Como e onde estão os atores do elenco de A Lagoa Azul

Capa da Publicação

Como e onde estão os atores do elenco de A Lagoa Azul

Por Márcio Jangarélli

Se você está na casa dos vinte e poucos anos ou mais, provavelmente conhece o título “A Lagoa Azul”. Pode não ter visto o filme e nem saber do que se trata exatamente, mas a quantidade de reexibições na Rede Globo criou a lenda do filme aqui no Brasil.

O que impressiona é esse filme ter sido exibido nas tardes da emissora. O longa de 1980 é uma adaptação do livro de mesmo nome, de 1908, do autor Henry De Vere Stacpoole, que toca em assuntos como o incesto, a fragilidade da vida, e até sacrifício de sangue, menstruação, masturbação, sexo… Enfim, é bem diferente das comédias e dramas levinhos do horário.

Com um filme desses no currículo, é de se perguntar o que aconteceu com o elenco, certo? Na estreia, A Lagoa Azul foi massacrado pela crítica, mas fez um número expressivo nas bilheterias – mais de dez vezes o custo de produção. É de se imaginar que os artistas envolvidos tiveram uma boa carreira… ou será que não? Vem comigo descobrir onde eles estão, 40 anos depois!

Imagem de capa do item

Brooke Shields

A versão adolescente da Emmeline, a protagonista de A Lagoa Azul, foi interpretada por Brooke Shields, que, na época, tinha apenas 15 anos.

Brooke se tornou uma das musas dos anos 80, ainda que não tenha conseguido nenhum grande papel em blockbusters. Na verdade, ela foi indicada várias vezes ao Framboesa de Ouro desde então, inclusive por seu papel em A Lagoa Azul.

Em paralelo à sua carreira como atriz, que dura até hoje, ela se formou em Literatura Francesa na conceituada universidade de Princeton.

Em 97 ela se casou com o tenista André Agassi e a relação durou até 99. Em 2001, Brooke se casou novamente, agora com Chris Henchy, com quem permanece até hoje e tem duas filhas. Seu trabalho expressivo mais recente foi em Jane The Virgin, com a personagem River Fields.

Imagem de capa do item

Elva Josephson

Já a versão mais nova da Emmeline foi interpretada por Elva Josephson.

Elva até tentou alguns papéis depois de A Lagoa Azul, atuando ao lado de Al Pacino em “Autor em Família”, mas logo desistiu da carreira de atriz. Atualmente, ela leva a vida como professora.

Imagem de capa do item

Christopher Atkins

Christopher Atkins deu vida ao protagonista de A Lagoa Azul, Richard. Ele também não trabalhou em algo muito grande depois de sua estreia no longa, tendo algum destaque em seu papel na série Dallas. Sua carreira como ator dura até hoje, com personagens menores e participações especiais.

Em 2012, Atkins fez uma breve aparição em A Lagoa Azul: O Despertar, um remake de A Lagoa Azul produzido para TV. Aliás, o filme foi protagonizado por Brandon Thwaites, o Dick Grayson de Titans.

Atkins se casou em 1985 com Lyn Barron Weber, com quem teve um casal de filhos. Os dois se separaram em 2007.

Imagem de capa do item

Glenn Kohan

A versão mais nova do Richard também não seguiu na carreira artística.

O papel foi interpretado por Glenn Kohan e foi seu único trabalho como ator. Hoje, Glenn é casado, tem dois filhos e é piloto.

Imagem de capa do item

Leo McKern

Aquele que cuida das crianças depois do naufrágio, o Paddy, foi interpretado pelo australiano Leo McKern. O mentor de A Lagoa Azul já era famoso na época por dois filmes dos anos 60, “O Homem Que Não Vendeu Sua Alma” e “Help!”.

McKern levou sua carreira até 1999, seu último papel sendo em "Damião: O Santo de Molokai". O ator faleceu em 2002.

Imagem de capa do item

William Daniels

Por fim, o pai das crianças, Arthur, foi vivido pelo ator William Daniels. Daniels é um grande nome do cinema e da tv americana, com uma longa carreira de atuação, estando na ativa desde os anos 40.

Além de interpretar VÁRIOS médicos ao longo dos anos, Daniels teve grande destaque no drama St. Elsewhere, dos anos 80, e no sitcom Boy Meets World, dos anos 90.

Com 93 anos, Daniels é casado com a atriz Bonnie Bartlet desde 1951, com quem teve 3 filhos. Seu papel mais recente foi na série Girl Meets World, de 2014, reprisando seu personagem de Boy Meets World, George Feeny.