Motoqueiros Fantasmas: Conheça todas as versões do personagem da Marvel

Capa da Publicação

Motoqueiros Fantasmas: Conheça todas as versões do personagem da Marvel

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Johnny Blaze: O Motoqueiro Fantasma original

Há muitos anos, o demônio Zarathos começou a erguer legiões de comandados no Inferno, tendo seu poder aumentado e ameaçando começar uma rebelião. Mefisto, um dos Lordes do Inferno, derrotou Zarathos e o aprisionou em diversas formas humanas ao longo das épocas.

Mefisto, como todo demônio que se preze, procurava corromper figuras benevolentes e isso o fez procurar pelo Medalhão do Poder, um artefato que continha a alma dos Espíritos da Vingança originais. O Medalhão foi repartido e acabou passando por gerações de duas famílias diferentes - dentre as quais, a família de Noble Kale, o primeiro a ser possuído pelo Espírito da Vingança.

Os descendentes de Kale geraram uma família perseguida por Mefisto. Naomi Kale se casou com Barton Blaze e eles tiveram três filhos, sendo o mais velho Johnathon "Johnny" Blaze. Quando Barton morreu em um acidente e Naomi fugiu, deixando Johnny em um circo itinerante, onde foi criado pela família de Crash Simpson. Crash contraiu câncer e estava morrendo, e Johnny - que havia começado a estudar satanismo e ocultismo - ofereceu sua alma para o Diabo (que na realidade era o próprio Mefisto) para salvar seu pai adotivo.

Imagem de capa do item

Descobrindo o Espírito da Vingança

Contudo, Mefisto pregou-lhe uma peça, finalmente colocando as mãos na desejada família de Noble Kale e no Espírito da Vingança. Crash fora magicamente curado do câncer, mas morrera no dia seguinte em um salto de motocicleta. Como resultado, Mefisto tentou absorver a alma de Johnny e os Espíritos da Vingança que nele viviam, mas Johnny foi salvo por Roxanne Simpson, a filha de Crash, graças à pureza de seu coração.

Ainda assim, negando-se a deixá-lo escapar, Mefisto resolveu prender o demônio Zarathos em seu corpo. Dessa forma, Johnny se tornaria o Motoqueiro Fantasma original, porém, dessa vez, o Espírito da Vingança teria sido corrompido por Zarathos e demandava sempre por violência e sangue, e não apenas penitência.

Ali, Johnny descobriu que tinha controle sobre sua motocicleta, além de poder se transformar em um esqueleto coberto de fogo. Sua força, agilidade e resistência aumentaram e ele desenvolveu o Olhar da Penitência, que faz com que suas vítimas sintam a dor de milhões de almas em sofrimento. Julgando como uma maldição, Johnny partiu com Roxanne para tentar descobrir suas origens e, em certo momento de sua vida, deixou-a e partiu sozinho.

Imagem de capa do item

Danny Ketch: A maldição na família

Depois de fugir com seus filhos mais novos, Daniel e Barbara, Naomi Kale os entregou a uma mulher solteira, para que ela pudesse criá-los. Francis Ketch foi uma mãe receptiva e amável. Certa vez, Daniel e Barbara foram visitar o túmulo do famoso mágico Harry Houdini e, lá, acabaram no meio do fogo cruzado entre duas gangues.

No tiroteio, Barbara foi atingida e começou a sangrar muito. Daniel, por sua vez, começou a se sentir atraído por um medalhão pendurado em sua motocicleta - que ele nunca havia percebido lá. Ao tocá-lo, ele assumiu a forma de um esqueleto em chamas e se tornou o segundo Motoqueiro Fantasma.

Ele conseguiu levar sua irmã para o hospital, onde ela chegou a ser socorrida e atendida com rápida prontidão. Porém, uma vez que Ketch havia deixado de ser o Motoqueiro Fantasma, ele e a irmã foram atacados pelo vilão Blecaute - que havia surgido no confronto entre gangues. Barbara foi morta pelo criminoso, e Daniel jurou vingança.

