Como e onde estão os atores do elenco de Batman Begins
Como e onde estão os atores do elenco de Batman Begins
O início de uma trilogia inesquecível!
A maneira de abordar super-heróis no cinema mudou para sempre após o lançamento de Batman Begins, em 2005. Dirigido por Christopher Nolan, o filme inovava por mostrar o herói e o mundo que o cercava da maneira mais realista possível, de modo que até mesmo os gadgets e a tecnologia usada pelo morcego nas telas funcionava na vida real.
Passados quinze anos e mais duas sequências, tanto o filme quanto seu elenco continuam fazendo sucesso. Quer saber no que eles estão trabalhando agora? Então continue lendo!
Christian Bale (Bruce Wayne/Batman)
Como seu Batman, Christopher Nolan escolheu o ator Christian Bale. Versátil, ele provou conseguir se adaptar a qualquer papel em trabalhos como drama como o drama Império do Sol, o musical Extra! Extra! Extra!, e o muito bem criticado Psicopata Americano.
Além do filme e de suas duas continuações, esteve em O Exterminador do Futuro: A Salvação, no épico bíblico Êxodo: Deuses e Reis e nos premiados Hostis, Vice e Ford vs. Ferrari.
Voltará a participar de uma adaptação de quadrinhos muito em breve, desta vez na Marvel, em Thor: Love and Thunder, mas seu personagem ainda está sendo mantido em segredo.
Michael Caine (Alfred)
Um ator respeitado e procurado desde sempre, Michael Caine trazia à sua versão de Alfred um senso de sabedoria, respeito, profissionalismo e, acima de tudo, amor paterno, características inerentes do personagem nos quadrinhos.
Continuou atuando em grandes sucessos, como Interestelar, Truque de Mestre e Kingsman: Serviço Secreto. Voltou a trabalhar com Christopher Nolan em A Origem, Dunkirk e Tenet, seu mais novo filme. Está com 87 anos e nenhuma intenção de se aposentar tão cedo.
Gary Oldman (Jim Gordon)
Outro medalhão de Hollywood a participar do filme foi Gary Oldman, que deu vida à Jim Gordon quando este ainda estava meio longe de ser comissário de polícia em Gotham City.
Depois do filme, interpretou Sirius Black na saga Harry Potter, além de ter participado de O Livro de Eli, A Garota da Capa Vermelha, o remake de Robocop e do premiado O Destino de uma Nação, que lhe rendeu um Oscar na categoria melhor ator em 2018. Seu mais novo filme, A Place Among the Dead, aguarda lançamento.
Morgan Freeman (Lucius Fox)
O sempre respeitável Morgan Freeman viveu o igualmente admirável Lucious Fox, um dos maiores aliados do Batman. Com um currículo invejável desde muito antes de Batman Begins, que inclui os clássicos Conduzindo Miss Daisy e Seven: Os Sete Crimes Capitais, ele continuou a trabalhar bastante depois do filme, sendo um ator procurado ainda hoje.
Entre seus sucessos posteriores estão Invictus, onde interpretou Nelson Mandela; o drama Antes de Partir, no qual contracenou com o ex-Coringa Jack Nicholson; Lucy, Truque de Mestre e a animação Uma Aventura LEGO, onde dublou o mago Vitruvius.
Liam Neeson (Henri Ducard)
Liam Neeson é outro daqueles atores que dispensa muitas apresentações. No filme, ele foi Henri Ducard, o homem que treinou Bruce Wayne, mais tarde se revelando como sendo o próprio líder da Liga das Sombras, Ra's Al Ghul.
Depois da trilogia do Batman, o ex-mestre Jedi esteve em Esquadrão Classe A, no remake de Fúria de Titãs e voltou a dar voz ao leão Aslan em As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada.
