tão imersiva que mexeu com todos, nós nos vimos ainda mais dentro dessa cena. O cinema inteiro ficou em silêncio e prendeu a respiração por alguns instantes.

Imagem de capa do item

O traço e a animação não deixaram nada a desejar das grandes produtoras. Estava tudo lindo, suave e natural. As cores e texturas estavam incríveis. Os personagens bem caracterizados e distintos uns dos outros.

Imagem de capa do item

E por falar em personagens, as personalidades e trejeitos de todos eles foram muito bem trabalhados. Cada um com suas manias, piadas e histórias. Por mais que alguns tenham aparecido menos que outros, nenhum deles você tem aquela sensação de "não precisa estar aqui", sabe?! Todos eles foram uma delícia de ver na tela.

Com destaque, claro, para o personagem principal, o Ferdinando, que em 5 segundos, já roubou o coração de todo mundo e você quer protegê-lo para todo o sempre. Não teve um momento sequer, em todo o filme, que ele foi irritante, ou você teve algum motivo para não gostar dele. Ferdinando é um touro genuinamente bom e cativante. Um baita exemplo para as crianças.

Imagem de capa do item

Então se você tem um filho ou sobrinho pequeno, pode levar para assistir ao filme sem medo, porque é uma história muito boa. Com uma lição incrível. E um personagem excelente.

O que as crianças vão sair do cinema sabendo? Que você pode sim seguir seus sonhos, mesmo que os outros digam que não. Que está tudo bem ser diferente. Que ser bom é importante, mesmo que te digam o contrário. Que o amor transforma sua vida para melhor. E que todo mundo importa.

O que você, como adulto, vai sair pensando do cinema? A mensagem que foi passada para as crianças também irá chegar até você, mas espero, de coração, que você já saiba disso tudo. E acredito que os produtores quiseram que você parasse para pensar um pouquinho, depois do filme, sobre a cultura da tourada. Sei que aqui no Brasil isso pode não fazer uma grande diferença, porque não temos essa tradição. Mas quantos brasileiros será que não viajam para a Espanha para ver algo assim?!

Imagem de capa do item

Não vou deixar lição de moral nenhuma aqui, porque não faz parte do que me propus a fazer. Eu só vim falar sobre o filme. (Que é lindo, incrível e você precisa correr para ver.) Mas ele irá te fazer pensar a respeito disso tudo que conversamos, e cabe a você chegar as suas próprias conclusões.

E o que são os filmes senão fontes de entretenimento e reflexão? Essa definitivamente foi a grande lição a ser tirada do filme. Fora toda a mensagem de amor e amizade que adoramos ver em todas as animações blockbuster né?!

Resumindo: É uma história muito emocionante, comovente e bonita. Leve sua família e amigos para o cinema que tenho certeza de que irá sair se sentindo muito melhor do que quando entrou. Vale muito a pena ver o filme. Já não vejo a hora de ver outra vez e chorar tudo de novo.

NOTA: 5.0