10 coisas perturbadoras que aparecem no fundo de filmes de terror
10 coisas perturbadoras que aparecem no fundo de filmes de terror
Esses pequenos detalhes tiraram mais o nosso sono que os filmes em si!
Ainda que os sustos e momentos grotescos sejam algo já esperado de um filme de terror, boa parte da genialidade do gênero se esconde por trás de subtextos, sugestões e todas as pequenas minúcias que circulam ao redor do enredo. Podem ser pequenos vislumbres do que há de mais profano e maldito no mundo, ou até mesmo coisas que propositalmente desviam a atenção do público para o que realmente está acontecendo.
Você certamente já deve ter visto, em algum filme famoso de horror, algo tenebroso como um vulto ou um rosto macabro distorcido no fundo de alguma cena – o que só corrobora o pavor crescente que está sentindo. E agora, reunimos aqui 10 detalhes assustadores e macabros escondidos no fundo em filmes de terror!
O Exorcista (1973)
Considerado até hoje um dos filmes "mais assustadores de todos os tempos", o clássico O Exorcista é conhecido por sua criação crescente de medo, e por mostrar a lenta desintegração de uma família afetada por um demônio. O longa foi dirigido por William Friedkin e traz um pequeno detalhe que até hoje arrepia nossas espinhas.
Em uma cena, vemos Chris MacNeil (vivida por Ellen Burstyn) andando em sua própria casa. e por breves momentos, é possível enxergar o rosto que pertence ao demônio Pazuzu por trás da personagem. Muitos se lembram do rosto aparecendo casualmente em primeiro plano, em cenas específicas, mas essa aparição em meio ao ambiente consegue ser ainda mais hedionda.
Onde assistir O Exorcista: HBO Max
Alien: O 8º Passageiro (1979)
Um clássico absoluto do horror e da ficção científica, Alien: O 8º Passageiro se sustenta principalmente pelo clima de tensão que surge entre a equipe de tripulantes de uma nave espacial, quando são violentamente atacados por um alienígena furioso, o Xenomorfo. E se há uma coisa que o filme faz de maneira excelente é justamente esconder o alienígena.
Com um jogo de luz, sombras e a "camuflagem" natural do bicho dentro da Nostromo, o filme não perde momentos para mostrar, discretamente, que a ameaça está mais próxima do que imaginamos. No corte do diretor, há uma cena em que Brett está procurando o gato Jones, e podemos observar nitidamente o Xenomorfo em meio aos cabos e canos da nave. Consegue vê-lo na imagem?
Onde assistir Alien: O 8º Passageiro: Star+
Vigília Paranormal (1992)
Lançado em 1992, Vigília Paranormal (ou Ghostwatch, no original) foi um filme feito para a TV britânica, e que gerou grandes prejuízos para a BBC. Exibido como um programa autêntico sobre caçadores de fantasmas e investigadores paranormais, o longa logo foi percebido como algo "real" pelo público, que entrou em pânico.
Ao longo da trama, vemos uma equipe de jornalistas investigando a casa de uma mãe solteira e suas duas filhas, que parecem ser atormentadas por uma entidade sobrenatural chamada Mr. Pipes. O mais assombroso é que, se você ver o filme com bastante atenção, vai encontrar o tal fantasma em várias cenas, sempre escondido nos cantos e reflexos.
Não está disponível em nenhum serviço de streaming
Ju-On: O Grito (2002)
Aliás, reflexos em espelhos são uma constante bem interessante no terror, já que permitem aos cineastas "esconderem" pequenos detalhes macabros - e esses detalhes quase sempre passam despercebidos. Um bom exemplo disso vem em Ju-On, o filme japonês que deu origem à popular franquia O Grito, e que nos apresentou os fantasmas de Kayako e Toshio Saeki.
Bem ao final do filme, descobrimos que uma das personagens se tornou uma cuidadora para um idoso sofrendo de demência, chamado Saito. Em seus delírios, ele brinca de esconde-esconde sozinho, o que é interpretado como um sintoma de sua doença. No entanto, em dado momento, é possível ver no reflexo da porta de um hospital que o homem, na verdade, está vendo Toshio.
Não está disponível em nenhum serviço de streaming
Sinais (2002)
Ainda que seja controverso por alguns projetos, M. Night Shyamalan é um diretor impecável quando o assunto é esconder o macabro bem diante dos nossos olhos. Sinais, de 2002, traz um exemplo muito eficaz disso, que acontece quando Morgan (vivido por Rory Culkin) é encontrado por seu pai e seu irmão no porão da casa.
