Como e onde estão os atores do elenco de A Chave Mágica
Como e onde estão os atores do elenco de A Chave Mágica
O filme marcou a infância de muita gente!
A Chave Mágica, de 1995, é um daqueles filmes que se tornam especiais quando o vemos quando crianças. Além de contar a história da amizade entre um nativo-americano do passado e o mais comum dos garotos, o longa também toca em temas delicados, porém importantes, como a perseguição ao povo indígena, uma mancha na história da criação dos Estados Unidos.
Mas o que o elenco que deu vida a personagens tão cativantes está fazendo hoje em dia? Vamos descobrir!
Hal Scardino (Omri)
Omri, o garoto dono da tal chave mágica que abre e fecha o pequeno armário que dá vida a seus bonecos, era vivido por Hal Scardino, que não fez lá muita coisa após o sucesso do filme.
Depois de A Chave Mágica, Scardino desapareceu da frente das câmeras, o que nem de longe significou que ele abandonou a arte. Junto com um amigo, ele fundou a Aperta Productions, uma organização sem fins lucrativos que promove empreitadas artísticas para camadas mais carentes da sociedade. Um de seus últimos projetos foi com mulheres sírias em um campo de refugiados perto de Beirute, Líbano.
Em 2017, voltou a atuar, aparecendo nas séries The Show e Man in an Orange Shirt. Atualmente está com 35 anos.
Litefoot (Pequeno Urso)
Ao colocar um bonequinho de um índio no armário mágico, Omri dá vida a Pequeno Urso, que foi interpretado pelo também nativo-americano Litefoot.
Depois de A Chave Mágica, esteve em poucos filmes, como Mortal Kombat: A Aniquilação, onde interpretou o guerreiro Nightwolf. Entretanto, ele conseguiu no rap o sucesso que não alcançou no cinema, sempre aparecendo nos primeiros lugares das paradas de sucesso americanas na década de 90. Atualmente, tem mais de 10 álbuns, alguns deles vencedores de vários prêmios. Também tem uma grife de roupas, a Native Style.
De linhagem Cherokee, Litefoot também costuma visitar reservas indígenas, onde dá palestras motivadoras e shows com sua iniciativa musical, a Reach The Rez Radio. Sua última aparição diante das câmeras foi no episódio 21 de House of Cards, em 2014.
Rishi Bhat (Patrick)
O melhor amigo de Omri, Patrick, foi interpretado por Rishi Bhat. Este também foi o único papel do garoto no cinema, largando a carreira de ator para abraçar um destino ainda mais grandioso.
Em 1999, com apenas quinze anos e cursando ciência da computação na universidade de Chicago, Bhat desenvolveu o SiegeSoft, um programa que protegia a privacidade de usuários na internet. Poucos meses depois, ele o vendeu, faturando nada menos que $2 milhões!
Desde então, Bhat fundou várias empresas de tecnologia e continua atuando fortemente na área. Para efeito de curiosidade, ele sabe programar em trinta linguagens de programação diferentes! Mas mesmo assim é um cara difícil de se achar, tanto que não há uma foto atual de sua pessoa na internet.
Vincent Kartheiser (Gillon)
Vincent Kartheiser interpretou Gillon, irmão de Omri, e é ele quem dá ao garoto o armário mágico e o bonequinho de Pequeno Urso.
De lá para cá, brilhou principalmente na TV e esteve em séries de bastante sucesso, como Angel, derivado de Buffy: A Caça-Vampiros, onde vivia Connor, e na premiadíssima Mad Men, interpretando Pete Campbell.
Outros trabalhos famosos do ator incluem as séries Casual, The Path, The OA e Law & Order. Atualmente está na série Das Boot.
Steve Coogan (Tommy Atkins)
Quando Pequeno Urso se feriu, Omri deu vida ao boneco Tommy Adkins, um médico da Segunda Guerra Mundial, para curá-lo. O personagem era interpretado pelo ator inglês Steve Coogan, conhecido principalmente por interpretar o personagem Alan Partridge na série britânica de mesmo nome desde antes de A Chave Mágica, algo que aliás ele faz até hoje.
Entre seus trabalhos mais conhecidos depois do filme, estão a trilogia Uma Noite no Museu, onde viveu o romano Octavius; o filme Hot Fuzz: Chumbo Grosso, do diretor *Edgar Wright (Scott Pilgrim Contra o Mundo); e Trovão Tropical. Atualmente, está na série de TV The Trip*.
David Keith (Boohoo Boone)
Outro boneco ao qual Omri dá vida é o inconsequente cowboy Boohoo Bone, com o qual Pequeno Urso divide a cena mais dramática de todo o filme.
O personagem foi vivido pelo ator David Keith, que depois esteve em filmes como Atrás das Linhas Inimigas, A Maldição da Forca e no filme do Demolidor estrelado por Ben Affleck, onde interpretou o pai do herói.
Nos últimos anos, viveu o personagem Wade Gutches em Hawaii Five-0 e esteve no filme gospel Finding Grace.
Lindsay Crouse (Jane)
A atriz Lindsay Crouse era Jane, a mãe de Omri. Após o sucesso do filme, apareceu principalmente em séries de TV, como Buffy: A Caça-Vampiros, Plantão Médico, CSI e Law & Order, onde interpretou duas personagens diferentes em temporadas distintas.
Seu último trabalho foi o filme Somewhere Slow, de 2013. Atualmente uma budista praticante, ela se dedica a organizar convenções educacionais budistas em Massachusetts, além de muitos eventos voltados para caridade.
Richard Jenkins (Victor)
Já Victor, o pai de Omri, teve o ator Richard Jenkins no papel. Nos anos 90 e no início da década de 2000 fez papeis pequenos em filmes como Quem Vai Ficar Com Mary? e Eu, Eu Mesmo e Irene, até finalmente ver sua carreira estourar na série da HBO A Sete Palmos, onde viveu Nathaniel Fisher.
Desde então vem tendo uma carreira prolífica, e entre seus trabalhos mais conhecidos estão Spolight: Segredos Revelados, A Forma da Água, Kong: A Ilha da Caveira e Jack Reacher: O Último Tiro. Nos últimos anos, foi um dos protagonistas da série Operação Berlim e do filme The Last Shift.
Nestor Serrano (O professor)
O ator Nestor Serrano teve um papel pequeno em A Chave Mágica como o professor de Omri, que nem nome tinha. Mas de lá para cá, vem de destacando bastante na televisão, trabalhando em séries de sucesso como Dexter, Castle e NCIS.
Nos últimos anos, ganhou ainda mais notoriedade por seu trabalho nas séries Revenge, The Last Ship e APB. Seu trabalho mais atual foi na animação Amor, Morte e Robôs, da Netflix.
Sakina Jaffrey (Lucy)
Outra atriz que teve um papel pequeno em A Chave Mágica e hoje brilha nas telinhas é Sakina Jaffrey, que nos últimos anos esteve em algumas das séries mais assistidas e bem-sucedidas da atualidade.
Só para citar seus trabalhos mais conhecidos, estão Antara Nayar em Mr. Robot, dra. Meyer em Homeland, Linda Vasquez em House of Cards e Mama-Ji em Deuses Americanos. Em 2020, esteve na minissérie Em Defesa de Jacob ao lado do Capitão América em pessoa, Chris Evans, além de ter interpretado Vilina em Little Voice.