10 coisas sobre locadoras de vídeo que você provavelmente esqueceu

Capa da Publicação

10 coisas sobre locadoras de vídeo que você provavelmente esqueceu

Por Equipe Legião dos Heróis

As falecidas locadoras eram um dos locais mais importantes para muitas pessoas durante os anos 90 e início dos anos 2000. Era lá que se descobria os novos lançamentos do cinema, encontrava pessoas e conhecia filmes que iriam marcar para sempre a vida de muitos. Mas existem várias coisas boas e ruins que acabaram sendo esquecidas com o tempo.

Nesta lista, você confere 10 coisas sobre locadoras que você provavelmente esqueceu!

Imagem de capa do item

Ir somente na sexta-feira para ficar com o filme por mais tempo

O preço pago pela locação de uma fita era por dia, e caso queira ficar com o filme por mais tempo era preciso pagar a mais, afinal era mais um dia que aquela fita não estaria disponível. A única exceção para esse caso era a sexta-feira, dia da semana em que as locadoras sempre estavam lotadas.

Ao alugar o filme em uma sexta-feira era estabelecido que o cliente deveria entregar as fitas somente na segunda, dando mais alguns dias para aproveitar os grandes sucessos alugados. Com isso, era comum que a maior parte das pessoas alugassem mais de uma fita, já que teriam muito mais tempo para assistí-las.

Imagem de capa do item

Benefícios de sócio

Grande parte das locadoras tinha uma carteirinha de sócio, que funcionava como o cadastro de seus clientes. Isso facilitava o controle de onde estava cada filme, mas diversos lugares davam benefícios para quem tinha a carteirinha.

Essa carteirinha de sócio funcionava de formas diferentes em cada estabelecimento, alguns davam desconto nos filmes dependendo de quanto tempo aquela pessoa era cliente. Mas outras permitiam alugar uma fita de graça depois de ter alugado e devolvido sem problemas 10 outras fitas, gerando uma fidelidade com os clientes.

Imagem de capa do item

Ter aquele filme que você alugava quase toda a semana

Alugar filmes para o final de semana sempre envolvia levar mais de um, mas nem sempre tínhamos tempo de percorrer toda a locadora procurando uma novidade. Para isso todo mundo tinha um filme que gostava muito, alugando ele sempre que possível.

Seja animações como Toy Story ou então grandes sucessos do cinema como Titanic e Jurassic Park. Todo mundo tinha um filme preferido que os pais sempre diziam “mas esse de novo?”, sempre quando via a fita na mão.

Imagem de capa do item

Passar por diversas locadoras em busca de um filme concorrido

Existem alguns filmes que sempre eram concorridos nas locadoras, seja pela sua popularidade, como Rei Leão, ou então por ter poucas cópias. Com isso, a estratégia de muitas pessoas era passear pelas várias locadoras em busca de uma que estava com a produção disponível.

Isso era muito comum com pessoas que viviam nas partes mais centrais das cidades, já que com isso tinha acesso a várias locadoras sem precisar atravessar a cidade. Mas alguns eram tão dedicados a ponto de atravessar bairros inteiros atrás da fita.

Imagem de capa do item

Fila de espera para algum lançamento

Quando um lançamento popular chegava na locadora era uma luta para conseguir alugá-lo. Algumas pessoas iam cedo ou durante os dias da semana para ter acesso, enquanto outros tentavam a sorte na sexta-feira mesmo.

Mas diversas lojas tinham uma lista de espera para alguns desses lançamentos concorridos, onde você avisava ao atendente que queria estar nesta lista. Então quando chegava a vez do seu nome a pessoa ligava para sua casa e você podia ir buscar o aguardado lançamento.

Imagem de capa do item

Alugar um filme pela sua capa diferenciada

Nem todo filme é tão bem falado como as animações da Disney ou os sucessos que se tornam ganhadores de Oscar. Para isso, várias produções apostavam em trazer uma capa chamativa para atrair a atenção, principalmente de crianças.

Algumas traziam cores vibrantes, enquanto outras eram cheias de brilho e outros efeitos que ficava difícil não ser notado. Mas uma das mais especiais era a de Jurassic Park, um filme que dispensa apresentação. Sua capa tinha um relevo, tentando simular a pele de um dinossauro, algo que fez muitas crianças irem atrás do filme sem fazer ideia sobre o que era.

Imagem de capa do item

Pegar uma fita que não estava rebobinada

Quem nunca teve contato com as fitas de vídeo, ao terminar um filme era necessário rebobinar a fita para que ela esteja no início na próxima vez que alguém for assistir. Uma das regras de todas as locadoras era que os filmes alugados deviam ser entregues rebobinados, para que o atendente não tivesse o trabalho de fazê-lo ou que a próxima pessoa não assistisse ao filme descobrindo que estava no final.

Várias lojas conferiam se as fitas estavam rebobinadas ao serem entregues, cobrando até mesmo uma multa caso não estivesse. Mas existem outras que não faziam essa conferência, o que podia fazer com que alguém pegasse uma fita que estava no fim do filme, ou na metade, o que nunca era legal.

Imagem de capa do item

Receber uma fita errada

Em grande parte das locadoras, ao alugar um filme você entregava a caixa que ficava à mostra, que não está com a fita dentro e muitas vezes recebe uma caixa toda preta sem nenhuma identificação. Com isso, era necessário abrir o pacote para ver se a fita que estava ali dentro era realmente a que você alugou.

Alguns clientes mais espertos sempre davam essa conferida antes de sair da loja. Mas é comum que algumas pessoas e estivessem com pressa ou só não se lembrassem de dar uma olhada. Aí quando chegava em casa e se preparava para assistir ao longa, descobria que estava com algo completamente diferente do que foi alugado, perdendo um dia de locação.

Imagem de capa do item

Socialização

Principalmente na sexta-feira, as locadoras eram locais que ficavam cheios, com todo mundo fazendo suas preparações para o fim de semana. Então, era muito comum encontrar algum amigo ou conhecido, tendo um pequeno momento para conversar com ele enquanto decidia seus filmes.

Além de encontrar pessoas conhecidas, muitos acabavam construindo uma relação com os atendentes, que trazia alguns benefícios. Depois de conversar com o atendente algumas vezes, muitos pediam indicações de filmes para eles, outras até citavam “esse aí não é muito bom”, ou até mesmo oferecer alguma joia escondida no meio da infinidade de filmes.

Imagem de capa do item

Pagar mais caro em fitas duplas

Alguns filmes mais longos não cabiam somente em uma fita, então vinham em uma caixa maior, dividindo o longa em duas fitas diferentes. Entre os filmes que funcionam desta forma está a trilogia de Senhor dos Anéis, já que os longas tinham pelo menos 3 horas de duração.

Como eram duas fitas, algumas locadoras cobravam mais caro por essas produções, o que não agradava muito os clientes. Alguns até tentavam reclamar e negociar, já que não seria possível alugar somente uma parte do longa, mas nem sempre era algo que funcionava.