Ele aparece diante de um portão de metal cheio de grades, até que é atacado pela criatura alienígena que sonda a casa. O curioso, no entanto, é que a cena inteira acontece com a mão do alienígena bem do lado de Morgan, mas tudo passa despercebido até ela se mexer, por conta dos dons de camuflagem do extraterrestre.
Onde assistir Sinais: Star+
Cloverfield: Monstro (2008)
Em 2008, o mundo parou com a estreia de Cloverfield: Monstro, found footage produzido por J.J. Abrams e que mostra a chegada de um baita monstro alienígena à Terra. O que muitos não percebem é que uma pequena cena do filme pode dar indícios da chegada da criatura, e ela acontece bem no final do longa.
A cena em questão mostra uma gravação feita por Rob e Beth em um passeio em Coney Island um mês antes dos eventos retratados no longa. Ali, logo ao final, Beth diz "eu tive um ótimo dia", enquanto vemos uma cena da paisagem. Bem ao fundo, é possível ver um meteoro se chocando com a água, de forma muito discreta - e muitos acreditam que aquele é o monstro.
Onde assistir Cloverfield: Monstro: NET Now
Corrente do Mal (2014)
Um dos percussores do "pós-terror", Corrente do Mal segue a história de uma jovem mulher que, ao fazer sexo com um desconhecido, acaba meio que contraindo para si uma espécie de maldição. Ela passa a ser seguida por uma entidade sobrenatural, que assume diversas formas e que não vai parar até matá-la (ou então, até que ela passe a "maldição" adiante).
O filme termina de forma agridoce, mas a protagonista consegue se livrar da entidade, em uma batalha frenética e sangrenta. No entanto, o shot final do longa levanta dúvidas quanto a essa resolução, já que vemos Jay (Maika Monroe) e Paul (Keir Gilchrist) andando de mãos dadas por uma rua, enquanto uma figura sinistra caminha em sua direção, bem ao fundo.
Onde assistir Corrente do Mal: Netflix e MUBI
Invocação do Mal 2 (2016)
Se tem uma coisa que James Wan já mostrou ao longo dos anos é, sem a menor sombra de dúvidas, a capacidade de esconder detalhes assustadores e revelá-los em momentos especiais (basta lembrar de John Kramer deitado no banheiro de Jogos Mortais durante todo o longa). E uma das obras que mais explora esse lado do cineasta é Invocação do Mal 2.
Todos nós sabemos que, para se ter o domínio sobre um demônio, é preciso saber o nome dele - e em várias cenas do filme, é possível ver as letras que formam a palavra VALAK no fundo. No fim, esse é o nome da Freira maldita que assombra Ed e Lorraine Warren, e é usado para detê-la de uma vez por todas.
Onde assistir Invocação do Mal 2: HBO Max
Hereditário (2018)
O primeiro longa de Ari Aster impressionou muita gente pelo sentimento de pavor cada vez mais forte, culminando em um clímax sanguinário e muito maldoso. No entanto, uma das cenas mais apavorantes do longa acontece ali pela metade do filme, quando Peter (o personagem de Alex Wolff) se assusta e desperta no meio da noite, em seu quarto escuro.
Enquanto nossos olhos se adaptam à escuridão da cena, vamos percebendo que a mãe de Peter, Annie Graham (interpretada por Toni Collette) se esconde nas sombras, agarrada às paredes e observando seu próprio filho de um modo assustador. A cena fica ainda mais terrível quando ela começa a se "arrastar" pela parede, como uma aranha.
Onde assistir Hereditário: Netflix e HBO Max
Midsommar (2019)
Outro longa de Ari Aster, Midsommar: O Mal não Espera a Noite nos coloca na pele de Dani (vivida por Florence Pugh), que viaja até uma comunidade isolada da Suécia junto de seu namorado e os amigos dele, para tentar superar o luto pela morte de seus pais e sua irmã. Mas o que parecia ser uma viagem renovadora logo se torna um ponto de ruptura para Dani.
O filme carrega vários detalhes e significados ocultos a cada cena, mas uma das que mais chama atenção acontece quando vemos vários personagens em uma procissão pela floresta. Bem ao fundo, é possível ver um rosto tomando forma entre as árvores - e o mais macabro é que se trata do rosto da irmã de Dani, exatamente como quando ela havia morrido.
Onde assistir Midsommar: Globoplay