10 coisas que você talvez não saiba sobre As Aventuras de Jackie Chan!

Capa da Publicação

10 coisas que você talvez não saiba sobre As Aventuras de Jackie Chan!

Por Fernando Maidana

As Aventuras de Jackie Chan é um dos desenhos que mais marcou uma geração que cresceu assistindo à TV Globinho. Inspirado nas incríveis façanhas de nosso herói titular, conheça um pouco mais desse desenho que deixou saudades.

Abertura!

As Aventuras de Jackie Chan foi uma série animada produzida pela Warner Bros e exibida entre 2000 e 2005.

O desenho teve 95 episódios distribuídos ao longo de 5 temporadas.

Além de suas frases icônicas, certamente, um dos momentos mais marcantes da série era a sua abertura, que alternava cenas em live-action com animação.

Apesar da abertura não ter nem mesmo um minuto de duração, toda a sequência levou mais de um ano para ficar pronta.

O próprio Jackie Chan foi Produtor Executivo da série e precisou de mais de um ano para unir todas as cenas e obter um resultado que o deixasse satisfeito.

Imagem de capa do item

Dublagem!

Apesar da animação ser baseada nos filmes de Jackie Chan, não é o ator quem empresta sua voz para o protagonista.

Jackie participou da produção do desenho, mas quem dá voz ao personagem durante a série é James Sie, o dublador oficial de Jackie Chan nos Estados Unidos.

James também dubla o Mestre Macaco no desenho animado Kung Fu Panda: Lendas do Dragão Guerreiro. No filme, a voz do personagem é feita por Jackie Chan

Já sua sobrinha, Jade, é interpretada pela sobrinha de Jackie na vida real, Stacie Chan.

Imagem de capa do item

Armadura de Deus!

Armadura de Deus é um dos filmes mais aclamados de Jackie Chan.

Nele, o ator realiza alguns de seus feitos mais perigosos como saltar de um avião em cima de um balão de ar quente e saltar do topo de um prédio em cima de uma árvore.

Durante a gravação dessa cena, Jackie acabou se desequilibrando e sofreu uma queda terrível, o que lhe custou um traumatismo craniano e uma prótese para cobrir o buraco em sua cabeça, que ele carrega até hoje.

Mesmo assim, Jackie não se arrepende do que fez. As roupas usadas pelo seu personagem em As Aventuras de Jackie Chan são as mesmas que ele usou no filme.

Até mesmo a trama apresentada é bem parecida. Em Armadura de Deus, Jackie é um agente que viaja pelo mundo atrás de um tesouro místico controlado por uma obscura organização criminosa.

Imagem de capa do item

Tio Chan!

Apesar de ser retratado como o tio de Jackie, o Tio Chan é uma homenagem ao pai do ator.

Charles Chan e sua esposa fugiram para Hong Kong como refugiados da Guerra Civil Chinesa. Eles trabalharam na Embaixada Francesa em Hong Kong até que foram transferidos para a Embaixada Americana na Austrália.

Além do personagem em As Aventuras de Jackie Chan, Charles também apareceu em alguns filmes do filho como Police Story 2.

Imagem de capa do item

Escola de Ópera de Pequim!

No desenho, Tio gosta de citar que fez parte da Escola de Ópera de Pequim. Na verdade, foi o próprio Jackie que estudou lá.

Quando seus pais se mudaram para a Austrália, Jackie foi matriculado na Escola.

Ela era basicamente um internato, onde os alunos tinham aulas de canto, meditação e artes marciais, além de matérias dos colégios tradicionais.

Foi lá que Jackie encontrou sua vocação e, em pouco tempo, entrou para os Seven Little Fortunes, um grupo de alunos destaque na área de acrobacias e habilidades de luta.

Imagem de capa do item

O Mo Bu Gai Fei Di Tal

A clássica frase do Tio Chan tornou-se marca registrada do personagem e é lembrada por muitos fãs até hoje.

Na verdade, as palavras que ele proferia eram: Yu Mo Gui Gwai Fai Di Zao, um mantra que pode ser traduzido literalmente como: espíritos, demônios, fantasmas, monstros, saiam rapidamente.

Imagem de capa do item

Livros e HQs!

Além da série animada, As Aventuras de Jackie Chan tornou-se uma franquia de livros e histórias em quadrinhos.

A série pode não ter feito muito sucesso nos quadrinhos. Lançada pela Tokyopop, a revista foi cancelada depois de apenas quatro edições.

Mas, nos livros, tornou-se uma franquia de sucesso, rendendo 13 livros voltado para crianças e jovens que ajudavam a expandir o universo da televisão.

Nos livros, os segredos sobre os talismãs e as organizações apresentadas no desenho animado eram destrinchados.

Imagem de capa do item

Os artefatos místicos!

No desenho, nosso herói sempre tenta recuperar algum artefato místico.

Começamos com os Talismãs e passamos por diversos outros objetos como Armaduras, Máscaras, Animais e até mesmo o Chi dos demônios.

Certamente, os artefatos mais lembrados são os Talismãs de Shendu, da primeira temporada. Cada um carregava a imagem de um animal do zodíaco chinês e garantia ao seu portador poderes incríveis.

Talismã do Rato - Poder de dar vida a seres inanimados

Talismã do Touro - Poder da super força

Talismã do Tigre - Equilíbrio espiritual

Talismã do Coelho - Poder da super velocidade

Talismã do Dragão - Poder da combustão

Talismã da Serpente - Poder de invisibilidade

Talismã do Cavalo - Poder da cura

Talismã do Carneiro - Poder da projeção astral

Talismã do Macaco - Transforma qualquer ser em animal

Talismã do Galo - Poder de fazer o usuário levitar

Talismã do Cachorro - Imortalidade

Talismã do Porco - Poder da Incandescência

Os Talismãs foram tão importantes para a série que eles aparecem em TODOS os episódios da animação, mesmo que como pequenos easter-eggs em algum lugar da cena.

Jackie Chan's the Man!

A banda de rock Wheatus foi escolhida para gravar uma música que seria tocada nos créditos finais dos episódios, Jackie Chan's the Man.

O que a produção se esqueceu é que a Kids WB, canal onde o desenho foi exibido originalmente, passava propaganda de outros programas durante os créditos de suas animações.

Assim, a música nunca foi ouvida durante a exibição original do desenho, apenas em re-exibições e nos DVDs da série.

Imagem de capa do item

Videogame!

As Aventuras de Jackie Chan teve um jogo lançado para Game Boy Advance, que mais tarde foi adaptado para Play Station 2.

Na versão de GBA, intitulada Jackie Chan Adventures: Legend of the Dark Hand, nosso herói precisa encontrar oito pergaminhos perdidos e evitar que a Mão Negra os encontre e invoque demônios ancestrais.

Em Jackie Chan Adventures, para PS2, Jackie precisa encontrar os doze Talismãs de Shendu.

Ambos os jogos foram extremamente bem recebidos por público e crític, e são tão nostálgicos quanto o próprio desenho animado.