Como e onde estão os atores do elenco de Cidade de Deus

Capa da Publicação

Como e onde estão os atores do elenco de Cidade de Deus

Por Evandro Lira

Um dos maiores marcos do cinema nacional, Cidade de Deus, lançado em 2002, é um filme de Fernando Meirelles que retrata o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, uma favela que começou a ser construída nos anos 60 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro na década de 1980.

O longa é considerado um dos filmes mais importantes de todos os tempos, sendo aclamado pela crítica especializada e o único filme brasileiro a receber quatro indicações ao Oscar.

Nesta lista, revisitamos a carreira dos atores do filme, que na época eram quase todos novatos e tiveram suas vidas impactadas completamente após participarem do projeto. Confira:

Imagem de capa do item

Alexandre Rodrigues (Buscapé)

O protagonista de Cidade de Deus, Buscapé, é um jovem tranquilo e honesto que tem o sonho de ser fotógrafo. Ele acaba assistindo de camarote a guerra travada pelas facções da favela Cidade de Deus. Quem interpretou o personagem foi o ator carioca Alexandre Rodrigues.

Após o sucesso monumental do filme, Alexandre atuou em algumas minisséries e novelas da Rede Globo, como Cidade dos Homens, Antônia, Cabocla e Paraíso. Seu trabalho mais recente na TV foi na novela O Outro Lado do Paraíso em 2017. Atualmente, Alexandre tem 37 anos e trabalha como ator de teatro e motorista de aplicativo. Ele é casado com a atriz Cacá Santini e mora na cidade Caucaia do Alto, no interior de São Paulo.

Imagem de capa do item

Leandro Firmino (Zé Pequeno)

O sádico traficante de drogas Zé Pequeno é, provavelmente, o maior marco de Cidade de Deus. Quem não lembra da icônica frase proferida pelo sociopata "Dadinho é o c++++lho, meu nome agora é Zé Pequeno, p++ra!"? O responsável por dar vida ao personagem foi o ator Leandro Firmino.

Ele seguiu fazendo alguns filmes, séries e programas depois do sucesso de Cidade de Deus. Na Rede Globo, ele atuou em Cidade dos Homens, A Diarista, A Grande Família e mais recentemente, em 2019, na novela Órfãos da Terra. Leandro trabalhou em outras emissoras, como a RedeTV! e o Canal Futura. Nas telonas, ele apareceu em O Homem que Desafiou o Diabo, O Roubo da Taça e no filme britânico Trash - A Esperança Vem do Lixo.

Atualmente, aos 42 anos, Leandro Firmino é casado com a publicitária Letícia da Hora e vive em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Imagem de capa do item

Douglas Silva (Dadinho)

Antes de ser Zé Pequeno, ele era Dadinho. Quem interpretou o personagem na primeira fase do filme foi o ator Douglas Silva.

Douglas seguiu atuando em séries e programas de TV como Cidade dos Homens, pelo qual foi indicado ao Emmy Internacional de Melhor Ator. Mais recentemente, Douglas esteve na série da Netflix, Samantha!, e na novela das 21h, Amor de Mãe. No cinema, ele também atuou em filmes como Ensaio Sobre a Cegueira e Malasartes e o Duelo com a Morte.

Atualmente, Douglas Silva tem 30 anos, é casado com Carolina Brito e tem duas filhas.

Imagem de capa do item

Rubens Sabino (Neguinho)

A icônica cena onde é proferida a frase de Zé Pequeno se dá quando o vilão toma a boca de fumo de Neguinho, personagem vivido por Rubens Sabino, ator cuja história de vida é uma das mais tristes entre o elenco de Cidade de Deus.

