10 coisas que você não sabia sobre as regiões de Pokémon

Capa da Publicação

10 coisas que você não sabia sobre as regiões de Pokémon

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Sempre que uma nova geração de jogos de Pokémon chega somos introduzidos a uma nova região. Nela vamos conhecer novas criaturinhas para capturar e também ver novos locais, com inspirações únicas e muitas curiosidades.

Nesta lista reunimos 10 coisas que você não sabia sobre as regiões de Pokémon!

Imagem de capa do item

A cidade de Pallet é inspirada na cidade natal do criador de Pokémon

A cidade de Pallet, o local que dá início a jornada dos jogadores de Pokémon Red e Blue e também para a de Ash no anime. Mas a cidade que deu início a todas essas aventuras foi diretamente inspirada na cidade que Satoshi Tajiri, o criador da franquia nasceu.

A inspiração da cidade vem de Machida, que fica na parte ocidental de Tokyo. Apesar do criador já ter mencionado diversas vezes sobre a criação, caso compare o mapa de Kanto com o da região onde é inspirado, Pallet está no local de Shizuoka.

Imagem de capa do item

As ilhas de Alola são nomes de cores em Haviano

As regiões de Pokémon se inspiram em regiões reais e na maior parte do tempo tentam deixar claro suas referências. Alola, local dos jogos Sun e Moon foi inspirado no Havaí e entre os detalhes que podem ser notados, o nome das quatro ilhas principais do jogo são cores escritas em Haviano.

A primeira ilha Melemele é amarelo, Akala é rosa, Ula’ ula é vermelho e por fim Poni é roxo. Outro detalhe interessante é que cada uma das ilhas tem um Oricorio com a cor específica da ilha, deixando fácil do jogador entender o que significa o nome de cada uma das ilhas.

Imagem de capa do item

Os Pontos de interesse de Paldea são nomes de comidas e itens de cozinha

Paldea, região mais recente de Pokémon que aparece nos jogos Violet e Scarlet é inspirado na Espanha. Com isso temos diversos nomes de locais que estão em espanhol, mas além disso a maior parte dos principais pontos que podem ser visitados no jogo são nomes de comidas ou então itens utilizados na cozinha.

Um dos primeiros exemplos que é possível ver é chegando na região que está próxima à Mesagoza, chamada de Los Platos, que pode ser traduzida para pratos. Outro grande exemplo é o lago Casseroy, que é cassarola, ou até mesmo o Grand Olive Orchard, grande pomar de Olivas.

Imagem de capa do item

A origem do nome Hoenn

Hoenn é uma região que foi inspirada em Kyushu, um local onde Junichi Masuda diretor da série visitava com seus avôs quando era criança, e segundo ele muito focado em abundância, incluindo de natureza. É uma região com cidades em árvores e muitos locais com contato com a natureza muito grande, mas o nome Hoenn tem uma explicação especial para Masuda.

O nome Hoenn é escrito em japonês utilizando Katakana, mas sempre Masuda sempre escreve o nome utilizando Kanji, fazendo com que o nome signifique abundância ou ligações. Segundo ele, isso reflete como as pessoas eram amigáveis, sempre cumprimentando as pessoas na rua, e ele queria colocar esse sentimento na região.

Imagem de capa do item

Johto seria a última região

Quando a equipe de Pokémon começou a desenvolver Silver e Gold, os primeiros jogos da segunda geração e que introduziu Johto, a ideia original era que eles seriam o último jogo. Com isso o time adicionou o máximo de coisas que podiam no desenvolvimento, incluindo adicionando Kanto ao jogo.

Tetsuko Ishihara diretor executivo da Pokémon Company disse em entrevista que durante o desenvolvimento de Gold e Silver eles licenciaram muitos produtos da franquia junto com a criação dos jogos de carta para que o novo jogo fosse um sucesso. O intuito era que as novas adições encerrasse a franquia e até pensava que a partir dos anos 2000 iria trabalhar em algo novo.

