Como e Onde estão o elenco de Jornada nas Estrelas
Como e Onde estão o elenco de Jornada nas Estrelas
Audaciosamente indo onde ninguém jamais esteve!
Star Trek, ou Jornada nas Estrelas, como é mais conhecida no Brasil, é sinônimo de ficção científica. O primeiro episódio foi ao ar em 1966, mostrando o início das aventuras de Kirk, Spock e os demais tripulantes da nave Enterprise, em sua missão de explorar novos mundos, pesquisar novas formas de vida e se meterem em mil aventuras.
Ao contrário das demais obras com a temática espacial, a distopia dava lugar a um mundo quase perfeito, no qual a humanidade finalmente alcançou a plenitude e agora estende seu braço ao resto do universo. Mas e os atores e atrizes que ajudaram a contar essa história, onde estarão? Hora de descobrir!
William Shatner (James T. Kirk)
O intrépido, astuto e destemido capitão da Enterprise era James T. Kirk, que apesar de competente, não tinha lá muito respeito pelas regras e fazia o que achava que era certo ao invés do que lhe era ordenado por seus superiores ou pelos regulamentos da Frota Estelar.
Foi imortalizado na TV e no cinema por William Shatner, que por muito tempo sofreu para se desvencilhar do estigma de seu personagem mais famoso, algo que nunca sumiu de vez. Nos anos seguintes, continuou como uma forte presença na televisão, como $#! My Dad Says, Haven e Boston Legal*, além de diversas participações interpretando a si mesmo em outras dezenas de séries e filmes.
Além de atuar, Shatner também é cantor e escritor, com oito álbuns gravados e três livros publicados.
Leonard Nimoy (Spock)
Pertencente à raça dos Vulcano, o sempre lógico Spock era o primeiro oficial da Enterprise e a voz da razão na cabeça de Kirk, sendo o segundo em comando no caso de o capitão não estar por perto. Sua dedução simples e direta dos mais variados tipos de dilema quase sempre era o segredo da vitória dos heróis.
O lendário Leonard Nimoy interpretou o personagem tão bem que ele o perseguiu durante toda sua vida. Não que isso o tenha impedido de encontrar trabalho, é claro. Esteve em séries como Os Simpsons, Futurama, The Big Bang Theory e Fringe, além de diversos derivados de Jornada Nas Estrelas, inclusive jogos.
No cinema, participou de sucessos como Transformers: O Lado Oculto da Lua, além de ter reprisado Spock em Stark Trek, de 2009, e sua sequência, Star Trek: Além da Escuridão, de 2013.
Escritor prolífero, publicou nove livros, além de coletâneas de suas próprias poesias. Morreu em 2015, aos 83 anos.
DeForest Kelley (Leonard "Bones" McCoy)
Leonard "Bones" McCoy, ou "magro", como era conhecido na dublagem brasileira, era o médico da Enterprise e um dos melhores amigos de Kirk. Bem mais emotivo que Spock, vivia em discordância com o mesmo, mas era justamente seu coração que lhe fazia ser a consciência do trio. Ah, e ele era extremamente desconfiado de qualquer tipo de máquina.
Foi interpretado por DeForest Kelley, cuja carreira se baseou basicamente em Jornada nas Estrelas, tendo participado de todas as temporadas e filmes da era clássica. Morreu em 1999, aos 79 anos.
Nichelle Nichols (Nyota Uhura)
Nichelle Nichols era Uhura, oficial de comunicações da nave. Forte, inteligente e eloquente, estava sempre ao lado de Kirk nas situações mais perigosas.
Sua importância vai muito além da ficção: a presença de uma mulher negra numa série popular, ainda mais em uma posição de tanto destaque, quebrou paradigmas na televisão americana na época, servindo de inspiração para toda uma geração de jovens afro-americanos na luta por direitos civis.
Além de Jornada nas Estrelas, Nichols atuou em séries como Heroes, The Young and the Restless e Renegades, além de emprestar sua voz para animações como Os Simpsons e Gargulas. Seu trabalho mais recente é o filme Unbelievable!!!!!, uma comédia de ficção científica.
James Doohan (Montgomery "Scotty" Scott)
Scotty era o engenheiro chefe e o responsável por mantém tudo funcionando como deve dentro da Enterprise, o que quase sempre era impossível dado o número de enrascadas nas quais Kirk envolvia a pobre nave. Apesar disso, era apaixonado pelo que fazia, chegando até a recusar uma indicação para capitão de fragata.
James Doohan viveu o personagens nas três temporadas da série clássica e nos seis filmes, e assim como aconteceu com DeForest Kelley, sua carreira foi basicamente a série e seu universo. Morreu em 2005, aos 85 anos.
George Takei (Hikaru Sulu)
George Takei era Sulu, que tinha uma das missões mais importantes de todas: era nada menos que o piloto da Enterprise, sendo também responsável por operar as armas da nave quando a situação apertava.
Após a série, Takei construiu uma carreira de respeito na TV, atuando tanto diante das câmeras quanto emprestando sua voz a desenhos animados. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Futurama, no qual dublava sua própria cabeça, Os Simpsons, The Terror, Elena de Avalor e a nova versão de Além da Imaginação. Seu mais novo trabalho é o desenho Love Monster.
Homossexual assumido, Takei também é conhecido por ser uma voz atuante pela igualdade de direitos para a comunidade LGBTQI+, sempre envolvido em campanhas de conscientização e atendendo a congressos importantes.
Walter Koenig (Pavel Chekov)
Entrando na série clássica em sua segunda temporada, Chekov era o navegador e o mestre tático da tripulação, responsável por algumas das estratégias mais mirabolantes já vistas no seriado e muitas vezes decidindo o desfecho de grandes conflitos.
Após a série e os filmes, o ator Walter Koenig, esteve em Babylon 5, Renegades e o desenho Stretch Armstrong e os Guerreiros Flex, dublando um dos personagens. Seu trabalho mais atual é o filme Unbelievable!!!!!, onde voltou a atuar com Nichelle Nichols, a Uhura.
Majel Barrett (Christine Chapel)
A enfermeira Chapel não recebia tanto destaque quanto os demais personagens, mas nem por isso é menos marcante. Ela era perdidamente apaixonada por Spock, o que rendia vários momentos engraçados e também dramáticos na série.
Majel Barrett interpretou a personagem na série, nos filmes e em vários derivados, como a animação e os games. Além de Chapel, ela também era a voz do computador da Enterprise e também da Voyager, na série derivada de mesmo nome. Esteve também em seriados como Babylon 5, Earth: Final Conflict e o desenho dos anos 90 do Homem-Aranha, onde dublava Anna Watson, mãe de Mary Jane. Morreu em 2008, aos 76 anos.
Grace Lee Whitney (Janice Rand)
Grace Lee Whitney viveu Janice, a ordenança de Kirk, em apenas nove episódios da série clássica. Contudo, continuou aparecendo nos filmes e séries derivadas da franquia, tanto no papel de Janice quanto como outras personagens.
Assim como outros atores, seu trabalho diante das câmeras também meio que se resume apenas à Jornada nas Estrelas, além de filmes menores para a TV e pequenas participações em séries. Morreu em 2015, aos 75 anos.