Como e onde estão os atores de As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Como e onde estão os atores de As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Uma fantasia excepcional!
Lançado em 2005, As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é o primeiro filme de uma trilogia que adapta a icônica série de livros escritos por C.S. Lewis, uma fantasia deliciosa sobre um mundo mágico e os seres que o habitam.
O filme embalou a infância e a juventude de muitos, trazendo às telas a versão definitiva dos Irmãos Pevensie e o bondoso Aslan, além da tenebrosa Feiticeira Branca. E é por isso que, nesta lista, decidimos explorar como e onde estão os atores do filme atualmente!
Créditos: Divulgação
Georgie Henley como Lúcia Pevensie
A mais jovem dos Irmãos Pevensie, Lúcia é uma garota sonhadora, inocente e muito criativa. A primeira a entrar no reino de Nárnia, ela é quem conhece o Sr. Tumnus e outros seres fantásticos. Após a derrota da Feiticeira Branca, ela se torna a Rainha Lúcia, a Destemida.
Lúcia foi vivida por Georgie Henley, uma atriz britânica que hoje tem 25 anos de idade. Ela esteve nos três filmes de As Crônicas de Nárnia, além de ter feito a minissérie Jane Eyre em 2006. Apesar de poucos papéis na TV e no cinema, ela tem uma extensa carreira no teatro.
Curiosamente, Georgie poderia ter estado em outra grande franquia de fantasia - isso porque ela chegou a gravar uma participação no piloto de uma das séries prequel de Game of Thrones. Infelizmente, a HBO não aprovou o projeto, e a série não será lançada.
Skandar Keynes como Edmundo Pevensie
Inicialmente astuto e traiçoeiro, Edmundo Pevensie é o responsável por trair seus irmãos para a Feiticeira Branca, em troca de guloseimas e doces. Ele é perdoado graças ao sacrifício de Aslan, e após a derrocada da bruxa, ele se torna o Rei Edmundo, o Justo.
Edmundo foi interpretado por Skandar Keynes, um ex-ator britânico de ascendência libanesa. Skandar vem de uma família muito famosa, já que seu tataravô foi o biólogo e evolucionista Charles Darwin. Além disso, ele também é um parente distante do político brasileiro Paulo Maluf.
Skandar teve uma curta carreira como ator, retornando apenas para as duas sequências de As Crônicas de Nárnia. Desde 2016, ele decidiu seguir a carreira de conselheiro político, trabalhando em assuntos internos do parlamento britânico.
Anna Popplewell como Susana Pevensie
Susana Pevensie é a mais perspicaz e inteligente entre seus irmãos. Ela é conhecida por seu talento incomparável com o arco-e-flecha, e por tentar sempre conciliar seus irmãos quando estão brigando. Por isso, ela se torna a Rainha Susana, a Gentil.
Susana é vivida por Anna Popplwell, uma atriz britânica que hoje tem 31 anos e continua sua carreira com papéis nos mais diversos projetos. Ela deve retornar ao mundo da fantasia em House of the Dragon, o spin-off de Game of Thrones encaminhado para o HBO Max.
No campo televisivo, ela participou de séries bem populares como Reign, onde interpretou Lady Lola, uma figura importante da história inglesa. Além disso, ela esteve também em Halo 4: Em Direção ao Amanhecer, uma websérie baseada na popular franquia de jogos.
William Moseley como Pedro Pevensie
Pedro é o mais velho dos quatro irmãos Pevensie. Justo e corajoso, ele às vezes é um pouco arrogante e trata seu irmão Edmundo com muita ignorância e soberba. Apesar disso, ele se torna um combatente digno, e após a derrota da Feiticeira, vira Rei Pedro, o Magnífico.
O personagem foi vivido pelo ator britânico William Moseley, que hoje tem 33 anos de idade e continua na carreira de atuação, embora faça papéis mais contidos e tenha se afastado um pouco das grandes super-produções como O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.
