12 coisas que estão escondidas em filmes animados da Disney
12 coisas que estão escondidas em filmes animados da Disney
Você já tinha reparado nesses detalhes escondidos?
A Walt Disney é um dos estúdios mais populares do mundo, especialmente quando falamos de animações. Seja pela Walt Disney Animation ou pela Pixar, o estúdio já apresentou várias obras sensacionais ao mundo – e, por incrível que pareça, os filmes são repletos de easter-eggs, segredos escondidos e mistérios ainda não desvendados.
Nesta lista, reunimos 12 segredos escondidos em filmes da Disney, desde as referências secretas a outros lançamentos e mistérios da produção até a participação de personagens completamente inesperados em alguns filmes famosos. Prepare-se para desvendar mais segredos do estúdio!
Um nome familiar (Fantasia e Fantasia 2000)
Abrimos esta lista com um dos filmes mais clássicos da Disney. Lançado em 1940, Fantasia é um musical bem interessante, cuja proposta foi mesclar música clássica com segmentos animados, criando uma junção perfeita. Em 1999, para comemorar a virada do século, o filme ganhou uma "continuação", Fantasia 2000.
Em ambos os filmes, há um segmento chamado "O Aprendiz de Feiticeiro", onde vemos um jovem Mickey Mouse servindo como pupilo de um mago poderoso. O mago em questão se chama Yen Sid... e esse é um nome bem familiar - basta lê-lo de trás para frente!
Homenagem ao criador (WALL-E)
E por falar em nomes com significados ocultos, não podemos nos esquecer de WALL-E, um dos melhores filmes da Pixar, lançado em 2008. No longa-metragem, acompanhamos um adorável robô deixado em uma Terra desolada. Sua única função é coletar lixo, mas isso muda quando algo inesperado acontece.
O nome do personagem significa Waste Allocation Load Lifter Earth-Class (Levantador de Carga da Alocação de Resíduos Classe-Terra, em tradução livre). Entretanto, o nome também é um tributo ao criador da Disney, Walt Elias Disney - e isso faz todo sentido, visto que Walt era visto como uma pessoa sonhadora e idealista, assim como o WALL-E no filme.
Os... Beatles? (Mogli, O Menino Lobo)
Antes de começarmos a ver as participações especiais de personagens da Disney em outros filmes do estúdio, é importante relembrar de um caso bem peculiar em Mogli, o Menino Lobo, filme de 1967 e último longa produzido diretamente por Walt Disney antes de sua morte.
No filme, há uma cena em que podemos ver vários urubus. Curiosamente, essas aves foram inspiradas pelos Beatles, a banda britânica de grande sucesso. A intenção original é que os personagens fossem dublados pelos integrantes do grupo, mas isso não aconteceu por conflitos de agenda.
Procurado! (Operação Big Hero)
Frozen: Uma Aventura Congelante é, provavelmente, o filme mais popular da Disney nos últimos vinte anos. Após seu lançamento, o estúdio decidiu colocar easter-eggs e referências em diversos outros longas, o que inclui o adorado Operação Big Hero.
Em uma cena que se passa em uma delegacia, podemos ver ao fundo um cartaz de procurado que traz a foto de ninguém menos que Hans, o vilão que quase destruiu Elsa e Anna, tomando o reino de Arendelle para si. Esperamos que ele tenha sido encontrado!
Se preparem! (Hércules)
Muitas vezes, a Disney gosta de fazer uma zoeira com seus personagens, especialmente os vilões mais importantes. E se formos lembrar ainda de O Rei Leão, não podemos nos esquecer do filme Hércules, que conta com uma "participação especial".
Em determinado momento, podemos ver o jovem semideus grego usando um manto de leão, enquanto posa para uma pintura. Ele logo tira esse manto e joga no chão, e ali podemos ver claramente que se trata da pele de Scar, o grande inimigo de Simba e assassino de Mufasa.
Mickeys escondidos
Se você achava que essas participações especiais eram o bastante, espere para saber que o Mickey Mouse, o grande mascote do estúdio, faz "participações" em quase todos os filmes da Disney. O personagem às vezes é visto no fundo dos cenários, em pequenos easter-eggs.
