10 contos de fadas famosos que a Disney nunca adaptou

Capa da Publicação

10 contos de fadas famosos que a Disney nunca adaptou

Por Gus Fiaux

Um dos maiores estúdios de animação do planeta, a Walt Disney é bem conhecida pelas suas adaptações de contos-de-fadas famosos, que já nos rendeu clássicos como Branca de Neve e os Sete AnõesCinderela A Bela Adormecida, até sucessos recentes como Frozen: Uma Aventura CongelanteEnrolados. No entanto, vários contos famosos nunca receberam esse tratamento por parte dos estúdios.

Seja por conta de alguns projetos cancelados ou até mesmo graças ao nível de violência e brutalidade dessas histórias, muitos contos de autores célebres, como Hans Christian Anderson ou os Irmãos Grimm ainda esperam para serem adaptados pelo estúdio. E com isso, reunimos aqui 10 fábulas famosas que nunca ganharam animações da Disney!

Imagem de capa do item

João e Maria

Começando esta lista, temos o conto de fadas mais famoso que nunca teve uma adaptação pela Disney. João e Maria - ou Hansel e Gretel, se preferir - é uma história focada em um casal de irmãos que são abandonados na floresta, onde se tornam presas de uma bruxa faminta.

Essa história quase virou filme, durante a Era de Prata da Disney, mas teve que ser cancelada por problemas orçamentários que o estúdio passava na época. É uma história clássica que já ganhou dezenas de adaptações, e merecia uma animação "clássica" pela Disney.

Imagem de capa do item

Irmãozinho e Irmãzinha

Também conhecida como Maninho e Maninha, essa é uma das histórias mais obscuras dos Irmãos Grimm, mas que teria grande potencial em uma adaptação da Disney, por preencher todos os requisitos de um conto de fadas tradicional, incluindo bichos falantes e uma madrasta má.

A história segue duas crianças que são mandadas para a floresta por uma bruxa que se casa com o pai delas. Lá, elas precisam aprender a sobreviver com a ajuda de um Caçador, até que o menino é transformado em um cervo pelas maquinações de sua madrasta.

Imagem de capa do item

O Gato de Botas

Essa aqui é uma história bem tradicional, que apesar de nunca ter ganhado adaptação pela Disney, se tornou ainda mais popular graças à sua presença na Dreamworks. O Gato de Botas fez parte da franquia Shrek, e chegou a ganhar dois filmes solo e uma série animada.

O conto traz a história de um gato muito especial que, além de poder falar, se veste como um humano, usando botas. Ele parte em grandes aventuras junto de um leal amigo, e consegue conquistar a admiração e a confiança do rei de um reino muito, muito distante.

Imagem de capa do item

Chapeuzinho Vermelho

Outra fábula famosíssima que nunca passou pelas mãos da Disney - apesar de quase ter ganhado um filme na década de 60 - é Chapeuzinho Vermelho, que traz uma menina encurralada por um lobo, que por sua vez, tenta devorá-la enquanto ela leva comida para sua avó doente.

A história já foi transformada em vários filmes, tanto em live-action quanto em animação, e passou por várias releituras modernas - como MeninaMá.com e A Garota da Capa Vermelha. Ainda sonhamos com uma adaptação do conto pela Walt Disney Animation Studios.

Imagem de capa do item

Cachinhos Dourados

Essa história é bem icônica: uma menina inocente e curiosa invade uma casa no meio da floresta, bebendo e comendo tudo, para depois tirar uma sonequinha em uma das camas. Ela logo descobre que a casa pertence a uma família de ursos. E assim é a trama de Cachinhos Dourados.

Esse conto é bem popular e é surpreendente que a Disney nunca o tenha adaptado, ainda mais levando em conta a grande "lição de moral" que a história apresenta. Vale ressaltar que a personagem ganhou uma versão bem interessante em Gato de Botas 2: O Último Pedido.

Imagem de capa do item

Barba Azul

Aqui está um conto que, muito provavelmente, jamais será adaptado pela Disney, por conta de seu alto grau de violência e horror. A história do Barba Azul gira em torno de uma mulher que se casa com um homem terrível, e logo descobre os cadáveres de suas ex-esposas.

A fábula definitivamente é uma das mais sombrias já contadas - e por mais que a Disney tenha a fama de "amenizar" contos clássicos, nada poderia tornar a história do Barba Azul aceitável para o público infantil, então é provável que nunca vejamos uma adaptação do estúdio.

Imagem de capa do item

João e o Pé de Feijão

Este é um caso bem especial, já que a Disney, há alguns anos, chegou a anunciar uma adaptação para os cinemas. Não é surpresa para ninguém que muitos desses contos quase viraram animações, mas Gigantic (Gigante) foi o que mais chegou perto de se concretizar.

Infelizmente, o projeto foi cancelado e nunca vimos uma adaptação de João e o Pé de Feijão, clássico conto em que um menino troca sua vaca por feijões mágicos. Com isso, ele cria um grande pé de feijão, que o leva até a casa de um gigante, nas nuvens, que guarda um precioso tesouro.

Imagem de capa do item

O Pequeno Polegar

Outra história envolvendo pessoas pequenas em situações privilegiadas, o conto do Pequeno Polegar é bem similar ao de João e o Pé de Feijão, e traz um jovem menino corajoso derrotando uma criatura monstruosa e assustadora - nesse caso, um ogro.

Na trama, o Polegar é o sétimo filho de pais pobres, que precisa ajudar seus irmãos a sobreviverem após serem abandonados na floresta. Ele usa todos os truques e esperteza para garantir comida e abrigo e chega a derrotar um ogro furioso. Infelizmente, nunca teve filme da Disney.

Imagem de capa do item

O Flautista de Hamelin

Um conto germânico muito popular, com origens datadas da Idade Média, a história do Flautista de Hamelin já foi recontada várias e várias vezes, por autores como os Irmãos Grimm e até Goethe, mas para surpresa de muitos, nunca em uma animação da Disney.

Na história, um jovem flautista comanda uma horda de ratos com sua flauta, encantando-os através da música. Quando os habitantes da cidade de Hamelin se recusam a pagar pelos seus serviços, ele faz com que os ratos se tornem um verdadeiro exército.

Imagem de capa do item

A Princesa e a Ervilha

Uma história bem conhecida e contada várias e várias vezes, difundida por Hans Christian Anderson, o conto da Princesa e a Ervilha segue a história de uma mulher que é testada por sua sogra, que por sua vez coloca uma ervilha debaixo dos vários colchões sobre os quais ela deve dormir.

A história é bem simples, mas a Disney poderia muito bem subverter toda a ideia do conto, como tem feito em filmes mais recentes como Enrolados, A Princesa e o Sapo e até mesmo Frozen: Uma Aventura Congelante, dando mais profundidade e uma lição diferente à história.