William voltou para Príncipe Caspian e até teve uma pequena cameo em A Viagem do Peregrino da Alvorada. Recentemente, ele foi um dos protagonistas de The Royals, além de ter tido uma breve aparição em Artemis Fowl: O Mundo Secreto, da Disney.
Tilda Swinton como a Feiticeira Branca
A Feiticeira Branca é uma figura misteriosa e sombria, que também atende pelo nome de Jadis. Ela é a vilã do filme, a responsável por ter mergulhado Nárnia em um inverno de mais de cem anos, sem Natal, primavera ou verão. Eventualmente, ela é derrotada por Aslan.
Jadis foi brilhantemente interpretada por Tilda Swinton, a atriz escocesa conhecida por seus papéis andróginos e que desafiam normas de gênero, além de já ter trabalhado com artes plásticas e moda. Tilda fez pequenas participações nas duas continuações do filme de 2005.
Hoje, ela tem 59 anos e já esteve em grandes sucessos de bilheteria, em adaptações de HQs (Constantine e Doutor Estranho), em filmes de terror (Suspiria e Amantes Eternos), além de ser colaboradora frequente de grandes diretores como *Bong Joon-Ho, Wes Anderson e Luca Guadagnino.
James McAvoy como Sr. Tumnus
Quando adentra o mundo de Nárnia, Lúcia Pevensie acaba encontrando um gentil fauno, chamado Sr. Tumnus. Ele originalmente trabalha a serviço da Feiticeira Branca, mas após conhecer a menina, muda de ideia e tenta ajudá-la, mesmo que isso atraia a ira da poderosa bruxa.
Tumnus foi vivido por James McAvoy, o astro escocês que hoje tem 41 anos. James construiu para si uma carreira de sucesso, se tornando o Professor X da saga X-Men nos cinemas, além de ter participado de filmes como Atômica, Fragmentado, Vidro e IT: Capítulo 2.
Curiosamente, McAvoy atualmente estrela His Dark Materials, a série de TV baseada na saga de livros de fantasia Fronteiras do Universo - que é apontada por muitos como a antítese de As Crônicas de Nárnia, por suas várias críticas à religião cristã e à igreja.
Jim Broadbent como Digory Kirke
Um personagem que não aparece no reino fantástico de Nárnia, Digory Kirke é um professor idoso e muito gentil que recolhe os irmãos Pevensie em sua casa, para cuidar deles durante a guerra. O personagem, nos livros, tem sua história aprofundada em O Sobrinho do Mago.
Digory aparece brevemente no filme e é interpretado por Jim Broadbent, um astro britânico de muito sucesso que já havia ganhado o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel no drama Iris, de 2001. Desde Nárnia, Broadbent este em várias outras franquias de fantasia.
Ele foi o professor de poções Horácio Slughorn na saga de filmes de Harry Potter, a partir de O Enigma do Príncipe. Além disso, esteve também em Game of Thrones, Paddington e Coração de Tinta. Hoje, Jim tem 71 anos.
Liam Neeson como Aslan (voz)
Por fim, temos também Aslan, o maravilhoso leão que é o verdadeiro regente de Nárnia e que, ao começo do filme, ainda está desaparecido devido à ação da Feiticeira Branca. Com a chegada dos Irmãos Pevensie, ele retorna, provando-se um poderoso aliado e um bondoso herói.
Quem faz a voz original do leão é o astro Liam Neeson, que hoje tem 68 anos de idade. O ator irlandês já tinha uma carreira reconhecida antes dos filmes, graças a papeis em franquias como Star Wars (onde fez Qui-Gon Jinn) ou a trilogia Cavaleiro das Trevas (onde viveu Ra's al Ghul).
Neeson atuou nos três filmes da saga, sempre reprisando o papel de Aslan. Hoje, o ator também é famoso por protagonizar diversas franquias e filmes de ação, como Busca Implacável, Vingança a Sangue Frio, O Passageiro e Sem Escalas.