Em 2003, um ano após a estreia do filme, Rubens foi preso por roubar a bolsa de uma mulher em um ônibus no Rio de Janeiro. "De que adianta fazer um filme conhecido mundialmente e estar duro?”, declarou Rubens Sabino no documentário Cidade de Deus: 10 anos depois. Sabino foi usuário de drogas desde os 13 anos e viveu por muito tempo na Cracolândia, em São Paulo. O diretor de Cidade de Deus, Fernando Meirelles, declarou que tentou tirá-lo dessa vida em várias ocasiões, mas que acabou desistindo, uma vez que Rubens não conseguia lidar com a dependência química.

Em maço de 2020, aos 36 anos, Rubens Sabino apareceu em um vídeo vendendo paçocas para policias na delegacia de Volta Redonda. O ex-ator aproveitou para contar que havia largado as drogas e que agora seu plano era vender doces nas ruas do Rio de Janeiro.

Imagem de capa do item

Darlan Cunha (Filé com Fritas)

O menino dos recados, Filé com Fritas, foi interpretado pelo ator Darlan Cunha.

Após Cidade de Deus, Darlan ganhou destaque ao lado do seu colega, Douglas Silva, na premiada série Cidade dos Homens. Ele também fez algumas novelas como Sete Pecados, Caminhos das Índias e Tempos Modernos. No cinema, Darlan ainda atuou em filmes como Meu Tio Matou um Cara.

Atualmente, aos 31 anos, Darlan segue fazendo pequenos trabalhos ligados à TV, teatro, música e cinema.

Imagem de capa do item

Phellipe Haagensen (Bené)

Bené é querido por todos na Cidade de Deus, diferente do seu amigo, Zé Pequeno, que é temido por toda a comunidade. Quem interpreta o personagem no filme é o ator Phellipe Haagensen.

Ele atuou em algumas séries da Globo, como Cidades dos Homens, Casos e Acasos e Força-Tarefa, bem como em novelas da Record como Vidas Opostas e Vidas em Jogo.

Em 2019, Phellipe fez parte do elenco do reality show A Fazenda, de onde acabou sendo expulso por beijar outra participante sem consentimento. Atualmente, Phellipe Haagensen tem 36 anos.

Imagem de capa do item

Matheus Nachtergaele (Cenoura)

Cenoura é um traficante de drogas que detém uma grande boca na Cidade de Deus, sendo assim o maior rival de Zé Pequeno. Ele é vivido no filme por Matheus Nachtergaele.

O ator é um dos maiores nomes da dramaturgia nacional e certamente o rosto mais consagrado do elenco de Cidade de Deus. Antes mesmo do longa, Matheus já havia atuado em filmes como O Que É Isso, Companheiro?, Central do Brasil, Castelo Rá-Tim-Bum, o filme e O Auto da Compadecida. Após o sucesso do filme de Fernando Meirelles, Matheus fez outras dezenas de filmes, que incluem Amarelo Manga, Tapete Vermelho, O Bem Amado, Febre do Rato, Sangue Azul e mais recentemente, Piedade.

Quando se trata da carreira na TV, Matheus Nachtergaele também tem um longo currículo, que vai desde novelas como A Muralha, Da Cor do Pecado, América e Cordel Encantado até séries como Filhos da Pátria, Sob Pressão , Cine Holliúdy e mais recentemente, Todas as Mulheres do Mundo.

Atualmente, Matheus Nachtergaele tem 52 anos mora em Tiradentes, Minas Gerais.

Imagem de capa do item

Roberta Rodrigues (Berenice)

Berenice, namorada de Cabeleira, irmão de Bené, aparece na primeira fase do filme e é interpretada por Roberta Rodrigues.

A atriz também atuou em Cidade dos Homens, como boa parte do elenco de Cidade de Deus. Seu primeiro papel em uma novela da Globo aconteceu em 2003, na novela das 21h, Mulheres Apaixonadas. Depois, Roberta atuou em diversas outras novelas e séries da emissora, como Cabocla, JK, Sob Nova Direção, Paraíso Tropical, Três Irmãs, A Grande Família, A Regra do Jogo e Segundo Sol. Mais recentemente, a atriz apareceu na série Sob Pressão.

