10 coisas que surgiram nos anos 2000 e se tornaram marcos da cultura pop
10 coisas que surgiram nos anos 2000 e se tornaram marcos da cultura pop
Se sentindo velho?
Faz apenas 23 anos desde o início dos anos 2000, mas a verdade é que já estamos com saudades. Com pérolas que vão desde o PlayStation 2 até a criação do YouTube, alguns artefatos foram capazes de marcar essa década e os anos seguintes.
Para você cair junto nessa nostalgia, separamos nesta lista 10 coisas que surgiram nos anos 2000 e se tornaram marcos da cultura pop. Confira! Esquecemos alguma? Deixe nos comentários.
PlayStation 2
No dia 4 de março de 2000, o PlayStation 2 chegou aos mercados japoneses. Em outubro daquele ano, o console chegaria a América do Norte e, aos poucos, se tornaria uma das máquinas mais comentadas nos anos 2000. No Brasil, o aparelho ganhou fama principalmente pelo seu mercado pirata com desbloqueio de console e jogos de camelô para PS2.
O mesmo teve uma longa trajetória no mercado, se tornando o console mais vendido de todos os tempos. Entre alguns jogos que marcaram essa geração de gamers, tínhamos Grand Theft Auto 3, popularmente conhecido como GTA, God of War e Resident Evil 4.
Canetas de gel
Cadernos coloridos com uma quantidade absurda de cores? Temos! As escolas do início dos anos 2000 foram invadidas por canetas de gel. Disponível em diversas cores, as mesmas eram utilizadas para dar um charme a matéria copiada nos cadernos. Mas cuidado, é fácil para que uma bela letra em caneta de gel se torne uma mancha de significado duvidoso.
iPod
Assim como o PS2, o iPod foi uma febre no início dos anos 2000. Lançado em 23 de outubro de 2001, o aparelho era utilizado para reprodução de música, fotos, vídeos e até jogos. Podendo ainda fazer tarefas simples como salvar contatos, configurar seu e-mail e checar o calendário.
Ao longo dos anos, a linha iPod foi ganhando variantes, como o iPod Shuffle, que não apresentava tela, o iPod Nano e o iPod Touch. Mas, a verdade é que o que ficou conhecido no Brasil foram os aparelhos de MP4, que simulavam o visual do iPod, mas possuíam uma vida útil mais curta.
YouTube
O YouTube se tornou a principal plataforma para compartilhamento de vídeos e produção de conteúdo, mas nem sempre foi assim. Criado por três ex-funcionários do PayPal em fevereiro de 2005, o sucesso do site foi tanto que em 2006 foi comprado pelo Google por 1,65 bilhão de dólares.
O serviço mudou a forma como o público consome conteúdo. A revista Time, por exemplo, o elegeu como a melhor invenção do ano de 2005 por “criar uma forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira nunca vista antes”.
A Era de Ouro do Cartoon Network
De tempos em tempos, surge uma rivalidade entre a geração atual de desenhos do Cartoon Network e a antiga. Deixando essa polêmica de lado, não há como não admitir que os anos 2000 no Cartoon foram emblemáticos.
A emissora não apenas exibia produções icônicas como O Laboratório de Dexter, As Meninas Superpoderosas, Coragem, o Cão Covarde e mais, como também possuía um grande acervo de jogos online e criava eventos que toda criança gostaria de participar, como a Copa Toon.
Summer Eletrohits
Consumir música nos anos 2000 não era uma tarefa fácil. Além de precisar conhecer os novos lançamentos através de canais como a MTV ou através de filmes e novelas, não existia o Spotify para que criássemos uma playlist e a levássemos para onde quiséssemos.
Mas, algumas empresas tentaram facilitar o processo. A Som Livre, em parceria com o programa TVZ da Multishow, se empenhava em lançar coletâneas do estilo dance music todo ano. A primeira edição lançada em janeiro de 2005 inclui clássicos que “apenas quem viveu sabe”. A última coletânea foi lançada em janeiro de 2020.
Trakinas de limão
Poucos alimentos eram tão gostosos quanto pareciam radioativos como o saudoso Trakinas de limão. O biscoito fazia parte do Trakinas Coloridas lançado em 2002. A linha trazia sabores e cores inusitadas, essas sendo Frutas Vermelhas, Limão e Banana.
Mas, o que caiu no gosto do público foi o Trakinas de limão. De cor verde fluorescente, era impossível saber se você estava ingerindo apenas açúcar e corante ou se havia algum tipo de elemento radioativo em sua fórmula.
Rebelde
Chegando no Brasil em 2005 pelo SBT, a novela Rebelde foi um verdadeiro marco na cultura nacional. A mesma seguia a história de seis adolescentes que estudavam no Elite Way School, um semi-internato, e precisavam enfrentar dramas como a descoberta do primeiro amor, os conflitos de autoimagem, bullying e relacionamento conflituoso com os pais.
O elenco carismático e o estilo de “novela para adolescentes” caiu na graça do público, fazendo com que o grupo RBD, formado pelos protagonistas da produção, fizesse diversos shows pelo Brasil. Isso sem contar a grande quantidade de revistas, pôsteres, bonecas e álbuns de figurinhas que invadiram o mercado nacional.
O sucesso do grupo não ficou para trás. Depois do revival produzido pela Netflix, o RBD está com um tour de reunião após 15 anos marcado para este ano.
Guaraná Caçulinha
O Guaraná Caçulinha ainda pode ser encontrado nos mercados, mas, nos anos 2000 havia algo de especial nessas garrafinhas de refrigerante que fizeram o público enlouquecer: miniaturas de Pokémon. Com 36 Pokémon na primeira parte da coleção, todas as crianças iam atrás do refrigerante para conseguirem realizar o sonho de se tornarem verdadeiros treinadores Pokémon.
Beyoncé
Beyoncé é, de longe, uma das figuras mais importantes da indústria fonográfica dos dias de hoje. Com 32 vitórias no Grammy, a cantora iniciou a carreira solo em 2003. Antes disso, se destacou como uma das três integrantes do Destiny’s Child. Foi então que, em junho de 2003, lançou Dangerously in Love, álbum que contou com a clássica colaboração de Jay-Z na música Crazy in Love.
Desde então, esteve marcando a cultura pop com músicas como Single Ladies, Halo, If I Were a Boy, Formation e muito mais.