Porém, outras vezes, ele nem sequer "aparece" de fato. Muitos filmes seguem o exemplo de Cinderela, onde o formato da cabeça do ratinho é "sugerido" através de formas geométricas e objetos de cena. Já percebeu algum desses?
A turma reunida (A Pequena Sereia)
Lançado em 1989, A Pequena Sereia foi o filme inaugural da fase que ficou conhecida como a "Renascença Disney", com um resgate dos contos de fadas e histórias clássicas que deixaram o estúdio famoso. No entanto, há uma participação bem curiosa de um trio de personagens queridos no filme.
Em dado momento, quando o Rei Tritão convoca toda a população do fundo do mar, podemos ver bem no canto da tela uma participação mais que especial de Mickey Mouse, Pato Donald e Pateta. Na mesma cena, é possível ver Kermit/Caco, o Sapo, dos Muppets.
Uma presença monstruosa (Valente)
Uma outra participação curiosa se dá em Valente, na cena em que a jovem e rebelde Mérida encontra uma poderosa bruxa da floresta. A feiticeira faz pequenas placas e esculturas de madeira, e é ali que podemos ver uma placa com um entalhe no formato de Sully, um dos protagonistas de Monstros S.A..
Além disso, a bruxa também faz um carrinho de madeira que se parece muito com os carros de entrega do Pizza Planet, a pizzaria fictícia que apareceu pela primeira vez em Toy Story. De acordo com a Teoria Pixar, ou essa bruxa é uma feiticeira viajante do tempo ou toda a história de Valente se passa em um futuro pós-apocalíptico, onde a Terra já foi devastada.
Você viu aquela gárgula? (O Corcunda de Notre-Dame)
Durante a "Renascença" da Disney, que aconteceu no final dos anos 80 e nos anos 90, o estúdio trouxe várias referências escondidas de suas produções mais populares. E é impossível pensar em um filme mais popular desse período que O Rei Leão.
É por isso mesmo que, em O Corcunda de Notre-Dame, conseguimos ver bem claramente uma gárgula durante a batalha entre Esmeralda, Quasímodo e Claude Frollo. E a gárgula é muito similar ao javali Pumba, uma das figuras mais icônicas da história do estúdio.
A Roca de Fiar (Enrolados)
Enrolados foi um marco na história da Disney. Junto de A Princesa e o Sapo, o filme inaugurou uma nova era de filmes, com adaptações mais "modernas" de contos de fadas clássicos, e o uso total da animação 3D nos filmes seguintes.
Curiosamente, o filme faz várias referências e homenagens às animações clássicas do estúdio. Na torre onde Rapunzel é presa, podemos ver a Roca de Fiar amaldiçoada por Malévola, no filme da Bela Adormecida. É claro que parece uma roca de fiar comum, mas o visual é idêntico ao do objeto no longa de 1959.
Nem a Disney concorda com Kristoff (Frozen: Uma Aventura Congelante)
A Disney também adora fazer piadinhas e referências com seus próprios filmes e personagens, e um exemplo bom disso está em Frozen: Uma Aventura Congelante. Na primeira aventura da Rainha Elsa, temos uma cena em que Kristoff diz que todos os homens comem a própria meleca.
Pois bem: a Disney emitiu uma "nota" ao fim dos créditos, e nela podemos ler o seguinte:
"As ideias e opiniões expressadas por Kristoff no filme, sobre todos os homens comerem meleca, são completamente pessoais e não necessariamente refletem as ideias e opiniões da The Walt Disney Company ou dos cineastas. Nem a The Walt Disney Company ou os cineastas comprovam a veracidade de tais afirmações".
Convidados especiais (Frozen: Uma Aventura Congelante)
Mais uma curiosidade envolvendo Frozen: Uma Aventura Congelante. O filme talvez traga a maior quantidade de participações especiais em uma simples cena - no caso, a coroação de Elsa. Durante a música For the First Time in Forever, podemos ver rostos bem conhecidos.
São eles dois casais importantes da Disney. O primeiro é Rapunzel e José Bezerra, que aparecem de costas quando Anna está cantando livremente. O segundo é Tiana e Naveen, que surgem quando Elsa está olhando seus convidados do castelo.