Imagem de capa do item

Herói do inferno ou do paraíso?

Depois de partir em suas próprias aventuras - numa delas, ele chegou até mesmo a fazer parte de uma nova versão do Quarteto Fantástico -, Ketch chegou a encontrar Johnny Blaze, que havia ouvido os rumores sobre o surgimento de um novo Motoqueiro Fantasma.

Os dois descobriram que eram irmãos e que, diferentemente de Blaze, Ketch manifestava uma encarnação bruta dos Espíritos da Vingança, já que ele não havia sido corrompido por Zarathos como seu irmão.

Juntos, Blaze e Ketch se juntaram aos Filhos da Meia-Noite e começaram a enfrentar ameaças sobrenaturais crescentes. Em um desses confrontos, eles reencontraram Blecaute, que acabou assassinando Danny. Embora o hospedeiro humano tenha morrido, o Motoqueiro Fantasma continuou intacto e, posteriormente, através de magia das trevas, até mesmo Danny seria ressuscitado. Diferente de seu irmão, que trabalhava sob a influência de Zarathos, Danny começou a seguir as ordens de Zadkiel, que por sua vez era um Arcanjo a serviço do paraíso - e ainda assim, longe de ser uma figura benevolente.

Imagem de capa do item

Alejandra Jones: Treinada para o serviço

Filha de um chefão americano do tráfico de pessoas e de uma mulher mexicana, vítima dos abusos de seu sequestrador, Alejandra Jones foi, junto com seus irmãos, vendida por seu pai, indo parar na Nicarágua. Lá, ela conheceu Adão - o mesmo do Jardim do Éden -, e foi treinada por ele para se tornar a próxima hospedeira de um Espírito da Vingança.

Alejandra foi escolhida pessoalmente por uma entidade mística e acabou se tornando a nova Motoqueira Fantasma. Sua primeira missão foi tentar derrotar Skadi - a filha do Caveira Vermelha, transformada por Cul, o deus asgardiano do medo, em uma arma de destruição massiva.

Porém, o plano de Adão era um tanto quanto tenebroso. Sendo um dos criadores do pecado, ele decidiu que o mundo precisava se livrar dele e, para isso, usaria Alejandra para fazer com que todos no mundo se tornassem puros e desconhecessem o pecado.

Imagem de capa do item

Mestre da maldição

Embora, na teoria, isso fosse uma ideia benevolente, na prática, resultaria em criaturas alienadas e sem poder de decisão, vivendo como vegetais em um mundo que já havia sido deformado. Alejandra recusou a cumprir as ordens de Adão e foi escravizada por ele, que a transformou em uma bomba capaz de anular todos os pecados na Nicarágua.

Johnny Blaze se pôs contra o plano de Adão e partiu para ajudar Alejandra. Fazendo novos pactos com Mefisto, Blaze conseguiu fazer com que Alejandra se livrasse do controle de Adão. Juntos, os dois derrotaram o Primeiro Homem e ela passou a agir como uma heroína mais responsável.

Livre da influência de criaturas malignas, ao contrário de Johnny e Daniel, Alejandra também se beneficiou de seu treinamento para se tornar portadora do Espírito da Vingança. Mais que qualquer outro Motoqueiro Fantasma, ela provou suas habilidades, controlando poderes que os anteriores jamais controlaram, sendo capaz de se clonar, aumentar de tamanho e manipular padrões climáticos.

Imagem de capa do item

Robbie Reyes: Novíssimo Motorista Fantasma

Roberto "Robbie" Reyes era um jovem latino vivendo em um bairro pobre de Los Angeles. Ele cuidava de seu irmão, Gabriel, que por sua vez, era uma criança com problemas intelectuais e mobilidade reduzida. Robbie trabalhava em uma oficina de carros e para sustentar a si e ao seu irmão, constantemente pegava "emprestado" os carros que consertava para participar de corridas ilegais à noite.

