10 coisas que você precisa saber sobre Eevee e suas evoluções
10 coisas que você precisa saber sobre Eevee e suas evoluções
É tão fofinho!
O universo de Pokémon sempre nos presenteou com monstrinhos fofos e adoráveis, mas é difícil pensar em um que seja tão igualmente amável e versátil quanto Eevee. Esse lindo bichinho possui não só uma, mas oito evoluções – cada qual sendo de um tipo diferente.
Vaporeon, Jolteon, Flareon, Umbreon, Espeon, Leafeon, Glaceon e Sylveon… Eevee possui várias transformações, e é certamente um dos Pokémon mais queridos dos fãs – inclusive protagonizando o próprio game, Pokémon Let’s Go: Eevee. E aqui, reunimos 10 curiosidades que você precisa saber sobre Eevee e todas as suas evoluções!
Créditos: Divulgação
O nome
Para começar a falar do Eevee, não podemos deixar de lado um detalhe crucial de sua existência que é seu próprio nome. Eevee é um dos poucos Pokémon cujo nome é um palíndromo - ou seja, sua pronúncia se mantém a mesma se lido de trás para frente.
Além disso, o nome soa, em inglês, como as letras E e V juntas - que são as duas letras iniciais da palavra evolução - um detalhe importantíssimo, considerando como Eevee é conhecido justamente por suas várias formas evoluídas.
Genética instável
Aliás, você já se perguntou por que raios o Eevee é justamente o Pokémon com mais evoluções no universo da franquia? Bem, de acordo com a Bulbapedia, o adorável monstrinho é dessa forma por conta de sua genética, que é altamente instável.
É dito que a genética da criaturinha pode ser facilmente alterada graças ao ambiente ou à radiação das pedras que são usadas para evoluí-lo. É por esse motivo, por exemplo, que ele pode evoluir dependendo da hora do dia (no caso de Umbreon e Espeon)
Inspirações animalescas
Assim como diversos outros Pokémon, o adorável Eevee também foi levemente inspirado em criaturas do mundo real. De acordo com o criador do personagem, Motofumi Fujiwara, a principal inspiração veio de um animal que ele via em sua infância, que se parecia com um cachorro ou com um gato.
No entanto, ao longo dos anos, outras inspirações foram sendo reveladas. Eevee é evidentemente inspirado por raposas e por raças específicas de cães, como os corgi, e até mesmo por coelhos.
Eevee e o Tanuki
Outro animal que inspirou fortemente o visual de Eevee foi o cão-guaxinim, uma criatura bem popular no Japão. No entanto, esse animal também possui uma conexão mitológica com o personagem - já que boa parte dos Pokémon são inspirados em mitos e lendas orientais.
No folclore japonês, o cão-guaxinim é conhecido como Tanuki, e é visto como um ser esperto e capaz de mudar sua própria forma para se disfarçar - mais um indício relacionado às várias evoluções de Eevee.
Evoluções bloqueadas
Apesar de Eevee e suas evoluções serem muito populares entre os fãs, há alguns jogos que, por questões únicas, acabaram "bloqueando" algumas evoluções do bichinho. Por exemplo, em HeartGold e SoulSilver, é impossível pegar Leafeon e Glaceon já que não há as regiões onde são encontradas as pedras necessárias para criar essas evoluções.
Já em LeafGreen e FireRed, é impossível evoluir Eevee para as formas de Umbreon ou Espeon, já que não há um sistema de tempo no jogo - e os dois Pokémon são evoluídos de dia ou de noite.
Antes tarde do que nunca...
Mesmo no anime de Pokémon, Eevee sempre foi tido como um dos personagens mais populares - e sua participação, assim como a de suas evoluções, sempre foi muito proeminente ao longo da série.
No entanto, é curioso notar que a primeira vez que vimos uma evolução de Eevee acontecendo no anime se deu cerca de treze anos após a criação do personagem. Essa cena aconteceu no 640º episódio do desenho, quando Ursula transforma seus dois Eevee em Vaporeon e Flareon.
O macete e o easter-egg
Se você é um jogador de Pokémon GO, já deve saber muito bem dos macetes necessários para facilitar a evolução do Eevee - basta renomear o bichinho de Sparky para que ele assuma a forma de Jolteon, Pyro para Flareon e Rainer para Vaporeon.
Mas você sabe de onde esses nomes vêm? Trata-se de um easter-egg para o anime de Pokémon, que apresentou um trio de treinadores conhecidos como os "Irmãos Eevee", que possuíam os nomes Sparky, Rainer e Pyro e treinavam as evoluções do Eevee.
Tipos diferentes
Eevee é certamente único em todos os seus aspectos, principalmente no que diz respeito às suas evoluções. Até o presente momento, o adorável bichinho é o único a ter mais de três evoluções na franquia (excluindo as Mega-Evoluções, é claro).
Além disso, o Pokémon também é conhecido por outro detalhe. Ele é o único monstrinho da franquia cuja nenhuma evolução herda seu tipo. Eevee é, originalmente, do Tipo Normal, e nenhuma de suas evoluções faz parte dessa categoria.
Jolteon e Zapdos: Confusão linguística
No Japão, há uma grande confusão linguística entre Jolteon, a evolução elétrica de Eevee, e outro importante Pokémon que controla raios e trovões: a ave lendária Zapdos. E tudo tem a ver com seus nomes.
Na versão nipônica dos jogos, Zapdos possui o nome サンダー (que é traduzido como Trovão), enquanto Jolteon tem o nome サンダース (Trovões). A única diferença entre os dois está em uma letra, e muitos acabam se confundindo entre os dois Pokémon.
Atsuko Nishida, a grande "mãe" das eeveeluções
A criação de Eevee é tão fascinante quanto sua participação no jogo. A forma original do personagem foi criada por Motofumi Fujiwara, que também desenvolveu o design de duas evoluções: Jolteon e Flareon.
No entanto, a artista Atsuko Nishida se apaixonou de imediato pelo bichinho, e logo passou a criar o design de todas as outras evoluções (ou eeveeluções, se preferir). Ela foi responsável pelo visual de Vaporeon, Umbreon, Espeon, Sylveon, Glaceon e Leafeon.
Curiosamente, vale lembrar que Atsuko é a artista responsável por criar o visual do Pikachu.