Imagem de capa do item

Unova é a região com mais cidades

Unova é a região da quinta geração de Pokémon e por muito tempo foi considerada a última vez que a Gamefreak, desenvolvedora da franquia, inovou em seus jogos. O local é inspirado em Nova York, e com isso podemos ver uma cidades glamurosas, no que foi considerado um dos jogos mais bonitos da franquia até hoje.

Mas uma curiosidade interessante sobre Unova é que ela é a região com mais cidades para ser explorada. O principal motivo disso é que Black e White receberam uma sequência alguns anos depois e com ela as cidades foram reformuladas e novas foram criadas. Com isso, os jogadores têm quase o dobro de locais para visitar em Unova.

Imagem de capa do item

Sinnoh é a região com mais campos magnéticos

Em Sinnoh foi adicionado alguns locais com campos magnéticos especiais. Eles servem para evoluir alguns Pokémon específicos como Magneton, Nosepass ou Charjabug. Nos jogos que se passam na região existem três dessas áreas, sendo no Monte Coronet, Spear Pillar e no Hall of Origin.

Como foi em Sinnoh que a ideia foi introduzida, ela é a região que mais introduziu os campos magnéticos especiais. Apesar disso, Unova, Kalos, Hoenn, Alola e Hisui apresentam também um local. Por fim, Galar e Paldea não apresentam nenhuma região com campos magnéticos especiais, dando a impressão que a desenvolvedora abandonou a ideia.

Imagem de capa do item

Kalos é a região com a maior população

Kalos é a região dos jogos X e Y que foi responsável por introduzir as Mega Evoluções, umas das mecânicas mais queridas dos fãs de Pokémon. O local é inspirado na França tendo inspirações da Torre Eiffel no ginásio da cidade de Lumiose. Mas um dos destaques da região é que ela tem a maior população até o momento.

Kalos tem 1.288 habitantes ao longo das suas 16 cidades diferentes. Enquanto o local inspirado na França é considerado o mais populoso, a primeira região de Pokémon, Kanto é a menor. O local dos jogos Red e Blue apresenta somente 391 habitantes, uma diferença bem grande entre as duas.

Imagem de capa do item

Hoenn é a região com maior número de rotas, enquanto Galar é a menor

Sempre com um lançamento de um novo jogo de Pokémon os jogadores esperam não só uma grande variedade de novas criaturas, como também lugares únicos para visitar e ter novas aventuras. Com cada novo jogo temos a introdução de uma nova região com as suas rotas, mas apesar de muitos acreditarem que sempre a produção mais recente é a que mais vai apresentar mais rotas, isso não é verdade.

A região com o maior número de rotas é Hoenn, dos jogos Ruby, Sapphire e Emerald, lançados no Gameboy Advanced, tendo o total de 34 rotas diferentes conectando toda a região. Enquanto isso, a que menor é Galar de Sword e Shield, que apresenta somente 10 rotas. Claro que esse número não significa que o mapa dos jogos de Hoenn é maior do que de Galar, já que Sword e Shield apresenta a Wild Area, um local aberto que os jogadores podem explorar livremente.

Imagem de capa do item

Unova não é a primeira região que não foi inspirada no Japão

Muitos acreditam que Unova, a quinta região de Pokémon, que foi inspirada em Nova York, foi a primeira a buscar referências de um local fora do Japão. Isso é verdade se considerar somente os jogos principais da franquia, entretanto se pensar na franquia como um todo, existe um local que antecede Unova inspirada em algo fora do Japão.

A região de Orre, que serviu como local para os jogos Pokémon Colosseum de 2003 e o XD Gale of Darkness de 2005 foi inspirada em Phoenix no Arizona. Apesar de ambos os jogos não serem muito lembrados, a região se inspirou em um local de fora do Japão, mais de 5 anos antes da chegada de Unova.