Inuyasha: 10 coisas que você talvez não saiba sobre o anime
Inuyasha: 10 coisas que você talvez não saiba sobre o anime
QUERO MUDAR O MUNDO, CRUZAR O CÉU SEM NADA A TEMER ♪♪
Quando o assunto é anime de sucesso, Inuyasha com certeza faz parte dessa discussão. A produção fez um barulho estrondoso na época em que foi exibida e conta com uma legião de fãs apaixonados pela história. Parece que foi ontem que encontramos o protagonista preso na árvore por uma flecha. Bons tempos, né?
Com uma continuação para a história anunciada, que tal relembrarmos alguns pontos curiosos sobre Inuyasha? Uma preparação para a nova aventura!
Imagens: Divulgação
O que significa Inuyasha?
Ainda que possa ser traduzido como “Cão Demônio”, outra tradução é “Cão Selvagem Espiritual”. Inu é o japonês para cão, enquanto Yasha se refere a Yaksha, das tradições Hindu e Budista, que são uma classe de criaturas/espíritos da natureza que vivem na floresta. De qualquer forma, as duas interpretações fazem sentido para o personagem.
É também uma pequena referência ao título do pai do protagonista, conhecido como InuTaisho (Cão General).
Inu no Taisho?
Falando sobre ele, o pai do Inuyasha nunca recebeu um nome oficialmente. Em todas as mídias ele é conhecido como InuTaisho, Inu no Taisho (Cão General ou Grande Cão General) ou Inu no Daiyokai (Grande Cão Demônio), que são apenas títulos.
Porém, seu verdadeiro nome foi revelado no script do terceiro filme do anime e até apareceu em um trailer. Ele seria chamado "Tōga-ō", ou Toga, que significa “Rei Canino Lutador”. No entanto, isso foi removido do lançamento oficial, ficando apenas como conhecimento para os fãs.
Quem é o criador de Inuyasha?
Antes de ser anime, Inuyasha estreou como mangá em Novembro de 1996. É uma criação da mangaká Rumiko Takahashi, que possui uma lista extensa de publicações de sucesso e trabalha na área desde os anos 70.
No Brasil, Inuyasha foi traduzido e publicado pela editora JBC.
Qual a idade dos protagonistas de Inuyasha?
Inuyasha é adolescente só de rosto! Enquanto a Kagome tem 15 anos quando encontra o rapaz preso na árvore, Inuyasha tem 200 anos nessa época.
Quando ela o prende na árvore com as flechas, Kikyo tem 18 anos e o Inuyasha por volta de 150. Ainda, o irmão do protagonista, Sesshomaru, tem mais de 900 anos. Isso que é irmão mais velho MESMO, né?
A Tessaiga e a Tensaiga
As armas empunhadas por Inuyasha e Sesshomaru, Tessaiga e Tensaiga são espadas irmãs criadas pelo pai dos dois, InuTaisho, com o objetivo de ensinar os filhos sobre seus poderes e destruir a espada capaz de invocar os mortos, So’unga.
A Tessaiga, arma do Inuyasha, é conhecida como “a espada da destruição”, cuja lenda diz ser capaz de matar cem demônios em um único ataque. Antes de ser do Inuyasha, ela era do InuTaisho e foi criada com uma de suas presas. E é com uma parte do poder dela que é forjada a Tensaiga.
A Tensaiga é a arma herdada pelo Sesshomaru. Ela é conhecida como “a espada da vida”, não pode ferir humanos, mas é poderosa contra seres vindos do mundo dos mortos. Enquanto a lenda da Tessaiga fala sobre matar cem demônios, é dito que a Tensaiga pode reviver cem pessoas caídas com um único brandir.
Ainda, as duas espadas foram enfeitiçadas para juntas destruírem a So’unga, mas elas não conseguem destruir uma a outra.
Tetsusaiga?!
Talvez você conheça a Tessaiga por outro nome: Tetsusaiga ou Tetsaiga.
O correto é Tessaiga, que significa “canino de aço destruidor”, mas houve um erro na tradução de um kanji do mangá quando a série foi trazida para o ocidente.
Assim, dependendo de onde veio a tradução, você pode encontrar as três grafias diferentes. No Brasil, a dublagem oficial é Tessaiga.
Final repentino do anime
O anime original de Inuyasha tem 167 episódios e foi exibido de Outubro de 2000 até Setembro de 2004. No Brasil, o anime começou a ser exibido pelo Cartoon Network a partir de Dezembro de 2002 e, um tempo depois, estreou na TV aberta na Rede Globo. Porém, a história de Inuyasha não foi finalizada.
A Sunrise.inc, produtora da série, resolveu encerrar a animação em 2004 porque a história alcançou o mangá semanal (que foi publicado até Junho de 2008) e não havia mais material para continuar.
No entanto, os fãs ganharam sim um final para o anime. Em Outubro de 2009, Inuyasha retornou para sua temporada final com 26 episódios adaptando os volumes restantes do mangá. Inuyasha: The Final Act ainda contou com o retorno de todo o elenco de dublagem original, com exceção da voz da Kagome. O final “verdadeiro” do anime foi em 29 de Março de 2010.
O nascimento do Inuyasha
Algo bem engraçado sobre o protagonista é que ele nasceu já com as longas madeixas prata!
No terceiro filme de Inuyasha, assistimos ao nascimento do herói e, ainda que a situação toda não seja das mais felizes, é cômico ver o recém-nascido com a clássica cabeleira prata já formada.
Inuyasha no cinema
Falando em filmes, Inuyasha tem uma boa quantia em seu currículo.
De 2000 até 2004 foram lançados 4 filmes do anime, escritos pelo roteirista da animação, Katsuyuki Sumisawa, com designs criados pela própria autora da saga, Rumiko Takahashi.
A continuação de Inuyasha em 2020
E em 2020 retornaremos ao mundo de Inuyasha! Uma nova animação foi anunciada como sequência do anime original, “InuYasha: Hanyou Yashahime”, que pode ser traduzido como “Yashahime: Princesa Metade Demônio” (retornando à discussão sobre o "Yasha" lá do primeiro item). Na nova aventura, seguiremos as filhas do Inuyasha e do Sesshomaru em mais uma aventura além do tempo.
O anime deve estrear no segundo semestre de 2020 e trará toda a equipe da série original de volta. Ainda, a Viz Media já comprou os direitos de transmissão do anime na América do Norte e América Latina, com previsão de chegada para o final do ano/início de 2021.
Se você quiser relembrar o anime antes da nova aventura começar, as 5 temporadas de Inuyasha estão disponíveis no Prime Video com a dublagem original em português.