Em uma dessas corridas, ele acabou usando o carro de um gângster local. No meio da corrida, ele foi emboscado e baleado diversas vezes, morrendo dentro do carro. Ao mesmo tempo, o espírito de Eli Morrow, um assassino em massa e satanista, possuiu o cadáver de Robbie, ressuscitando-o e o transformando no primeiro Motorista Fantasma.

Robbie continuou a usar o carro do gângster, um 1969 Dodge Charger preto. Posteriormente, ele chegou a encontrar o gângster, que era, na realidade, um famoso traficante de drogas na comunidade local.

Imagem de capa do item

O herói suburbano

Os meses passaram e Robbie continuava a se transformar no Motorista Fantasma, mas sempre que isso acontecia, ele se sentia aterrorizado por ter que controlar a sede sanguinolenta do espírito de Eli Morrow.

Certa vez, Johnny Blaze chegou a confrontá-lo, e após uma luta incansável entre os dois Pilotos Fantasmas, Johnny reconheceu que Robbie era uma boa pessoa, embora o ser que estivesse dentro dele - no caso, Eli - merecia uma penitência absoluta.

Robbie continuou a limpar seu bairro da influência de criminosos e traficantes. Porém, sua recusa em matar suas vítimas enfureceu Eli, que chegou a deixar o corpo de Robbie e possuir Gabriel. Enquanto estava no irmão de Robbie, ele revelou que, na verdade, era tio dos dois meninos, e que teria empurrado a mãe deles de uma escadaria quando ela estava grávida de Gabe, e por isso, o menino tinha problemas em seu desenvolvimento. Ressentido, mas sentindo-se responsável por nunca mais deixar seu tio ferir mais ninguém, Robbie conseguiu reabsorver Eli e, até hoje, continua a lutar contra ele pelo controle do Motorista Fantasma.

Imagem de capa do item

Através do Multiverso

Há várias versões do Motoqueiro Fantasma ao longo das diversas terras alternativas e linhas temporais da Marvel.

No Universo 2099, temos Kenshiro "Zero" Cochrane, um hacker que, após ser mortalmente ferido, passou sua consciência para um corpo ciborgue, que pilotava uma moto e possuía uma motosserra como arma, embora não compartilhasse das origens místicas do herói.

No século XXX de uma realidade alternativa, o alienígena da raça Sark conhecido como Wileaydus Autolycus se tornou um Motoqueiro Fantasma após ser tocado pelas Chamas de Khauri. Nessa realidade, ele integrou o grupo "original" dos Guardiões da Galáxia.

Em outras realidades, Naomi e Barbara Kale, a mãe e a irmã de Johnny e Danny chegaram a se tornar Motoqueiras no lugar dos dois.

Curiosidade: Embora, no primeiro filme do anti-herói, Carter Slade seja retratado como um dos hospedeiros de um Espírito da Vingança, nos quadrinhos, ele era o Cavaleiro Fantasma, um vigilante sem poderes que, ao morrer, voltou para a terra como um fantasma... sem ter qualquer relação com Zarathos, os Espíritos da Vingança e cia.

Imagem de capa do item

Dos quadros para as telas

Dos quatro principais portadores do Espírito da Vingança, apenas Alejandra Jones nunca chegou a ser adaptada para as TVs, cinemas ou jogos. De resto, todos os outros tiveram sua chance de provar seu valor fora dos quadrinhos.

Johnny Blaze foi interpretado por Nicolas Cage em Motoqueiro Fantasma, de 2007, e na continuação/reboot de 2012, Motoqueiro Fantasma: O Espírito da Vingança.

Ainda no filme de 2012, Daniel Ketch aparece como um menino que Johnny tem de salvar das garras do Diabo. Além dos cinemas, ambos já apareceram em diversas animações e jogos.

Robbie Reyes atualmente está na quarta temporada de Agents of S.H.I.E.L.D., interpretado por Gabriel Luna. O personagem também se tornou personagem jogável em Avengers Academy e Marvel Heroes.