Mas seu maior sucesso mesmo foi a trilogia Busca Implacável, onde vivia um ex-agente do governo com um talento especial para ter a família sequestrada, encontrar pessoas e depois matar elas. Outros trabalhos dignos de nota são o desenho Star Wars: The Clone Wars, onde voltou a viver Qui-Gon Jinn, e o drama baseado em fatos reais Mark Felt: O Homem que Derrubou a Casa Branca.
Cillian Murphy (Jonathan Crane/Espantalho)
Outro vilão dos quadrinhos a dar as caras em Batman Begins foi o Espantalho, vivido pelo ator Cillian Murphy, que curiosamente havia feito teste para interpretar Bruce Wayne no filme.
O ator irlandês andou bastante ocupado depois do primeiro filme da trilogia. Além das continuações, esteve em Tron: O Legado, O Preço do Amanhã, No Coração do Mar e em A Origem, onde tornou a trabalhar com Christopher Nolan.
Nos últimos anos, tornou a emplacar mais um personagem de sucesso, o líder de gangue Tommy Shelby, na série Peaky Blinders.
Ken Watanabe (Ra's Al Ghul)
O ator japonês Ken Watanabe impressionou Christopher Nolan com sua performance no filme O Último Samurai, o que lhe rendeu um convite do diretor para interpretar Ra's Al Ghul em Batman Begins. O primeiro Ra's, pelo menos.
O sucesso do filme lhe rendeu outros grandes trabalhos no cinema ocidental, como Memórias de uma Gueixa, Cartas de Iwo Jima e A Origem, onde trabalhou novamente com Nolan. Entre seus filmes mais atuais estão Godzilla II: Rei dos Monstros, Ilha dos Cachorros e Detetive Pikachu, além de séries e filmes japoneses.
Rutger Hauer (William Earle)
Conhecido por performances inesquecíveis em filmes como Blade Runner: O Caçador de Andróides e O Feitiço de Áquila, Rutger Hauer teve um papel pequeno em Batman Begins. No filme, ele viveu o executivo William Earle, que tentou tomar para si as Indústrias Wayne.
Já com a idade avançada, fez poucos trabalhos expressivos no cinema depois do filme, como O Mendigo Com Uma Escopeta, além das séries True Blood, Galavant e Channel Zero, além do game Kingdom Hearts III, onde deu voz ao mestre Xeanorth. Morreu em 2019, aos 75 anos.
Tom Wilkinson (Carmine Falcone)
O mafioso Carmine Falcone, que basicamente serve para ser derrubado pelo Batman para que o herói mostre à todos a que veio, foi vivido pelo ator Tom Wilkinson, conhecido por quase sempre viver vilões em filmes mais sérios.
Nos anos que se seguiram a Batman Begins, participou de grandes sucessos do cinema elogiados pela crítica, como Operação Valquíria, O Grande Hotel Budapeste, Missão: Impossível - Protocolo Fantasma e Snowden: Herói ou Traidor.
Na TV, teve muito destaque na série The Kennedys, onde viveu Joe Kennedy, e Belgravia, seu trabalho mais atual.
Katie Holmes (Rachel Dawes)
Amiga de infância de Bruce Wayne, a advogada Rachel Dawes é uma das poucas pessoas dispostas a lutar contra o crime em Gotham, se tornando posteriormente o interesse amoroso do herói. Neste primeiro filme, foi interpretada pela atriz Katie Holmes, que até então era casada com Tom Cruise.
A eterna Joey Potter de Dawson's Creek participou de alguns sucessos após o filme, como A Justiceira, O Doador de Memórias e Cada um Tem a Gêmea Que Merece, mas brilhou principalmente na TV, nas séries The Kennedys e Ray Donovan. Seu mais novo filme, O Segredo: Ouse Sonhar, aguarda lançamento.
Para efeito de curiosidade, ela só foi substituída por Maggie Gyllenhaal em Batman: O Cavaleiro das Trevas por problemas de agenda, embora os teóricos da conspiração de plantão insistam que não é verdade.