7 coisas da cultura pop que você acha que aconteceu, mas que na verdade nunca existiram
7 coisas da cultura pop que você acha que aconteceu, mas que na verdade nunca existiram
Lembra disso? Pois não deveria!
Sabe quando você jura se lembrar de algo e descobre que isso nunca aconteceu? Como assistir Goku chegando ao estágio Super Saiyajin 3 no dia 11 de setembro de 2001? Ou um filme que nunca existiu? Uma marca no rabo ou um monóculo que nunca esteve lá?
Não se preocupe, você não está louco, se trata apenas do Efeito Mandela. Para entender melhor esse misterioso efeito, separamos nesta lista 7 fatos da cultura pop que você acredita de pé junto que aconteceram, mas na verdade nunca existiram. “Lembra” de mais algum? Compartilhe nos comentários!
O que é o Efeito Mandela?
Criada por Fiona Bromme, a expressão “Efeito Mandela” se refere a uma “falsa memória”. A mesma tem esse nome por conta do ex-presidente sul africano Nelson Mandela (1918 - 2013) e sua suposta morte ocorrida na prisão nos anos 80.
De acordo com Bromme, não apenas ela, mas diversas pessoas acreditavam que Mandela havia falecido nos anos 80. Desde então, diversas outras “falsas memórias coletivas” entraram na lista de eventos que juram ter acontecido, mas nunca existiram de verdade.
Não existe uma explicação científica para o porquê disso ocorrer, mas algumas populares incluem teorias da conspiração ou uma possível interação de diferentes universos paralelos.
Dragon Ball Z e o 11 de setembro
Entre tantas memórias falsas, a mais popular entre os brasileiros envolve o 11 de setembro, a TV Globinho e Dragon Ball Z. Muitas pessoas alegam que os atentados terroristas ocorridos em 11 de setembro de 2001 em Nova York aconteceram durante a exibição da TV Globinho, mais especificamente enquanto passava Dragon Ball Z.
A falsa memória ainda incluiu qual episódio havia sido transmitido no dia, o que Goku atinge o terceiro nível de Super Saiyajin. Porém, de acordo com os registros, o anime nem chegou a ser exibido no dia.
Isso porque o mesmo entraria ao ar apenas às 11:30, mas, assim que o ataque foi reportado, por volta das 9h, o canal cancelou a programação e deu destaque à cobertura da tragédia.
“Luke, eu sou seu pai”
Sendo uma das frases mais populares do cinema, “Luke, eu sou seu pai” ainda é referenciada em diversos lugares. O único problema é que não é isso que Darth Vader diz a Luke Skywalker em Star Wars: O Império Contra-Ataca.
Na cena, Luke diz a Vader que ele foi o responsável pela morte de seu pai. É então que o vilão responde: “Não, eu sou seu pai”.
O filme Shazaam
Você lembra do filme do gênio interpretado por Sinbad? Shazaam? A nostalgia ao ler isso pode ter batido, mas esse filme nunca existiu.
Alguns alegam já terem visto o filme, já outros afirmam que a existência do mesmo é uma mera confusão com outra produção de trama parecida. Kazaam, com Shaquille O’Neal possui uma estética e história similar a descrição do “filme” Shazaam, porém não tem o ator Sinbad em seu elenco.
O aristocrata de monóculo
Você sabe como é o mascote do jogo Monopoly? Branco, de bigode, cartola, bengala e… Monóculo? Alguns podem dizer o contrário, mas a verdade é que o velho senhor do jogo Monopoly não possui um monóculo.
Não se sabe ao certo de onde veio essa memória, mas, após se deparar com a imagem real, é impossível não sentir que algo está faltando no personagem.
“Espelho, espelho meu…”
“Existe alguém mais bela do que eu?” A suposta frase dita pela Rainha Má em A Branca de Neve e os Sete Anões sintetiza toda a trama do filme, mas não é exatamente isso o que a mulher diz ao seu espelho.
No filme de 1937, o texto correto é: “Fala, mágico espelho meu”. A outra frase foi retirada do conto original dos irmãos Grimm e, por isso, é comumente associada à animação da Disney.
O rabo do Pikachu
Retornando a características de personagens que não condizem completamente com a realidade, temos o rabo do Pikachu. Você lembra como é? Em formato de raio e com uma faixa escura na ponta?
Se pensou nisso, você é mais uma vítima do Efeito Mandela. O Pikachu apenas tem as pontas de suas orelhas pintadas de preto. Já o seu rabo é apenas amarelo e amarronzado no caule.
O Oscar de DiCaprio
Quando Leonardo DiCaprio finalmente ganhou seu primeiro Oscar em 2016, diversos fãs do ator se viram confusos ao descobrirem ser o “primeiro”. De acordo com eles, DiCaprio já havia recebido um Oscar. Por qual filme? Bom, essa é a grande pegadinha.
Anteriormente, o ator havia sido indicado por filmes como O Aviador, Diamante de Sangue e O Lobo de Wall Street, mas foi apenas em 2016 que levou a estatueta para casa. Com tantos bons trabalhos no currículo, foi fácil para o público achar que essa havia sido apenas mais uma conquista na lista de DiCaprio.