Como e onde estão os atores do elenco de Street Fighter: A Batalha Final
Como e onde estão os atores do elenco de Street Fighter: A Batalha Final
O filme tem 26 anos!
Em 1994, estreava nos cinemas Street Fighter: A Batalha Final, a primeira grande adaptação para as telonas da franquia Street Fighter, um dos jogos de luta mais icônicos da história dos videogames, contando com vários personagens clássicos em sua trama – mesmo ela tendo sido bastante modificada em relação à mitologia original.
Mesmo não sendo bem apreciado pela crítica e por parte dos fãs, o filme veio a ganhar o carinho de muitos e até ganhou um jogo inspirado no longa. Confira aqui como e onde estão os atores e atrizes de Street Fighter: A Batalha Final.
Jean-Claude Van Damme como Guile
O belga Jean-Claude Van Damme, um dos maiores nomes de filmes de ação, viveu o Guile, que, no filme, é coronel das Nações Aliadas (uma analogia à ONU), que está no país de Shadaloo para destronar o tirano M. Bison. Ele também possui um desejo de vingança por M. Bison ter capturado seu amigo, Charlie Blanka.
Van Damme está com 59 anos, e, sendo versado em várias artes marciais, se tornou um ícone de filmes de ação, estrelando filmes como O Grande Dragão Branco, Duplo Impacto, Soldado Universal e na franquia Kickboxer, da qual participa até hoje. Seu último filme foi Ruas em Guerra, de 2019.
Raul Julia como M. Bison
O famoso ator Raul Julia viveu M. Bison, o maior antagonista do filme, que governa Shadaloo (que nos jogos é sua organização terrorista, e não um país) com mãos de ferro, e tem o desejo de mostrar ao mundo a sua visão, chamada Pax Bisonica.
Nascido em Porto Rico, Raul Julia morreu aos 54 anos, em outubro de 1994, dois meses antes do filme estrear nos cinemas. Ele participou do filme para agradar aos seus filhos, fãs de Street Fighter.
O ator ficou mais conhecido por sua atuação como Gomez, o patriarca da Família Addams, além de participar de clássicos como Havana, O Beijo da Mulher-Aranha e Frankenstein: O Terror das Trevas.
Street Fighter: A Batalha Final foi dedicado a ele.
Ming-Na Wen como Chun-Li
Chun-Li, interpretada por Ming-Na Wen, aparece no filme como uma repórter que, ao lado de Balrog e Honda, busca um meio de derrotar Bison, que matou o seu pai. Eventualmente, ela acaba se aliando a Guile e suas tropas das Nações Aliadas.
Nascida em Macau, a atriz tem hoje 56 anos e ficou bem marcada por seu papel como Chun-Li, que, junto de sua dublagem como Mulan e sua atuação como a agente Melinda May em Agentes da S.H.I.E.L.D., é um de seus papéis de maior destaque. Mãe de dois filhos, ela teve uma aparição recente em The Mandalorian, vivendo Fennec Shand.
Kylie Minogue como Cammy
Kylie Minogue viveu Cammy, que atua como braço-direito de Guile em boa parte do filme. Nos jogos, a personagem é uma das Dolls, grupo de elite particular de Bison, e que veio a se aliar à Delta Red como parte de sua missão de redenção e vingança contra vilão.
Nascida na Austrália, Kylie Minogue tem hoje 52 anos e é mais conhecida por sua carreira de cantora, se tornando um ícone da cultura pop nos anos 90 e no início dos anos 2000 - se você for mais velho(a), certamente se lembra de Can't Get You Out of My Head, seu maior sucesso. E até hoje ela segue criando novos álbuns e canções.
Byron Mann como Ryu
Ryu foi vivido por Byron Mann, e teve sua história bem modificada, se envolvendo em redes criminosas ao lado de Ken, com o objetivo de sair lucrando em seus esquemas. Ele e seu amigo fecham um acordo com Guile para se infiltrarem como aliados de Sagat e Bison.
Nascido em Hong Kong, Byron, que hoje tem 52 anos, segue atuando em filmes de ação, tendo se destacado recentemente na série Wu Assassins e no filme Arranha-Céu: Coragem Sem Limites. Ele também já fez aparições em séries como Arrow e Agentes da S.H.I.E.L.D..
Damian Chapa como Ken
Ken, vivido por Damian Chapa, aparece no filme ao lado de Ryu, e foi caracterizado como uma pessoa egoísta e que pensa mais em sair ganhando dinheiro do que como quem luta pelo que é certo - algo que acaba mudando durante o filme.
Chapa está hoje com 56 anos e, desde os anos 2000, começou a focar em sua carreira como diretor e produtor, além de continuar atuando. Ele se destacou por ter produzido, dirigido e atuado no papel principal nas biografias não-autorizadas de Roman Polanski e Marlon Brando.
Wes Studi como Sagat
Wes Studi viveu Sagat, que no filme era o chefe de um cartel em Shadaloo, ao invés de ser o Rei do Muay Thai, como nos jogos. Ele é acompanhado de Vega, que atua como seu sócio, e também passa a ser um dos aliados de Bison.
De origem nativo-americana - mais especificamente da tribo Cherokee -, Studi tem hoje 72 anos e se destacou por sua atuação em Gerônimo: Uma Lenda Americana e O Último dos Moicanos. Recentemente ele esteve em Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola e A Caminho de Casa.
Ele foi premiado neste ano com um Oscar Honorário por sua contribuição ao cinema.
Peter Tuiasosopo como Honda
Honda - ou Edmond Honda, como se chama nos jogos - foi vivido por Peter Tuiasosopo e aparece no filme como um amigo de Chun-Li**, como parte de sua equipe de produção. Apesar de ter um visual bem diferente em relação aos jogos, ele também é um lutador de sumô.
Nascido em Samoa Americana, Peter tem hoje 55 anos e segue na carreira de ator. Antes disso, ele chegou a atuar na NFL, jogando pelos St. Louis Cardinals e Los Angeles Rams. Ele fez vários papéis como figurante em filmes como Batman e Robin, As Panteras, Velozes e Furiosos e O Escorpião Rei.
Grand L. Bush como Balrog
Grand L. Bush interpretou Balrog, amigo de Honda e Chun-Li, agindo disfarçadamente como repórter cinematográfico. Ele é um dos personagens que mais se diverge da versão dos jogos, onde ele é um dos vilões e um dos Reis da Shadaloo.
Bush tem hoje 64 anos e se aposentou da carreira de ator em 2002. Suas principais contribuições ao cinema foram em As Cores da Violência, Duro de Matar e Máquina Mortífera.
Andrew Bryniarski como Zangief
O fisiculturista Andrew Bryniarski viveu Zangief, que no filme foi um dos lacaios mais fiéis à Bison, principalmente por conta de sua ingenuidade. Ao final, ele percebe que sempre esteve do lado errado e passa a ajudar as Nações Aliadas a escapar do QG de Bison.
Bryniarski está hoje com 51 anos e o ator se destacou ao viver o assassino Leatherface em dois filmes da franquia O Massacre da Serra Elétrica. Ele já dublou o anti-herói Lobo em um filme animado de Natal, e já teve aparições em papéis menores em Batman: O Retorno e em Scooby-Doo.