Conheça tudo sobre Killmonger, o vilão de Pantera Negra

Capa da Publicação

Conheça tudo sobre Killmonger, o vilão de Pantera Negra

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Criação

Erik Killmonger, ou Erik "O Terror Negro" - como ficou conhecido no Brasil - foi criado por Don McGregor e Rich Buckler, sua primeira aparição na história em quadrinhos Jungle Action #6 (Setembro de 1973), intitulado Panther's Rage.

Imagem de capa do item

Origem

Killmonger é um nativo de Wakanda, o país governado por T'Challa, o Pantera Negra. Ele nasceu sob o nome N'Jadaka e quando Ulysses Klawe, o Garra Sônica, e seus mercenários atacaram Wakanda, eles pressionaram o pai de N'Jadaka para ajudá-los.

Porém, quando Klawe foi derrotado, o seu pai morreu e sua família foi exilada. N'Jadaka acabou no Harlem, Nova York, nutrindo um ódio contra Ulisses assim como contra T'Challa, o rei que o tinha exilado.

Ele mudou seu nome para Erik Killmonger e estudou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, desesperado para vingar a morte de seu pai.

Imagem de capa do item

Morte

Depois de um certo tempo, Killmonger foi convocado pelo Rei T'Challa e repatriado de volta para Wakanda, sendo realocado em uma aldeia que mais tarde mudaria seu nome para Vila N'Jadaka, em sua honra.

Ele se tornou uma espécie de revolucionário, com sonhos de libertar Wakanda do que ele chamou de "colonialistas brancos" com influências culturais e devolver o país inteiramente a seus costumes antigos.

Ele, então, aproveitou que o Pantera Negra estava frequentemente nos Estados Unidos ajudando os Vingadores para aplicar um golpe de Estado, junto com Barão Macabre. Consequentemente, ele foi derrotado e acabou morto.

Imagem de capa do item

Ressurreição

Mas como nos quadrinhos ninguém fica morto por muito tempo, o Mandarim - vilão do Homem de Ferro - reclamou o corpo de Killmonger para si e usando seus característicos anéis mágicos, o vilão foi capaz de amplificar o Altar Ressurreição e ressuscitar Erik.

Killmonger voltou para sua amante e aliada, Senhora Slay e os dois conspiraram para matar o Pantera Negra e fazer Wakanda retornar aos seus caminhos antigos.

Imagem de capa do item

Já foi o Pantera Negra

Em um determinado acontecimento dos quadrinhos, Killmonger desafiou mais uma vez T'Challa pelo trono de Wakanda.

Após uma batalha cruel, Killmonger finalmente conseguiu derrotar seu poderoso adversário, assim ele clamou para si mesmo o status de Pantera Negra, de governante de Wakanda e quase conseguiu herdar o lugar do herói dentre os Vingadores.

Imagem de capa do item

Mas não durou muito tempo

O problema em ser o Pantera Negra é que, para você firmar seu lugar com esta alcunha, você deve passar por um rito de passagem que envolve ingerir a Erva em Forma de Coração para ser um com o espírito do Pantera e ganhar seus poderes.

Porém, a erva é extremamente venenosa para aqueles que não pertencem à família real de Wakanda. Assim sendo, quando Killmonger utilizou a erva, ele acabou em coma.

Imagem de capa do item

Tigre Branco

Após um bom tempo, Killmonger finalmente acordou de seu coma e se deparou com um novo Pantera Negra, Kasper Cole. Como Killmonger havia reclamado mais uma vez seu lugar como governante de Wakanda, Killmonger tentou ganhar Cole como um aliado, prometendo ajudar a encontrar seu filho sequestrado.

Porém, para que Cole pudesse receber a ajuda de Killmonger, incluindo uma versão sintética da Erva em Forma de Coração ele deveria abandonar o manto de Pantera Negra e se submeter ao vilão sob a alcunha de Tigre Branco.

Imagem de capa do item

Morreu mais uma vez

Não contente em morrer uma vez e entrar em coma logo em seguida, Killmonger perdeu a vida outra vez nos quadrinhos.

Ele se tornou um déspota em Niganda e capturou a irmã de T'Challa, Shuri, forçando uma invasão por Wakanda. Justo quando ele estava prestes a aplicar um golpe de estado no Pantera Negra, ele foi morto por sua prisioneiro recém-escapada, Monica Rambeau, também conhecida como Spectre que voou através de seu peito.

Imagem de capa do item

Habilidades

Graças à versão sintética da Erva em Forma de Coração, Killmonger também tem poderes sobre-humanos. Poderes como Sentidos extremamente aguçados garantindo a capacidade de, até mesmo, enxergar no escuro, força, velocidade, durabilidade, agilidade, reflexos e vigor descomunais, nada a níveis muito super-poderosos, mas com certeza muito acima de qualquer humano comum.

Além disso, ele é um excelente artista marcial e líder político.

Imagem de capa do item

Filme

Killmonger estará no primeiro filme solo do Pantera Negra, estrelado por Chadwick Boseman. O vilão será interpretado por ninguém menos que Michael B. Jordan, que já ingressou uma vez no mundo dos quadrinhos como o Tocha-Humana do infame filme do Quarteto Fantástico.