Roberta Rodrigues também atuou em filmes como O Diabo a Quatro, Desenrola e 5x Favela - Agora por Nós Mesmos. Além disso, ela tem uma carreira musical em grupos de hip hop. Atualmente, aos 37 anos, Roberta Rodrigues tem uma filha e é casada com Guilherme Guimarães.

Imagem de capa do item

Seu Jorge (Mané Galinha)

Um homem querido e carismático da Cidade de Deus, Mané Galinha sofre com a ira de Zé Pequeno, e decide se juntar ao maior inimigo do traficante em busca de vingança. Ele é interpretado por Seu Jorge.

Bem sucedido tanto na carreira de ator quanto na de cantor, Seu Jorge participou de diversos filmes após o sucesso de Cidade de Deus, incluindo Casa de Areia, Tropa de Elite 2, Reis e Ratos e Paraíso Perdido. Como cantor, Seu Jorge tem uma dúzia de álbuns lançados, diversas participações e ainda prêmios importantes como o Grammy Latino e o MTV Video Music Brasil.

Atualmente, Seu Jorge tem 50 anos. Seus últimos trabalhos no cinema foram em Marighella, filme de Wagner Moura sobre o político e guerrilheiro Carlos Marighella, e Irmandade, série da Netflix.

Imagem de capa do item

Thiago Martins (Lampião)

Um dos integrantes do bando de moleques da Caixa Baixa, Lampião, foi vivido pelo ator Thiago Martins. O ator começou a aparecer em outras séries, filmes e novelas após o sucesso de Cidade de Deus.

Cidade dos Homens, Da Cor do Pecado, Belíssima, Força-Tarefa, Caminho das Índias e Avenida Brasil são só alguns dos títulos que o ator emplacou na Globo. Ele também estrelou filmes como Maria, Mãe do Filho de Deus, 5x Favela - Agora por nós mesmos e O Abismo Prateado. Thiago Martins também é músico e já lançou um álbum de estúdio e diversos singles desde 2014.

Seu trabalho mais recente foi na novela das 21h, Amor de Mãe. Hoje, Thiago tem 31 anos.

Imagem de capa do item

Alice Braga (Angelica)

Angelica é uma velha amiga de Buscapé, por quem ele tem uma crush, e que mais tarde acaba namorando Bené. Alice Braga é quem interpreta a personagem em Cidade de Deus.

Após o sucesso do longa, Alice Braga fez alguns filmes brasileiros aclamados como Cidade Baixa e Só Deus Sabe. Mas foi ao estrelar o filme americano Eu Sou a Lenda, com Will Smith, que a atriz ganhou certo reconhecimento internacional. Posteriormente, ela estrelou filmes como Ensaio sobre a Cegueira, Território Restrito, Elysium e The Duel. Mais recentemente, a atriz viveu Cecilia Reyes no longa Os Novos Mutantes. Atualmente, Alice Braga aguarda a estreia de O Esquadrão Suicida, novo filme da DC dirigido por James Gunn, no qual viverá Sol Soria.

Aos 37 anos, Alice Braga mantém residências em Los Angeles e em São Paulo, e namora a atriz de 3%, Bianca Comparato.

Imagem de capa do item

Felipe Paulino

Numa das cenas mais famosas e provavelmente mais violentas da história do cinema brasileiro, Zé Pequeno convence um membro de uma gangue de crianças a atirar em um menino. Quem interpretou a vítima dessa sequência chocante foi Felipe Paulino.

Ele tinha 8 anos na época e hoje conta que filmar aquela cena foi um dos grandes traumas da sua vida. Foi só aos 23 anos que Felipe voltou a atuar, no teatro. Ele deu um tempo na carreira quando se tornou pai, aos 16, e teve de fazer bicos de servente de um hotel para sustentar a família. Felipe chegou a participar de Cidade dos Homens e de alguns curta-metragens após o sucesso de Cidade de Deus.

Atualmente, Felipe Paulino tem 27 anos.